Encontra-se disponível no mercado nacional a partir dos 61.318 euros.
Lançado especificamente para o mercado norte-americano em 1989, o Lexus ES tornou-se no sedan mais popular da Lexus, totalizando mais de 2,3 milhões de vendas a nível global. O modelo desta sétima geração é o primeiro ES a ser lançado na Europa Ocidental e Central.
Tendo como base a nova plataforma Arquitetura-Global K (GA-K) - que o torna mais longo (+65 mm), mais baixo (-5 mm) e mais largo (+45 mm) do que o seu antecessor, o ES conta ainda com um novo sistema Self-charging Hybrid. Noutros mercados globais (além da Europa Ocidental e Central), o ES estará também disponível com diferentes opções de motores a gasolina, como o ES 200, ES 250 e ES 350.
Em rutura com gerações passadas, o design é igualmente marcado por uma linha de tejadilho com inclinação para trás que enfatiza a inferior altura deste modelo bem como a sua aerodinâmica. A traseira é "clean" e nitidamente esculpida, com faróis de LED que envolvem os cantos para gerar uma linha de estilo contínuo quando observada de qualquer ângulo. As versões F SPORT acrescentam um spoiler traseiro sobre a tampa da bagageira, logótipos próprios e uma faixa inferior escura para tornar o visual mais enfático.
Estão disponíveis três modelos diferentes de jantes de liga leve de 17 e 18 polegadas para os ES de base, enquanto os F SPORT montam jantes de 19 polegadas com aparência semelhante às do coupé Lexus LC.
Na paleta de 12 cores estão incluídos os novos tons bege e verde: o Ice Ecru foi criado para capturar o efeito da luz refletida na neve fresca, enquanto o Sunlight Green se inspirou na água do oceano sob a luz do sol. Duas cores exclusivas - Sapphire Blue e F White - estão disponíveis para as versões F SPORT, complementando o seu visual altamente enérgico.
No interior, o foco do condutor é mantido na estrada que tem por diante, através da colocação do ecrã central, do quadro de instrumentos e do head-up display num agrupamento compacto dentro de seu campo de visão. A Lexus chama este conceito de "Posto de Comando", uma ideia simples segundo a qual a partir do momento em que o condutor acede ao interior do veículo todos os comandos que necessita estão ao seu fácil alcance e todas as informações importantes estão claramente à vista.
O sistema de navegação dispõe um ecrã multimédia de 12,3 polegadas e controlo touchpad de segunda geração.
Já as opções de cores interiores incluem uma nova combinação que reflete o tema de design "Elegância Provocadora". A opção Rich Cream combina o revestimento do bancos em creme com um forro castanho para conferir ao habitáculo uma aparência moderna e, ao mesmo tempo, quente. Outras opções incluem Black, Chateau e Topaz Brown.
Em termos de motorização, o novo ES 300h está equipado com a nova quarta geração do sistema Self-charging Lexus Hybrid Drive capaz de proporcionar uma eficiência de combustível, prestações de resposta imediata e emissões mínimas para um sedan de luxo de tamanho médio. Um motor de quatro cilindros a gasolina (ciclo Atkinson) de 2,5 litros acoplado a um motor elétrico mais leve, mais compacto e com uma mais elevada densidade energética. A potência total do sistema é de 218 CV/160 kW e o consumo de combustível em ciclo combinado é de 5,3 l/100 km (WLTP).
O motor de 2,5 litros é totalmente novo e incorpora tecnologia de combustão de queima rápida que o torna o motor termicamente mais eficiente usado num automóvel de produção em série (com eficiência térmica de até 41% com uma superior potência específica).
Segurança
O novo modelo garantiu a classificação máxima de cinco estrelas com uma das pontuações médias mais altas que a Euro NCAP registou nos seus critérios de avaliação mais rigorosos (2018).
A chave para o bom desempenho de segurança do ES é a mais recente versão do Lexus Safety System +, um conjunto avançado de tecnologias de segurança ativa (instalado de série em todas as versões do carro vendido na Europa Ocidental e Central). O desenvolvimento do Lexus Safety System+ demonstra o compromisso da marca em garantir que os benefícios das avançadas tecnologias de segurança não se limitam a modelos de topo de gama ou com níveis de equipamento muito altos, mas que possam estar ao alcance dos consumidores de forma generalizada.
Conforme implementada no novo ES, a versão mais recente do Lexus Safety System + acrescenta novas aptidões e aumenta o leque de cenários de condução em que pode fornecer alertas e salvaguardas adicionais para ajudar a evitar que um acidente aconteça.
Os novos recursos incluem deteção de ciclistas durante o dia e de peões à noite como parte do abrangente Sistema de Segurança de PréColisão (PCS). A combinação do Cruise Control de Radar Dinâmico e da Assistência à Trajetória na Faixa corresponde ao Nível 2 da assistência autónoma ao condutor (conforme definido pela Sociedade de Engenharia Automóvel) - com o objetivo de aumentar a segurança enquanto o condutor permanecer
no controlo do veículo.
Outro novo avanço em termos de segurança no ES é o Sistema de Máximos Adaptativo (AHS) de duas etapas. Não só liga e desliga automaticamente o feixe de luz dos faróis de máximos como o seu conjunto de luzes LED individuais pode adaptar o padrão de luz para gerar um campo de iluminação otimizado enquanto reduz o encadeamento dos condutores que se aproximam.
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