Vem para Portugal. Lexus entra no segmento dos monovolumes de luxo com o LM

1 year, 6 months atrás - 26 Abril 2023, turbo
Vem para Portugal. Lexus entra no segmento dos monovolumes de luxo com o LM
A Lexus vai entrar no segmento dos monovolumes de luxo na Europa com o modelo LM, que estará disponível em versões de quatro e sete lugares. O amplo espaço a bordo e um ambiente típico de um topo de gama da marca são os principais argumentos desta proposta que também será comercializado em Portugal.

Quarto modelo Lexus Next Chapter, o Lexus LM representa a entrada da marca premium da Toyota no mercado europeu dos monovolumes, naquilo que é a combinação entre o luxo máximo de uma limusina com o espaço generoso de um veículo de transporte de passageiros do tipo MPV.

À semelhança da berlina LS, dos Coupé e Cabrio LC e nos mercados da Europa de leste, o letra “L” no nome indica que se trata de um topo de gama, orientado para o conforto e o bem-estar dos ocupantes. 

A combinação de um comprimento total de 5,13 metros, uma largura de 1,89 metros, uma altura de 1,95 metros e uma generosa distância entre-eixos de 3,0 metros permitiu a criação de um amplo espaço interior, designadamente para os passageiros dos lugares traseiros.

Quatro e sete lugares
O Lexus LM será proposto em versões de quatro e sete lugares. Na primeira opção existem apenas dois bancos traseiros multifuncionais e uma variedade de recursos que visam transformar todas as viagens em experiências extremamente confortáveis e agradáveis. Os dois bancos traseiros podem ser totalmente reclinados até atingirem a horizontal, estilo cama de avião.

Entre a frente e a traseira do habitáculo, inclui uma divisória que abriga um amplo monitor de 48 polegadas e um painel em vidro que pode ser escurecido para aumentar a privacidade.

Desenhado à medida, o sistema áudio Mark Levinson 3D Surround Sound é composto por 23 colunas. O conforto do habitáculo é aperfeiçoado por uma versão ainda mais sofisticada do Lexus Climate Concierge, que recorre a sensores térmicos para controlar e direcionar o aquecimento e a ventilação com precisão.

VIP de sete lugares
A versão de sete lugares conta com uma fila do meio que foi projetada para se adaptar em função das diferentes necessidades, sendo constituída por três bancos VIP rebatíveis que podem ser dobrados quando é necessário mais espaço para carga.

Para contrariar as oscilações laterais típicas dos bancos altos dos monovolumes, a Lexus projetou os assentos do LM para contrariarem a tendência de oscilação da cabeça dos ocupantes, conferindo uma linha de visão estável aos passageiros e reduzindo as desconfortáveis vibrações de baixa frequência. 

O seu design também melhora a postura do passageiro, uma vez que suporta o corpo com segurança, desde a pélvis até ao peito, e permite uma melhor distribuição da pressão na metade inferior do corpo. As laterais dos bancos ajudam a manter a estabilidade do corpo e a manter a pélvis direita, logo, o risco se adotar uma posição prejudicial.

O Lexus LM foi desenvolvido a partir da plataforma global GA-K com o objetivo de proporcionar uma experiência de condução caraterizada pelo conforto, controlo confiança conferidos pela assinatura de condução da marca.

A vida a bordo, por seu lado, elevaa hospitalidade Lexus Omotenashi a um nível sem precedentes, com o objetivo de disponibilizar um interior de primeira classe: confortável como uma sala de estar, com toda a conveniência de um escritório móvel.

Isolamento acústico
O habitáculo possui um sistema de controlo ativo de som que transmite ondas sonoras reversas através de uma coluna para reduzir a acumulação de ruído de baixa frequência enquanto o carro se encontra em movimento. Segundo a Lexus. a sua operação é controlada de forma precisa por um microfone dedicado para monitorizar o ruído interno que assume diferentes posições de acordo com o layout da traseira do habitáculo.

O Lexus LM de quatro lugares traz um forro de teto de cinco camadas não absorventes de som, que facilita a manutenção de uma conversa. Também a divisória recebeu um aumento significativo no desempenho do isolamento acústico.

Além disso, o posto de condução foi projetado com a mesma atenção aos detalhes dos restantes novos modelos Lexus. Assim, a disposição dos principais controlos, os medidores e as fontes de informação seguem o conceito Tazuna, de modo que o condutor apenas necessite de fazer pequenos movimentos com as mãos ou com os olhos, mantendo o foco na estrada. “Tazuna” é a palavra japonesa que descreve o tipo de controlo intuitivo de um cavaleiro com o seu cavalo, através do suave ajuste das rédeas.

LM 350h em Portugal
No mercado europeu, Portugal incluído, o Lexus LM será proposto com a motorização  motorização híbrida com bloco de 2,5 litros (Full-hybrid), que também se encontra  presente nos modelos NX 350h e RX 350h.

Aquela motorização desenvolve uma potência máxima é de 250 cv com binário máximo de 239 Nm, que distribuída pelas quatro rodas através do sistema de tração integral eletrónica E-Four de série, com um aumento do nível de distribuição do binário da tração traseira para proporcionar uma postura de mudança de direção estável e contribuir para a sensação de conforto no banco traseiro. 

O sistema pode ajustar o equilíbrio do binário dianteiro/traseiro entre 100:0 e 20:80 para permitir a realização de manobras seguras no arranque, ou em curva, em superfícies indefinidas ou escorregadias.

Apoio à condução
Para apoiar a condução, o Lexus LM está equipado com a última geração do Lexus Safety System +, que inclui o  Sistema de Segurança de Pré-colisão, como a Assistência de Direção de Emergência e o Cruise Control Adaptativo, juntamente com Assistência de Condução Proativa para uma condução mais segura em tráfego urbano lento. Um Monitor do Condutor verifica constantemente o estado de alerta do condutor. Se não houver resposta aos alertas, parará o carro suavemente e acionará o sistema eCall para pedir ajuda. 

As portas – incluindo as portas traseiras deslizantes – estão equipadas com o sistema de abertura eletrónica suave da Lexus, com Safe Exit Assist para alertar caso haja aproximação de tráfego pela traseira, evitando a abertura inadvertida de portas e um provável acidente.

O novo LM vai estar disponível nos mercados europeus, incluindo Portugal, a partir do outono de 2023.

Apoiamos a Ucrânia