À traição: Nissan com plano secreto para se separar da Renault

16 Janeiro 2020 - Auto Monitor

À traição: Nissan com plano secreto para se separar da Renault

Segundo o diário britânico, que cita fontes próximas do processo, os planos incluem uma divisão total nas áreas de engenharia e produção, bem como mudanças no conselho da Nissan, que tem sido intensificados desde a fuga do ex-líder da Nissan e da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, Carlos Ghosn, no final de dezembro do ano passado.

Ghosn, de 65 anos, ia ser julgado este ano, mas fugiu para o Líbano para livrar-se da "injustiça e perseguição política" de que diz ser vítima. De acordo com a imprensa japonesa, Ghosn apanhou, no passado dia 29 de dezembro, um comboio entre Tóquio e Osaka, de onde embarcou num avião particular com destino a Istambul, Turquia. No dia seguinte, rumou a Beirute, no Líbano, num outro avião.

As mesmas fontes adiantam que, apesar dos esforços, a relação de quase duas décadas entre a Nissan e a Renault ter-se-á tornado tóxica, com muitos executivos seniores da Nissan a acreditarem que a fabricante de automóveis francesa é um obstáculo para o seu homólogo japonês.

Contactadas pelo FT, quer a Nissan como a Renault recusaram-se a prestar declarações. No entanto, uma separação obrigaria as duas fabricantes a procurar novos parceiros, numa altura em que as vendas automóveis recuam. Também deixaria ambos os negócios menores, depois da fusão entre a Fiat Chrysler e a PSA e a Volkswagen e a Ford.

Nas próximas semanas, Jean-Dominique Senard, presidente da Renault, deverá revelar vários projetos com o objecivo de provar que a Aliança tem futuro: "Não podemos sobreviver se não nos movermos rapidamente para fazer uma verdadeira partilha", afirmou Senard ao FT em Dezembro. Porém, o próprio admitiu que tinha dúvidas de que a parceria pudesse perdurar com a saída de Ghosn no final de 2018.

No seu primeiro discurso público desde que foi detido, em 2018, e fugiu para o Líbano, Ghosn não se poupou nas acusações aos executivos da Nissan. Na sua versão, foi um bode expiatório para os fracos resultados da fabricante automóvel. A administração da Nissan e a justiça japonesa, relata o próprio, quiseram afastá-lo do grupo, numa tentativa de que a Renault reduzisse a sua influência na marca japonesa. "A concertação entre a Nissan e os procuradores está em todo o lado, só o povo japonês é que não quer ver", insistiu na passada quarta-feira, 8 de janeiro.

De seguida, o sucessor de Ghosn na Nissan, Hiroto Saikawa, acusou o ex-magnata dos automóveis de traição e de fugir apenas por medo da condenação, depois de ter sido responsabilizado por Ghosn como um dos responsáveis pela sua detenção no Japão. "A verdadeira razão para ele ter fugido é ter medo de vir a ser declarado culpado", referiu, citado pela Bloomberg.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAmaranteaston martinauctionaudiAudi A3Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW m5BMW X3BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBugattiCabrioCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupradaciaDacia Dusterdieseldiesel scandaldieselgatedrag raceelectricEMELemissionsEspanhaEstacionamentoestradasEuropaeuropeevFaroFCAFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiitaliaItalyJaguarjeepJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes S-ClassmetrominiMini CooperMini CountrymanMitsubishiMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel CorsaOpel MokkaPalmelaParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche TaycanportagensPortoPortugalProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRange RoverrecallrenaultRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartspainspy shotssubarusupercarssuvsuzukitaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota Hiluxtoyota supratrucktuninguberukUnited StatesUSAvendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-Roc