Automóveis usados: 10 dicas para não comprar um “pesadelo sobre rodas”

8 Junho 2021 - multinews

Automóveis usados: 10 dicas para não comprar um “pesadelo sobre rodas”

Comprar um automóvel usado tem prós e contras: Se por um lado não existe uma depreciação do preço após a compra, por outro pode “tornar-se um pesadelo sobre rodas”, com idas constantes ao mecânico, acabando o comprador, em muitos casos, por desembolsar em serviços de manutenção o mesmo que gastou quando adquiriu o veículo.

Assim, a CarNext, um marketplace pan-europeu de carros usados de alta qualidade, reuniu uma lista dos fatores mais importantes a serem considerados ao comprar um carro usado.

O primeiro olhar, mais que amor à primeira vista, que seja uma análise cuidada

Primeiro deve ser avaliado o exterior, com uma volta ao redor do automóvel, um exame à carroceria na procura de danos não relatados. Também é importante abrir todas as portas para verificar se estão a funcionar corretamente e de maneira suave.

Pneus, onde tudo assenta, se não quer acabar a andar a pé

Os pneus são um indicador de desempenho importante em qualquer veículo. A profundidade do piso não deve estar abaixo dos 0,16 centímetros. Se estiver, os pneus devem ser trocados.

Não se esqueça: o capot é para abrir

Mesmo os clientes que possam perceber pouco sobre mecânica devem abrir o capot e espreitar tanto o motor, como os elementos à sua volta. Sinais como humidade e óleo podem ser indicadores de danos.

Um tubo de escape diz muito sobre um automóvel

Observar o tubo de escape em busca de ferrugem ou graxa no interior permite perceber se o carro poderá estar a queimar óleo ou se precisa de mudar o sistema de exaustão.

Veículos elétricos também dão problemas 

Os mesmos cuidados são válidos para o sistema elétrico. Os especialistas recomendam entrar no carro e experimentar todos os recursos, desde as luzes ao ar condicionado, passando pelos piscas e pelo aquecimento.

Tudo começa na ignição, mas também pode acabar aí

É preciso ligar o automóvel. Não deve existir medo de experimentar a ignição. O que se espera, mesmo de um carro usado, é um arranque suave.

Veja se não está nada gasto

A inspeção ao interior do automóvel deve ser encerrada com uma atenção especial sobre as borrachas dos pedais, frio e embraiagem para verificar se não estão gastos.

Sinta o odor do veículo que vai comprar

O cheiro pode ser um bom indicador de problemas com humidade.

 Test drive: Não pode, deve fazê-lo

Depois de verificados todos os pontos anteriores chega o momento do test drive. É este o teste que mostra ao cliente como se sente a conduzir o carro e como este reage a todas as ações que são naturais durante a condução. A sensação de resposta é um fator importante para compreender se o veículo se adequa ao condutor.

Perguntar não ofende, já comprar com defeitos incomoda

Por último, a CarNext recomenda que sejam colocadas questões ao vendedor. Perguntas como quantos proprietários o veículo teve, ou no caso de vendedores particulares, porque estão o a vender, permitem descortinar possíveis problemas. Para poder assegurar que a manutenção do carro foi a correta é essencial solicitar um histórico completo de manutenção.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi R8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarcelosBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 1 SeriesBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 308Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonta DelgadaPonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha