O incentivo à compra de veículos elétricos ligeiros novos foi aprovado, mas são várias as condicionantes que limitam o seu acesso.
Talvez a mais impactante seja a obrigatoriedade de entregar um carro a combustão com mais de 10 anos para abate na compra de um veículo ligeiro de passageiros elétrico novo. A outra condicionante está relacionada com o preço do veículo elétrico: não pode custar mais de 38 500 euros (IVA incluido).
Recordamos que o incentivo é de 4000 euros para pessoas singulares (sobe para os 5000 euros no caso das IPSS ou outras instituições de cariz solidário) e a verba total disponibilizada é limitada. Ao todo, só serão entregues 1050 incentivos (apenas 400 incentivos no caso das IPSS) referentes a 2024.
Caso tenha em interesse candidatar-se ao incentivo, tem informações mais detalhadas no artigo acima. Para conhecer quais os modelos elegíveis para usufruir deste incentivo, continue a ler.
Escolha não falta: vai dos citadinos aos familiares; das berlinas aos SUV. Na lista abaixo destacamos um modelo por segmento, mas mais abaixo no artigo pode encontrar uma tabela com todos os elétricos à venda em Portugal com preços até 38 500 euros.
Atualizado recentemente, é fácil perceber porque é que o Dacia Spring é uma das escolhas prediletas dos clientes particulares europeus que compram elétricos. É uma proposta honesta e com a atualização, ganhou novos argumentos, especialmente ao nível dos equipamentos de segurança.
O melhor é que ficou mais barato, com preços abaixo dos 20 mil euros. O que não mudou foram as motorizações: pode ter 45 cv ou 65 cv e mantém uma pequena bateria de 28 kWh que permite até 229 km de autonomia.
Em alternativa no segmento, tem o Fiat 500 que, ao lado do Spring, podia ser chamado de luxo. É também muito mais caro, mas na versão com bateria maior, anuncia até 320 km de autonomia.
Utilitário (seg. B): Citroën ë-C3 a partir de 23 300 euros
Aquilo que parecia ser uma miragem, a Citroën conseguiu alcançar com o ë-C3 sem que fosse necessário fazer compromissos radicais. É agradável de conduzir, confortável, tem uma imagem divertida e versátil. Tudo o que se pedia que ele fosse.
Tem tiques de SUV, mas o ë-C3 aponta ao âmago do segmento B. A bateria de 44 kWh permite uma autonomia de até 326 km. No próximo ano será introduzida uma versão ainda mais barata, com uma bateria mais pequena (cerca de 30 kWh e apenas 200 km de autonomia), com preços a começar nos 19 990 euros.
Já há muitas alternativas ao ë-C3 no segmento. Talvez a que esteja a despertar mais curiosidade seja o Renault 5 E-Tech, que evoca o 5 original. Por enquanto só estão disponíveis as variantes mais caras, com a chegada das versões mais baratas (25 mil euros) a acontecer em 2025.
B-SUV: Alfa Romeo Junior Elettrica a partir de 38 500 euros
A morder o valor limite de 38 500 euros temos o Junior, o primeiro 100% elétrico da Alfa Romeo. Assenta sobre a mesma plataforma dos Jeep Avenger ou o Fiat 600, que são mais acessíveis, mas destaca-se pelo estilo desportivo e dinâmica mais apurada.
Por enquanto só o conduzimos na versão elétrica de topo Veloce (280 cv) e uma coisa temos a dizer: o resultado não nos desiludiu. Pontos menos conseguidos transversais à gama? Espaço na fila traseira e alguns materiais menos conseguidos.
Em alternativa ao Junior além dos «primos» e se precisar de mais espaço, temos os novos Citroën C3 Aircross e Opel Frontera para cobrir essas necessidades.
Familiar (seg. C): Renault Megane E-Tech a partir de 32 995 euros
O Renault Megane E-Tech Electric viu o seu preço baixar significativamente este ano, tornando-se numa proposta ainda mais atrativa. O interior cativa e o comportamento dinâmico convence, assim como a oferta tecnológica. Fica a faltar é algum espaço na segunda fila, mas não é nada de preocupante.
Se o Megane com a bateria de 42 kWh e até 294 km de autonomia não preenche as suas necessidades, a versão com a bateria de 60 kWh poderá ser a resposta: a autonomia cresce para os 463 km e ainda fica dentro do limite dos 38 500 euros.
