Monovolumes compactos de sete lugares. Conheça as melhores propostas

3 years, 3 months atrás - 30 Junho 2021, turbo
Monovolumes compactos de sete lugares. Conheça as melhores propostas
Conheça as melhores propostas para o segmento dos monovolumes compactos de sete lugares, que oferecem uma elevada versatilidade com uma maior lotação, solução interessante para famílias numerosas ou com necessidades especiais de espaço para a prática do lazer.

Para aquelas situações em que é necessário um veículo compacto e versátil que permita oferecer uma maior lotação e muito espaço, os monovolumes de sete lugares, com uma configuração 5+2, isto é, com dois assentos adicionais para crianças na parte traseira, podem constituir uma solução interessante para garantir a mobilidade de famílias mais numerosas ou grupos de amigos. 

Esta configuração dá origem a uma viatura de cinco lugares com uma bagageira generosa ou a um veículo de sete lugares, mas com um espaço reduzido para acomodar bagagens.

Para deslocações pendulares, oferecem um elevado número de lugares, evitando a utilização de uma segunda viatura com os custos daí decorrentes. Se não for necessária a lotação completa oferecem a possibilidade de rebatimento dos bancos para o transporte de objetos maiores para atividades de lazer como pranchas de surf ou mesmo bicicletas.

Versatilidade e modularidade
Para as férias, esta tipologia de veículo também é muito útil, desde que a lotação não vá completa. Caso contrário, as famílias mais numerosas terão de investir na aquisição de uma bagageira para o tecto do veículo ou mesmo despachar a bagagem para o destino por uma empresa especializada de transportes. 

Como os monovolumes tradicionais não têm resistido à alteração das preferências dos consumidores pelos SUV ou crossover, algumas marcas optaram por não desenvolver modelos novos para este segmento e por uma questão de custos apostaram no lançamento de propostas, baseadas nas suas gamas de comerciais ligeiros, mas com um nível de equipamento e sofisticação bastante superior.

Por uma questão logística apresentamos algumas das propostas mais interessantes para este segmento, com comprimento exterior até 4,60 metros, por ordem alfabética.

BMW Série 2 Grand Tourer
A oferta premium neste segmento é assegurada pelo Série 2 Grande Tourer, atualmente o monovolume maior da BMW, oferecendo até sete lugares em três filas de bancos. 

Com um comprimento exterior de 4,56 metros, uma altura de 1,60 metros e uma longa distância entre-eixos, o monovolume compacto da marca alemã oferece uma elevada flexibilidade, graças às diversas opções de arrumação e a uma segunda fila de bancos variável. A bagageira, por sua vez, oferece uma volume útil entre 645 litros e os 1905 litros.

O BMW Série 2 Grand Tourer está disponível nos níveis de equipamento Base, Sport Line, Luxury Line e M. Mesmo a versão de entrada, o BMW Série 2 Grand Tourer distingue-se pela dinâmica dianteira que inclui entradas de ar de grandes dimensões, realçadas pelas molduras em preto brilhante. 

No capítulo mecânico são propostos motores diesel de três cilindros e a gasolina de quatro cilindros, que oferecem níveis de potência de 109 a 190 cv. A tecnologia BMW TwinPower é comum a todas as motorizações, assim como a otimização sistemática em termos de eficiência e dinâmica de condução. O sistema de tração integral inteligente BMW xDrive ou a transmissão de sete velocidades de embraiagem dupla com afinação desportiva.  

Citroën Grand C4 Spacetourer
O Citroën Grand C4 Space Tourer é um monovolume de dimensões médias e um dos últimos resistentes num segmento onde se tem assistido a uma transferência da procura para os SUV. 

Com um comprimento de 4,60 metros e uma altura de 1,64 metros conta com um habitáculo que permite transportar até cinco adultos e duas crianças, contando ainda com uma bagageira que oferece um volume útil de 645 litros.

Para obtenção de uma superfície perfeitamente plana é possível rebater os bancos da segunda fila sob a superfície inferior e, igualmente, beneficiar da colocação na posição de prateleira do banco do passageiro dianteiro para transportar objetos mais longos (até 2,5 metros). Por outro lado, se for necessária uma maior lotação, basta abrir os bancos dissimulados sob a superfície inferior.

O Grand C4 Space Tourer é proposto nos níveis de equipamento C-Series, Feel e Shine. A dotação de série de todas as versões inclui dois lugares traseiros escamoteáveis, barras de tejadilho, regulação em altura do banco do passageiro, sistema de navegação com ecrã tátil, Citroën Connect Box, Pack City Câmara.

No capítulo mecânico estão disponíveis duas alternativas: 1.2 PureTech 130 e 1.5 BlueHDi 130, que podem estar associadas a transmissões manuais de seis velocidades ou automáticas de oito relações. 

Dacia Lodgy
O Dacia Lodgy é um monovolume compacto de preço acessível, que está disponível numa única versão de carroçaria, com cinco ou sete lugares. O design é simples é simples, mas funcional, enquanto o interior oferece um espaço bastante generoso. 

