Novo Volkswagen Golf já está em Portugal. Todos os preços

2 weeks, 1 day atrás - 2 Julho 2024, razaoautomovel
Novo Volkswagen Golf já está em Portugal. Todos os preços
A oitava geração do Volkswagen Golf já recebeu a sua habitual atualização a meio do ciclo de vida. Descubra todos os preços da nova gama.

Precisamente na altura em que o Volkswagen Golf se encontra a comemorar os seus primeiros 50 anos, a marca alemã acaba de apresentar a habitual atualização a meio do ciclo de vida. Desta vez, a da sua oitava geração.

Depois de 50 anos e mais de 37 milhões de unidades produzidas, o Volkswagen Golf continua a evoluir. Nesta atualização, está presente uma secção dianteira com um desenho mais aprumado e um novo conjunto de grupos óticos. E pela primeira vez, nos mercados europeus, o logótipo da marca é iluminado.

Na secção traseira, o maior destaque também vai para o sistema de iluminação em LED, com um novo desenho tridimensional do seu interior, tanto na versão de cinco portas como na carrinha.

No habitáculo, a diferença mais visível está no novo sistema de infoentretenimento (MIB4), que inclui uma nova estrutura de menus para o ecrã tátil, que pode ter uma dimensão máxima de 12,9″. Disponível como opção, o Volkswagen Golf também pode incluir um head-up display.

Mais em frente ao condutor, o painel de instrumentos — designado por Digital Cockpit Pro na Volkswagen — tem um ecrã de 10,2″. No volante, estão novos comandos físicos, que substituem os anteriores (menos práticos) de utilização tátil.

Outra das novidades é o assistente de voz IDA, que a Volkswagen afirma ter a capacidade de compreender linguagem natural. Caso se confirme, será possível controlar mais facilmente sistemas como o ar condicionado, o telefone ou a navegação, além de informações locais como a meteorologia, por exemplo.

Gama de motores otimizada
Para o capítulo das motorizações, a versão atualizada do Volkswagen Golf também apresenta algumas novidades. As versões híbridas plug-in, por exemplo, são agora alimentadas por um novo motor a gasolina de 1,5 l com turbo de geometria variável, mas também por um elétrico, em conjunto com uma caixa de velocidades automática DSG de dupla embraiagem e seis velocidades.

A esta configuração juntamos uma nova bateria com 19,7 kWh (úteis) de capacidade, que permite uma autonomia máxima em modo puramente elétrico de 140 km. Com a utilização dos dois motores (elétrico e gasolina), este valor pode chegar aos 900 km.

Resta apenas optar pela versão eHybrid, com uma potência combinada de 150 kW (204 cv), ou pela GTE, de visual mais desportivo e com um valor de potência combinada de 200 kW (272 cv).

E os motores a combustão?
Além das opções de «ligar à tomada», o Volkswagen Golf continua a ter motorizações a gasolina e Diesel na sua gama. A versão base inclui o motor 1.5 TSI com 115 cv e caixa de velocidades manual.

No patamar seguinte, o mesmo motor 1.5 recebe a companhia de um sistema mild-hybrid de 48V e da caixa de velocidades automática DSG de sete velocidades, podendo ser configurado com 115 ou 150 cv de potência.

Para quem percorre mais quilómetros, os TDI ainda continuam a ser a escolha mais desejada, sendo que estes mantêm o bloco de dois litros, com 115 ou 150 cv. Este último apenas com caixa DSG.

As opções mais desportivas da gama continuam a partilhar o motor 2.0 TSI, mas com patamares diferentes de potência. O Golf GTI soma agora 265 cv, o GTI Clubsport chega à fasquia dos 300 cv e o R, com tração integral permanente, já beneficia de 333 cv de potência.

Gama e preços do novo Volkswagen Golf
Em relação aos níveis de equipamento, o Volkswagen Golf apresenta agora quatro opções na fase de lançamento: Golf, 50 anos, Style e R-Line.

No equipamento de série de todas as versões, no entanto, já está incluído o controlo automático da climatização, o novo volante multifunções, e sistema de abertura e arranque sem chave, o Park Assist e diversas outras funcionalidades.

A versão especial de aniversário — apenas disponível com a carroçaria de cinco portas — adiciona diversos elementos cromados, iluminação ambiente e jantes de liga leve de 17″. No patamar de equipamento Style, há ainda mais elementos no equipamento de série.

Para quem deseja um visual mais desportivo, no entanto, a opção recai na versão R-Line, que inclui diversos elementos em preto brilhante na carroçaria, para-choques mais desportivos, volante desportivo e assentos com um apoio lateral melhorado.

Apoiamos a Ucrânia