Usados: Procura em Portugal continua em crescimento

3 years, 4 months atrás - 22 Dezembro 2020, Auto Monitor
Usados: Procura em Portugal continua em crescimento
O Observatório INDICATA revelou o seu 11.º relatório sobre o estado atual do mercado de usados em Portugal (e na Europa) com dados até 30 de novembro.

Como o Observatório já havia indicado o mês passado, as vendas de automóveis usados em Portugal estão a abrandar, um padrão repetido em toda a Europa. Mas também, tal como no mês passado, a taxa de crescimento das vendas passou apenas de forte para muito boa.

Depois de um crescimento de 39% em agosto, as vendas de automóveis usados em Portugal cresceram 36,2% em setembro e 31,1% em outubro e, enquanto novembro viu a taxa de crescimento cair para +9,6% em termos homólogos, ainda é extremamente saudável.

“O mês passado reportámos restrições à oferta, com os níveis de stock a subirem apenas 0,3% no mês passado e a descer 12,4% em relação aos níveis de Junho, pouco temos que nos indique que a situação está a melhorar”, indica o Observatório.

O regime fiscal e a dinâmica do mercado dos automóveis a gasolina mais pequenos em Portugal explicam porque é que Portugal está a mostrar um padrão de vendas diferente dos outros países.

Um aumento de 45% nas vendas de gasolina em termos homólogos em novembro, juntamente com uma rotação de stock elevada, mostra como a oferta está constrangida e indica mais oportunidades de venda.

BEVs (+97%) e híbridos (+66%) também desfrutaram de mais um mês de crescimento saudável das vendas, mas a baixa rotação de stock
indica uma oferta desafogada de veículos e, portanto, menos uma oportunidade para novas vendas em comparação com os veículos a gasolina

. Embora as taxas de crescimento destas motorizações alternativas pareçam surpreendentes, vale a pena recordar que estão a sair de uma base de volume mais baixa.

A rotação de stock dos gasolina de 6,8x no mês passado baixou para 4,6x este mês, com as outras motorizações a registarem reduções semelhantes. No entanto, embora os níveis de stock estejam ligeiramente acima (mês sobre mês), a procura continua a ser superior à oferta global.

A área de maiores oportunidades mantém-se no segmento mais jovem, onde as vendas subiram 49% e o stock está a rodar 5,2x, um aumento de 52% em relação ao ano passado.

Dado que o nosso índice de preços se baseia numa amostra constante e consistente de veículos, esperamos uma ligeira diminuição ao longo do tempo devido ao declínio natural do ciclo de vida do produto, no entanto a forte procura manteve os preços estáveis, com uma pequena tendência ascendente durante grande parte da segunda metade deste ano.

Poderá aceder ao 11.º relatório completo do Observatório INDICATA aqui

Apoiamos a Ucrânia