
Se inicialmente os carros elétricos pareciam estar imunes às restrições de circulação nos centros urbanos, essa realidade pode estar prestes a mudar. Na cidade espanhola de Madrid, um dos vereadores do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) quer acabar definitivamente com os carros em algumas zonas da capital espanhola.
A polémica surgiu após uma publicação de António Giraldo, vereador do PSOE no município de Madrid, na sua conta do X (antigo Twitter) onde este afirma que “com as regulações atuais, um carro elétrico pode entrar no centro das cidades sem restrições e isso não pode ser”.
Giraldo explica que, quando foram implementadas as Zonas de Baixas Emissões (ZBE) — que excluem os carros elétricos por não produzirem emissões de CO2 —, não se teve em conta o problema do congestionamento. “Com o crescimento da circulação de carros elétricos (o que é positivo), o conceito de ZBE tornou-se obsoleto. Não queremos que o congestionamento volte. Embora não poluam, ocupam espaço”, escreveu o vereador.
ZBE passam a ZCA
Para resolver este problema, Giraldo propõe transformar as ZBE em ZCA (Zonas de Qualidade Ambiental) de modo a limitar também a entrada de veículos elétricos. “O problema do trânsito não é apenas a poluição, mas o espaço público ocupado”, defende o político.
Por enquanto, esta é apenas uma proposta apresentada nas redes sociais. Mas surge num momento em que as ZBE espanholas têm gerado forte debate. Recentemente, o Governo Espanhol expandiu as restrições de circulação, incluindo carros Diesel com apenas 10 anos.
Estas proibições vão culminar na proibição de circulação diária de mais de 8 mil carros em Madrid, já a partir de 1 de janeiro do próximo ano, de acordo com o Município. Porém, alguns orgãos de comunicação social, estimam que mais de 400 mil veículos sejam impactos por estas novas medidas.
Notícias Relacionadas