Não podia estar mais longe de um fortwo, o icónico citadino que deu o corpo e alma a esta marca. Mas o Smart #3 não deixa de ter apelo. Tem estilo, não falta espaço e está bem equipado. É um produto bem executado, com materiais e acabamentos que reforçam as suas ambições premium.
Até 38 500 euros está apenas disponível a versão base Pro, que também é a única do Smart #3 com a bateria de 49 kWh, que permite uma autonomia até 325 km. Os restantes #3 têm uma bateria com 66 kWh.
Nesta lista, juntamente com o Smart #1 não há nada que lhe toque em potência e performance: são 272 cv e apenas 5,8s nos 0 aos 100 km/h. Há uma #3 mais potente, o Brabus com 428 cv
Todos os elétricos disponíveis abaixo de 38 500 euros
Modelo | Especificações | A partir de |
---|---|---|
Dacia Spring | Potência: 45 cv / 65 cv Bateria: 28 kWh Autonomia (WLTP): até 229 km | 16 905 € |
Citroën ë-C3 | Potência: 113 cv Bateria: 44 kWh Autonomia: até 326 km | 23 300 € |
Citroën ë-C3 Aircross | Potência: 113 cv Bateria: 44 kWh Autonomia: até 300 km | 26 490 € |
FIAT 500e | Potência: 95 cv / 118 cv Bateria: 23 kWh / 42 kWh Autonomia: até 320 km | 28 890 € |
Opel Frontera Electric | Potência: 113 cv Bateria: 44 kWh Autonomia: até 305 km | 29 990 € |
MG MG4 Electric | Potência: 170 cv / 204 cv Bateria: 49 kWh / 54 kWh Autonomia: até 450 km | 32 269 € |
Renault Megane E-Tech | Potência: 130 cv Bateria: 42 kWh / 60 kWh Autonomia: até 294 km / 463 km | 32 995 € |
Renault 5 E-Tech | Potência: 150 cv Bateria: 52 kWh Autonomia: até 409 km | 33 005 € |
Opel Corsa Electric | Potência: 136 cv / 156 cv Bateria: 50 kWh / 51 kWh Autonomia: até 402 km | 33 590 € |
Smart #1 | Potência: 272 cv Bateria: 49 kWh Autonomia: até 310 km | 34 502 € |
MG ZS EV | Potência: 177 cv Bateria: 50 kWh Autonomia: até 320 km | 34 969 € |
MINI Cooper | Potência: 184 cv Bateria: 40 kWh Autonomia: até 305 km | 35 050 € |
Peugeot e-208 | Potência: 136 cv / 156 cv Bateria: 50 kWh / 51 kWh Autonomia: até 410 km | 35 460 € |
BYD Dolphin | Potência: 204 cv Bateria: 60 kWh Autonomia: até 427 km | 35 695 € |
Citroën ë-Berlingo | Potência: 156 cv Bateria: 50 kWh Autonomia: até 285 km | 36 301 € |
FIAT 600 | Potência: 156 cv Bateria: 54 kWh Autonomia: 409 até km | 36 350 € |
MG MG5 electric | Potência: 177 cv Bateria: 50 kWh Autonomia: até 320 km | 36 769 € |
Renault Kangoo E-Tech | Potência: 122 cv Bateria: 45 kWh Autonomia: até 284 km | 36 895 € |
Opel Combo Electric | Potência: 136 cv Bateria: 50 kWh Autonomia: até 279 km | 37 000 € |
MINI Aceman | Potência: 184 cv Bateria: 42 kWh Autonomia: até 309 km | 37 050 € |
Nissan Leaf | Potência: 150 cv Bateria: 40 kWh Autonomia: até 270 km | 37 405 € |
Jeep Avenger | Potência: 156 cv Bateria: 54 kWh Autonomia: até 400 km | 37 800 € |
Peugeot E-Rifter | Potência: 136 cv Bateria: 50 kWh Autonomia: até 340 km | 37 801 € |
Smart #3 | Potência: 272 cv Bateria: 49 kWh Autonomia: até 325 km | 38 002 € |
Abarth 500 | Potência: 155 cv Bateria: 42 kWh Autonomia: até 265 km | 38 030 € |
Alfa Romeo Junior Elettrica | Potência: 156 cv Bateria: 54 kWh Autonomia: até 410 km | 38 500 € |
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