Maioria dos portugueses compra carro usado

4 years, 5 months atrás - 10 Julho 2020, Auto Monitor
Illustration
Illustration
O Standvirtual apresentou as principais conclusões de um estudo, realizado pela Marktest a seu pedido, no qual analisa três indicadores: motivação de compra, jornada de compra e decisões de compra de um automóvel.

O estudo, feito com base num inquérito efetuado a 114 pessoas entre os meses fevereiro e março (margem de erro: 9 pontos percentuais), conclui que a maioria dos consumidores (61%) opta por carros usados no momento da compra.

A internet (33%) é atualmente o primeiro local de pesquisa dos futuros donos de automóveis, com os sites de procura e venda de carros (73%) a estarem no topo das preferências.

As marcas Renault (11%), Volkswagen (8%) e SEAT (8%) compõem o TOP 3 das marcas mais compradas, sendo que o Diesel (59%) continua a ser o tipo de combustível mais considerado no momento de comprar carro, seguido da gasolina (40%) e dos híbridos (18%).

O Standvirtual é mencionado (por 98% dos inquiridos) de forma espontânea como o primeiro local para pesquisa de automóvel, surgindo depois o OLX (51%) e o Auto Sapo (49%).

Os fatores determinantes mais apontados na tomada de decisão de compra são a conversa com amigos, familiares ou colegas (25%); o concessionário da marca (25%); e depois surgem empatados os stands de automóveis / sites de procura e venda de automóveis usados (19%).

Em média, um maior número de pessoas (28%) indica que demora dois a três meses entre o momento em que começa a pensar em comprar o carro e o momento em que se inicia a pesquisa. Relativamente ao tempo em que demora entre o começo da pesquisa e o efetivar da compra, 26% dos inquiridos refere que são duas a três semanas.

Além das conclusões já apresentadas, é interessante perceber-se que 61% dos inquiridos indica que foi por uma razão de confiança que escolheu o local para comprar o seu carro e 31% indica fazer três visitas a concessionários antes de efetivar a compra.

"Este estudo surge de uma das nossas prioridades para este ano: a jornada do consumidor. É fundamental para todos os players disporem de dados objetivos que lhes permitam delinear estratégias eficazes e, pela responsabilidade que temos neste segmento, decidimos avançar com esta iniciativa no sentido de partilhar indicadores de análise muito valiosos para sustentar futuras decisões que, em contexto de crise, poderão ser vitais para o negócio. Decidimos, inclusivamente, recorrer a um parceiro externo e independente, especialista na matéria, exatamente para garantir total isenção e credibilizar ais mais uma informação que pretendemos disponibilizar a clientes, parceiros e até concorrentes com insights fundamentais para todo o setor", explica Nuno Castel-Branco, Head of Motors do Standvirtual.

Outro dado curioso que emana deste estudo é que 32% dos inquiridos indica pré-selecionar três carros no processo de pesquisa antes de se decidir pelo favorito.

Apoiamos a Ucrânia