Luís Montenegro reuniu-se com Pedro Duarte, presidente da Câmara Municipal do Porto, e Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, num encontro que resultou num conjunto alargado de medidas nas áreas da mobilidade, segurança e habitação.
A mais surpreendente delas todas, prende-se com a criação de uma nova ligação rodoviária alternativa à Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, algo que não existia até agora e, causava, consequentemente muito trânsito numa via atualmente bastante saturada.
A nova infraestrutura funcionará assim como uma ligação intermédia entre a atual VCI e a CREP/A41. O objetivo é criar um desvio que permita ao trânsito entre norte e sul da Área Metropolitana contornar a cidade sem ter de a atravessar.
“Se perspetivarmos esta intervenção à luz também da resolução do nó de ligação de Francos na VCI, poderemos estar na presença da maior transformação da capacidade de escoamento de trânsito da cidade do Porto e da Área Metropolitana”, afirmou Luís Montenegro.
Adicionalmente, o Governo está também a desenvolver uma rede de transporte urbano sustentável como complemento ao metro do Porto, destinada a reforçar a cobertura territorial em áreas pouco servidas pelos transportes públicos.
Estes anúncios surgem no âmbito de um conjunto de medidas mais abrangentes tanto para o Porto como para Lisboa nas quais se inserem um reforço e reorganização do policiamento nas duas cidades e um maior investimento em habitação acessível.
Notícias Relacionadas