Já em maio do ano passado, a ACAP tinha apresetando várias propostas ao Governo para reintroduzir um plano de incentivo ao abate de veículos em fim de vida. O objetivo era, por um lado, renovar o parque automóvel de forma a contribuir para a necessária descarbonização e, por outro, estimular a procura num setor fortemente afetado pela pandemia.
O plano foi, em junho e julho, implementado pelos Governos de Espanha, Itália e França, mas não pelo de Portugal. A ACAP alerta, em comunicado, que, ao contrário de outros países, em Portugal “assistimos, mesmo nos últimos meses, ao agravamento da carga fiscal para veículos híbridos e comerciais, assim como à restrição dos incentivos à compra de veículos eléctricos”.
A associação considera o setor automóvel “determinante” para a economia portuguesa e para a retoma económica, apelando a que o Governo assuma “uma atitude responsável sobre este cenário”.
A ACAP dá ainda conta de que os construtores de automóveis têm efetuado avultados investimentos em Investigação e Desenvolvimento, no sentido de novas tecnologias chegarem aos consumidores, contribuindo para a tão desejada diminuição de emissões.
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