Em primeiro lugar serenemos os anseios: a segunda geração do Volkswagen T-Roc a combustão (inclui híbridos) vai para a Autoeuropa, como esteve sempre planeado. A produção arranca neste primeiro semestre.
O inédito T-Roc 100% elétrico, que está ainda a alguns anos de distância, será produzido no quartel-general da Volkswagen, em Wolfsburgo (Alemanha).
Apesar de partilhar o nome, o T-Roc elétrico será uma proposta distinta do T-Roc a combustão, já que vai assentar sobre uma plataforma própria, específica para modelos elétricos.
Como exemplo desta abordagem, temos o caso dos Mini Cooper atuais: por fora parecem idênticos, mas os Cooper a combustão e elétricos assentam em plataformas distintas.
A plataforma do futuro T-Roc elétrico é a, há muito antecipada, SSP (Scalable Systems Platform), que tomará o lugar da MEB (onde assenta toda a família ID) e da PPE (Porsche Macan, Audi A6 e-tron, etc.).
O primeiro modelo assente sobre a SSP estava originalmente previsto ser lançado em 2026 (projeto Trinity). Só que entre todos os problemas que afetaram a Volkswagen nos últimos 4-5 anos — estruturais, software (que atrasou lançamentos), vendas dos elétricos abaixo das expetativas —, a introdução da SSP foi empurrada para 2028.
Não será, no entanto, o T-Roc elétrico a estreá-la, mas sim o futuro Golf elétrico. Foi o que Thomas Schäfer, o diretor-executivo da Volkswagen, anunciou num evento recente com os trabalhadores em Wolfsburgo.
Foram muitos os sobrolhos que se elevaram quando a Volkswagen confirmou a decisão histórica de transferir a produção do icónico Golf de Wolfsburgo para o México. Agora percebe-se, em pleno, a razão por detrás dessa decisão.
O Hall 54 em Wolfsburgo, onde o Golf a combustão tem sido produzido, será convertido para produzir a nova geração de elétricos assentes sobre a SSP, nomeadamente, o Golf e o T-Roc. O Golf está previsto para 2028 e o T-Roc chegará depois, talvez em 2029.
“Isto vai estabelecer Wolfsburgo como a capital da nossa nova classe de modelos compactos elétricos”. - Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen
As expetativas são ambiciosas. Quando a produção dos dois modelos elétricos estiver em velocidade de cruzeiro, sairão das linhas de produção de Wolfsburgo cerca de 500 mil unidades anualmente.
Apesar da Autoeuropa não ficar com a produção do T-Roc elétrico, continua a estar na corrida para a produção de um novo Volkswagen 100% elétrico.
Este novo elétrico será o mais barato da marca alemã — preço em torno dos 20 mil euros — e foi confirmado no mesmo evento, onde vimos o primeiro teaser.
Por enquanto é conhecido como ID.1, mas o nome final ainda não foi confirmado. O que sabemos é que vai chegar em 2027.
Notícias Relacionadas