
A fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, vai encerrar a produção durante 70 dias, segundo apurou o Eco.
Diferente das habituais paragens de manutenção, esta suspensão destina-se à adaptação das instalações para os novos modelos, incluindo a nova geração do Volkswagen T-Roc, que apenas está disponível com motorizações eletrificadas, e, futuramente, a produção do elétrico antecipado pelo concept ID.EVERY1, prevista para 2027.
A Razão Automóvel também fez «parar a produção» da Autoeuropa, para o primeiro contacto dinâmico com o novo T-Roc:
Até agora, a fábrica produzia a primeira geração do T-Roc, exclusivamente com motorizações a combustão, cuja produção terminou esta semana. Entre janeiro e novembro de 2025, a Autoeuropa foi responsável pela produção de 226 358 veículos, cerca de 89% da produção nacional de automóveis (fonte: ACAP).
Descubra o seu próximo automóvel:
Além das alterações na linha de montagem, a fábrica vai investir na construção de uma nova unidade de pintura, preparando-se para os novos processos e tecnologias.
A Comissão de Trabalhadores já comunicou que a empresa apresentou um calendário de produção para 2026 que inclui paragens significativas. A primeira pausa vai acontecer já amanhã, dia 19 de dezembro, prolongando-se até 12 de janeiro, com alguns turnos ao fim de semana. Durante este período, os trabalhadores continuarão a receber em regime de lay-off.
Esta não é a primeira vez que a fábrica enfrenta suspensões prolongadas. Em 2024, também foram necessárias paragens devido a obras na unidade de pintura.
Notícias Relacionadas