
As normas de emissões cada vez mais exigentes continuam a ditar o fim de muitas versões de alta performance a combustão na Europa, mas o novo Volkswagen T-Roc não será um desses casos: vem aí um novo T-Roc R.
A letra “R” vai continua a ser ostentada na segunda geração do T-Roc e, tal como antes, vai identificar a versão mais potente e desportiva da gama. E apesar de neste primeiro vislumbre do modelo ainda estar camuflado, não há como enganar: as quatro saídas de escape e o visual mais agressivo do protótipo denunciam-no.
Vamos ter de esperar por 2027 para o conhecer, mas já estão confirmadas algumas novidades: este será o Volkswagen mais potente de sempre produzido em Portugal, nas instalações da Autoeuropa.
O T-Roc mais potente de sempre
É o Volkswagen mais potente produzido em Portugal, mas também o T-Roc mais potente de sempre: 333 cv (e 420 Nm de binário), mais 33 cv que antes. São precisamente os mesmos valores que encontramos no Golf R.
Aliás, o T-Roc R deverá herdar a cadeia cinemática do hot hatch — incluindo o motor 2.0 TSI (EA888) e a caixa DSG de sete velocidade e tração às quatro rodas —, ainda que com uma novidade: a introdução de assistência elétrica na forma de um sistema mild-hybrid 48 V. E já será compatível com a futura norma Euro 7 que entra em vigor no final de novembro de 2026.
Deverá receber também a última evolução do sistema de tração integral (4Motion) com embraiagem multidiscos, mas fica por confirmar se receberá o R Performance Torque Vectoring que equipa o Golf R, um sistema de vetorização de binário que consegue enviar a totalidade do binário que chega ao eixo traseiro para apenas uma das rodas (a exterior da curva).
O que podemos confirmar, depois de termos estado com o protótipo camuflado ao vivo e a cores em Palmela, é que o novo T-Roc R também vai equipar pneus com 245 mm de largura (+30 mm que antes), que envolvem jantes de 20″.
Volkswagen T-Roc R
Esteticamente, a Volkswagen quer diferenciar de forma mais clara os modelos R dos níveis de equipamento R-Line, como Stefan Wallburg, responsável pelo design exterior da Volkswagen, afirmou à Autocar. Por isso, é de esperar um visual mais agressivo que o antecessor.
Apesar da camuflagem, já é possível identificar um para-choques dianteiro e traseiro com desenho específico e postura mais musculada.
O habitáculo permanece em segredo, mas a Volkswagen já confirmou que o novo T-Roc R contará com grafismos próprios no painel de instrumentos digital, além de outros detalhes exclusivos, como um novo volante e novos bancos dianteiros.
Descubra o seu próximo automóvel:
Agora só nos resta esperar pela revelação total e lançamento do T-Roc R em 2027 (a produção deverá arrancar em outubro desse ano), o Volkswagen mais potente de sempre produzido em Portugal.
Notícias Relacionadas