Como o Observatório já havia indicado o mês passado, as vendas de automóveis usados em Portugal estão a abrandar, um padrão repetido em toda a Europa. Mas também, tal como no mês passado, a taxa de crescimento das vendas passou apenas de forte para muito boa.
Depois de um crescimento de 39% em agosto, as vendas de automóveis usados em Portugal cresceram 36,2% em setembro e 31,1% em outubro e, enquanto novembro viu a taxa de crescimento cair para +9,6% em termos homólogos, ainda é extremamente saudável.
“O mês passado reportámos restrições à oferta, com os níveis de stock a subirem apenas 0,3% no mês passado e a descer 12,4% em relação aos níveis de Junho, pouco temos que nos indique que a situação está a melhorar”, indica o Observatório.
O regime fiscal e a dinâmica do mercado dos automóveis a gasolina mais pequenos em Portugal explicam porque é que Portugal está a mostrar um padrão de vendas diferente dos outros países.
Um aumento de 45% nas vendas de gasolina em termos homólogos em novembro, juntamente com uma rotação de stock elevada, mostra como a oferta está constrangida e indica mais oportunidades de venda.
BEVs (+97%) e híbridos (+66%) também desfrutaram de mais um mês de crescimento saudável das vendas, mas a baixa rotação de stock
indica uma oferta desafogada de veículos e, portanto, menos uma oportunidade para novas vendas em comparação com os veículos a gasolina
. Embora as taxas de crescimento destas motorizações alternativas pareçam surpreendentes, vale a pena recordar que estão a sair de uma base de volume mais baixa.
A rotação de stock dos gasolina de 6,8x no mês passado baixou para 4,6x este mês, com as outras motorizações a registarem reduções semelhantes. No entanto, embora os níveis de stock estejam ligeiramente acima (mês sobre mês), a procura continua a ser superior à oferta global.
A área de maiores oportunidades mantém-se no segmento mais jovem, onde as vendas subiram 49% e o stock está a rodar 5,2x, um aumento de 52% em relação ao ano passado.
Dado que o nosso índice de preços se baseia numa amostra constante e consistente de veículos, esperamos uma ligeira diminuição ao longo do tempo devido ao declínio natural do ciclo de vida do produto, no entanto a forte procura manteve os preços estáveis, com uma pequena tendência ascendente durante grande parte da segunda metade deste ano.
Poderá aceder ao 11.º relatório completo do Observatório INDICATA aqui
Notícias Relacionadas