Carros acima de 20 mil euros já representam quase 40% do mercado de usados por falta de oferta

11 Outubro 2021 - multinews

Carros acima de 20 mil euros já representam quase 40% do mercado de usados por falta de oferta

O Standvirtual realizou um Webinar esta sexta-feira para apresentar o seu habitual barómetro do mercado automóvel, desenvolvido em parceria com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP).

O evento online contou com o contributo de algumas figuras destacáveis do sector, tais como Filipa Cicio (Diretora de Marketing da BMcar); Sandra Meira (Gerente da Meirauto); Sandrina Reis (Gerente da Amilcareis); Rita Araújo (Founder da RVA Consulting); Maria Neffe (Departmento Económico Estatístico ACAP), além de Luiza Carvalho (Business Analyst do Standvirtual) e Nuno C. Branco (Diretor Geral do Standvirtual).

No webinar, ficou a saber-se que houve uma quebra no registo de carros usados (12%) em agosto face ao período homólogo de 2020 e de 10% em relação a 2019. Foi também assinalado uma quebra global (14%) na transferência de propriedade no período de janeiro a agosto deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2019 e também de 2020.

Foi registado a existência de uma progressiva diminuição do stock de carros mais baratos até 10 mil euros (cerca de 21% do share de anúncios) e entre os 10-20 mil euros (cerca de 41%), continuando a aumentar a representatividade dos carros acima dos 20 mil euros, atualmente com cerca de 37% do share de anúncios (26% em final de 2019).

Relativamente ao mercado de novos (ligeiros e pesados), há uma quebra de 20,5% em setembro face a setembro de 2020, mas com um crescimento de 7,4% em comparação com o acumulado de janeiro a setembro de 2020. No entanto, a análise relativa a 2019 pré-pandemia mostra uma queda de 27,7% em setembro de 2021 e de 33,9% no acumulado do ano até ao momento.

O webinar teve como principal objetivo divulgar os números e analisar alguns dos temas mais relevantes do mercado automóvel com um painel predominantemente feminino.

Para Filipa Cicio, Diretora de Marketing da BMcar, as dificuldades de abastecimento não afetaram particularmente a empresa, porque planearam antecipadamente esta eventual dificuldade e, inclusivamente, “setembro foi o melhor mês em termos de vendas. Vendemos 430 viaturas, o que permitiu em acumulado um crescimento de 40% face a 2020”. Acrescenta ainda que há cada vez mais vendas digitais, com “11% das vendas da BMcar a realizarem-se desta forma. O nosso site tem as mesmas valências que as localizações físicas, assentes no pressuposto da proximidade com os clientes”.

Já Sandra Meira, Gerente da Meirauto, foca mais o tema das importações, pois “90% dos carros que temos são importados. O que eu vejo não é falta de carros mas o aumento de preços e acredito que estes valores vão permanecer e não vão voltar para trás”, mencionando ainda uma grande dificuldade com as homologações: “temos conseguido gerir, mas acontece não ser possível entregar carros por falta de homologação. Cada vez mais as pessoas veem os importados como solução e existe esta barreira no IMT”.

Falando também das importações, Sandrina Reis, Gerente da Amilcareis, refere que “para além dos carros nacionais que temos, estamos a recorrer também ao importado, ao qual sempre recorremos mas para carros específicos e encomendas. No entanto, está a acontecer o mesmo que aqui e torna-se mais difícil. Estamos a ver cada vez mais o fornecedor com dificuldades em entregar os carros, embora presentemente não tenhamos quebra de vendas, apesar do stock mais curto”, acrescentando ainda que “o que sentimos também é que existe mais agressividade na parte do financiamento, o que nos tira alguma margem”.

Rita Araújo, Founder da RVA Consulting, salienta que “nos próximos cinco anos vamos assistir a uma revolução no mercado automóvel à qual não assistimos nos últimos 50 anos”. “Vamos ter um aumento de diesel no mercado de usados e eles vão ter de ser escoados, mas cada vez mais vamos ter um aumento exponencial de viaturas elétricas, plug-in e híbridos. Assistimos recentemente a uma tecnologia de transformação de veículos diesel usados em híbridos, o que é uma solução interessante”. Sobre o digital, sublinha a sua extrema importância no futuro e o facto de conseguir “captar a atenção do cliente de forma que um concessionário não consegue”.

Por fim, Carla Abreu, que integra a equipa do Standvirtual depois do programa Volante – SIC, conclui que “o setor automóvel nos últimos 5 a 10 anos abraçou grandes mudanças com a eletrificação e o investimento em I&D. A Covid-19 veio trazer mais desafios, mas os desafios da sustentabilidade e os elétricos vão ser o futuro, porque os potenciais compradores estão mais sensíveis a carros ecológicos”. Relativamente à compra de carro, “é necessário que os sites dos concessionários se tornem passiveis de fazer uma transação online e o futuro tem de passar pela compra digital”.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi R8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarcelosBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 1 SeriesBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 308Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonta DelgadaPonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha