Renault-Nissan-Mitsubishi reforça aposta nos elétricos

6 years, 7 months atrás - 18 Setembro 2017, autohoje
Renault-Nissan-Mitsubishi reforça aposta nos elétricos
A aliança anunciou um plano que visa reforçar as sinergias internas, acelerando a partilha de plataformas, motores e novas tecnologias.

A Renault-Nissan-Mitsubishi anunciaram o investimento de 10 mil milhões de euros eletrificação, condução autónoma, conetividade e robótica (para se tornar num operador de serviços de mobilidade à medida). O objetivo deste plano a seis anos é utilizar quatro plataformas partilhadas comuns com vista à produção de mais de 9 milhões de carros. Em comunicado, o grupo definiu ainda a meta de aumentar a proporção de motorizações comuns, passando de um terço para três quartos de motores partilhados.

Na prática, a aliança propõe 12 novos modelos 100% elétricos com plataformas e componentes partilhados, pretendendo desenvolver ainda 40 novos modelos equipados com tecnologia de condução autónoma. A nova plataforma de carros elétricos, por exemplo, será utilizada nas próximas gerações do Renault Zoe e do Nissan Leaf. Será desenvolvida uma base comum para modelos compactos, complementar à CMF. A partir de 2020, os modelos da Mitsubishi passarão a ser feitos com base na plataforma CMF e respetivos motores da aliança.

O novo plano Aliança 2022 visa poupar por ano cerca de 10 mil milhões de euros e prevê vendas de 14 milhões de automóveis (em contraste com os 10 milhões atuais) com um volume de negócios consolidado de 200 mil milhões de euros.

Apoiamos a Ucrânia