Também em Portugal. Entregas do Volkswagen Golf 8 suspensas até Junho

26 Maio 2020 - turbo

Também em Portugal. Entregas do Volkswagen Golf 8 suspensas até Junho

Numa altura em que os construtores procuram retomar a atividade perdida com a pandemia de coronavírus, a Volkswagen foi obrigada a interromper as entregas daquela que é a mais recente geração do Golf, devido a um problema de software.

E que, apurou a TURBO, deverá manter as entregas de quaisquer unidades suspensas, pelo menos, até junho.

A situação começou por ser tornada pública através dos nossos companheiros da Autocar, após confirmação oficial da parte da Volkswagen: as entregas do novo Volkswagen Golf acabam de ser suspensas, devido a um problema de software no sistema de infotainment, que acaba afectando o normal funcionamento da chamada de emergência eCall.

"Na sequência de investigações internas levadas a cabo pela Volkswagen, chegou-se à conclusão que as unidades do Golf 8 poderão sofrer de problemas na transmissão de dados, não fiáveis, emitidos pelo software da unidade de controlo ou pela unidade de conectividade online (OCU3).Como resultado desta falha, o sistema de chamada de emergência eCall, poderá não funcionar", explicou, à publicação britânica, o fabricante alemão.

Recorde-se que o software em causa, legalmente obrigatório em todos os carros novos comercializados, a partir de 2018, na União Europeia, tem por objetivo chamar, de forma automática, em caso de acidente grave, os serviços de emergência.

Detectado este problema no Golf VIII, a Volkswagen garante ter "interrompido de imediato as entregas" do modelo, as quais só serão retomadas uma vez resolvido o problema e o modelo possa ser entregue em conformidade com parâmetros impostos por lei.

O Golf VIII em Portugal
Contactada pela TURBO, fonte do importador oficial da marca alemã para Portugal confirmou, igualmente, a situação, salientando, no entanto, que, embora o processo de entrega das primeiras unidades tenha já sido iniciado, o problema "deverá afectar menos de duas dezenas de carros".

De resto e a mesma fonte, a Volkswagen já possui, inclusivamente, uma solução para o problema, e que passa por "uma actualização de software". Mas que, neste momento, "tem ainda de ser aprovada pela entidade alemã responsável, a KDA. Algo que, a Volkswagen acredita que poderá ficar concluído até ao início de junho".

Quanto aos carros já entregues a clientes em Portugal, "existe a possibilidade dos seus donos nem sequer terem ir à oficina, já que a actualização de software talvez possa ser feita 'over the air', ou seja, remotadamente".

Uma questão de família
Igualmente afectada por este problema, foi a nova geração Skoda Octavia. E que, segundo também revelou a marca checa à Autocar, obrigou, igualmente, à interrupção das entregas do modelo, nos países da União Europeia, onde o processo já tinha começado.

Igualmente contactado pela TURBO, fonte da Skoda em Portugal assegurou que, tal não deverá afectar o mercado nacional, uma vez que "só temos previsto lançar o novo Octavia em Portugal, em Setembro. Data que já estava, de resto, definida, e que se mantém".

Assim, tudo aponta para que, quando o novo Octavia chegar, o problema já tenha sido resolvido.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de Valdevezaston martinauctionaudiAudi A3Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetrominiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanportagensPortoPortugalProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverrecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukitaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha