O SUV da Volkswagen, que assinala um ponto de viragem em termos tecnológicos, é o novo porta-estandarte da Volkswagen ocupan uma posição de destaque no segmento SUV da classe premium, com design expressivo, sistemas inovadores de assistência, conforto e segurança.
Os maiores mercados para a nova geração do Touareg são a China, a Europa e a Rússia. As vendas mundiais das duas gerações anteriores somam quase um milhão de unidades, sendo o Volkswagen tecnicamente mais avançado da sua época, com potencial de entusiasmar os condutores de todos os géneros de modelos premium, alcançando também novos clientes.
Comparada com a anterior, a terceira geração do Touareg é mais larga e mais comprida. As novas dimensões refletem-se positivamente nas proporções do veículo e nas cotas do espaço interior. O comprimento é de 4,878 metros, a largura de 1,984 metros, a altura de 1,717 metros e a distância entre eixos de 2,904 metros.
O novo Touareg combina as dimensões de um SUV com linhas distintas, proporções dinâmicas e uma elegância sofisticada. O seu forte caráter reconhece-se logo pela dianteira dominante. A grelha vertical funde-se com os faróis, através de frisos cromados que se estendem para fora, desde o logótipo central da Volkswagen até aos vidros dos faróis. O capot alongado apresenta linhas distintas e confere ao Touareg uma imagem desportiva.
No interior, o cockpit direcionado para o condutor permite-lhe uma visão global, e os passageiros podem apreciar a luz, o ar ou as estrelas através do teto de abrir panorâmico, opcional, com teto panorâmico traseiro.
A Volkswagen apresenta no Touareg, pela primeira vez, o totalmente digitalizado Innovision Cockpit. Aqui, os instrumentos digitais (Digital Cockpit com ecrã de 12 polegadas) e o sistema de infoentretenimento Discover Premium (com ecrã de 15 polegadas) fundem-se para formar uma unidade digital de funcionamento, informação, comunicação e entretenimento, que quase não precisa de botões ou comandos convencionais. Sempre ligado, oferecendo controlo intuitivo e máxima personalização.
O Touareg é lançado ainda com a maior gama de sistemas de assistência e conforto oferecidos num modelo da Volkswagen. Incluem tecnologias como o sistema de assistência Night Vision (deteta pessoas e animais em zonas escuras, através de uma câmara com imagem térmica), Roadwork Lane Assist (direção semi-automatizada e permanência na faixa de rodagem, aceleração e travagem até 60 km/h), Front Cross Traffic Assist (reage ao tráfego que circula de frente para o Touareg), direção ativa às quatro rodas (permite manusear o Touareg como um carro compacto), novas barras estabilizadoras controladas eletromecanicamente, IQ.Light – LED matrix headlights (controlo interativo dos faróis baseado numa câmara e nas luzes dos "máximos") e um Head-up Display projetado no para-brisas.
ELEGANCE
• Barras de tejadilho pretas • Rede separadora de carga • Alarme
• Ar Condicionado Climatronic 2 zonas • Pacote Light & Sight
• Airbag de joelho e airbags laterais dianteiros e traseiros
• Lane assist e side assist
• Bagageira elétrica • Estofos em couro "Vienna" • Pacote Memória
• ACC • Volkswagen Media Control com app connect
• Park Assist com câmara traseira • Car net Security&service
• Sistema de Monitorização de peões • Sistema de navegação "Discover Pro"
• Faróis dianteiros e traseiros em LED
• Pacote Conectividade • Pacote Elegance • Luz ambiente interior
• Saídas traseiras trapezoidais
• Para choques e parte inferior das portas da cor da carroçaria
• Inserções decorativas em alumínio escovado 45º
• Jantes em liga leve "Tirano" 19 polegadas
ELEGANCE PLUS (acresce ao Elegance)
R-LINE (acresce ao Elegance Plus)
As quatro rodas direcionais (apenas disponíveis em combinação com a suspensão pneumática) trazem diversas vantagens. O raio de viragem é menor, pelo que, ao entrar ou sair de um lugar de estacionamento, o condutor tem de fazer menos manobras. A maior estabilidade da direção é de grande utilidade quando se evitam obstáculos ou se muda de faixa de rodagem.
As quatro rodas direcionais também auxiliam numa condução mais dinâmica: a velocidades mais elevadas, a direção atua em função da velocidade, aumentando a estabilidade e permitindo uma condução mais enérgica.
Em Portugal, a Volkswagen vai disponibilizar, numa fase inicial, dois motores Diesel V6 3.0 TDI de 231 CV e 286 CV, contando o Touareg com a tração permanente 4MOTION acoplada a uma caixa automática de 8 velocidades. A versão mais potente possui um binário máximo de 600 Nm entre as 2250 e as 3250 rpm, a aceleração 0-100 km/h é de 6,1 s e a velocidade máxima de 235 km/h. O consumo médio ponderado é de 6,6 litros/100 km e as emissões de CO2 de 173 g/km.
O novo SUV da Volkswagen chega agora ao mercado nacional, com preços a partir de 83.900 euros, para a versão Elegance equipada com o motor 3.0 TDI 231 CV:
A gama para Portugal inclui os níveis, Elegance, Elegance Plus e R-Line. Existe também em opção o pacote Atmosphere (baseado nas versões Elegance e Elegance Plus).
Notícias Relacionadas