Para reforçar a versatilidade do Lodgy, a marca introduziu o sistema denominado “Lodgyca” para permitir que se adapte às necessidades de quem nele viaja. A configuração da lotação é personalizável através da modularidade na terceira fila de bancos, podendo qualquer um dos assentos dessa fila ser removido de forma independente. Assim, a qualquer momento, o monovolume poderá ter cinco, seis ou sete lugares.

Mesmo sem a remoção dos assentos existe sempre a possibilidade de os rebater, aumentando a volumetria da bagageira, sem necessidade de os retirar. 

No mercado nacional, o monovolume compacto da Dacia é comercializado nos níveis de equipamento Comfort, Stepway e na série limitada Dacia Go.  A dotação de série compreende pára-choques na cor da carroçaria, barras de tejadilho acetinadas, volante e punho da caixa de velocidades em couro, assistência à travagem de emergência, controlo eletrónico de estabilidade, auxiliar de arranque em subida, retrovisor interior para crianças, computador de bordo, faróis de nevoeiro, regulador / limitador de velocidade, start & stop, ar condicionado manual.

Opel Combo Life
Automóvel de pendor marcadamente familiar, o Opel Combo Life tem na versatilidade e na habitabilidade os seus melhores argumentos. Disponível em duas variantes de carroçaria, com 4,40 metros e 4,75 metros, que oferecem cinco ou sete lugares, este modelo está preparado para assegurar as necessidades de mobilidade das famílias mais numerosas.

O sistema de bancos traseiros foi desenhado para permitir diversas configurações. A solução “standard” é constituída por um banco único na segunda fila com costas rebatíveis na proporção 60:40. Em alternativa surgem três bancos individuais que podem ser rebatidos a partir do compartimento de bagagens. Na última fila podem ser montados dois bancos que também podem deslizar e ser removidos. A bagageira oferece um mínimo de 597 litros, podendo chegar aos 2693 litros na versão XL.

A gama possui dois níveis de equipamento: Edition Plus e Elegance. A dotação de série de todas as versões compreende duas portas laterais com vidros elétricos, ar condicionado, rádio multimedia com ecrã de oito polegadas (compatível com Android Auto e Apple CarPlay), sensores de estacionamento e faróis de nevoeiro.

No capítulo mecânico, a oferta é constituída por motorizações a gasolina e diesel. No primeiro caso é disponibilizado o bloco tricilíndrico de injeção direta 1.2 Turbo, que debita 110 cv. Do lado diesel é proposto o motor 1.5 Turbo D nos níveis de potência de 100 cv e 130 cv.   

Peugeot Rifter
Sucessor do Partner Tepée, o Peugeot Rifter foi desenvolvido para se tornar numa alternativa aos monovolumes compactos. Com dois comprimentos de carroçaria, 4,40 metros e 4,75 metros, está disponível em versões de cinco ou sete lugares. 

Os dois bancos independentes da terceira fila são reguláveis longitudinalmente e podem ser retirados para que o modelo se adapte a todas as situações, privilegiando o volume da bagageira, assim como o espaço para os joelhos dos passageiros. O volume útil de carga situa-se entre os 597 litros e os 2693 litros.

A gama é proposta nos níveis de equipamento Active Pack, Allure Pack e GT-Line. A dotação de série de todas as versões inclui travão de estacionamento elétrico, auxiliar de arranque em subida, barras de tejadilho, pack visibilidade (sensores de luminosidade e de chuva), óculo traseiro escurecido com abertura independente e vidros laterais escurecidos, faróis de nevoeiro ou pack safety Plus (assistente máximos, deteção de fadiga, alerta de atenção do condutor).

No capítulo mecânico, a marca francesa aposta no motor diesel de 1,5 litros, designadamente nos níveis de potência de 100 e 130 cv. A transmissão é assegurada de série por uma caixa manual de seis velocidades, sendo também proposta, em opção, uma  caixa automática de oito relações em associação com a motorização de 130 cv.

Renault Grand Scénic
O Renault Grand Scénic é um monovolume com um comprimento de 4,56 metros, direcionado para as famílias que valorizam não só os sete lugares individuais, mas também o conforto, o espaço, a versatilidade e a modularidade. 

Referência para os dois bancos da última fila que são escamoteáveis e estão integrados no piso, permitindo aumentar o volume útil da bagageira de 189 litros para 533 litros, se a lotação não for completa.

Na sequência da renovação operada na gama no início de 2021, o monovolume compacto francês passou a ser proposto nos níveis de equipamento Limited, Intens e Black Edition. Todos contam com uma extensa lista de equipamento para satisfazerem as necessidades e os gostos dos mais exigentes agregados familiares.

A marca francesa procurou dotar o seu modelo com avançados sistemas de assistência à condução, destacando-se, entre outros, o alerta de deteção de fadiga e de transposição involuntária da faixa, o cartão mãos-livres, o sistema R~link2 com ecrã tátil de sete polegadas, a travagem de emergência ativa com deteção de peões.

A oferta mecânica assenta no evoluído bloco a gasolina, TCe, desenvolvido em parceria com a Daimler, sendo proposto nos níveis de potência de 140 e 160 cv. Ambos estão disponíveis com a caixa de dupla embraiagem EDC, que é de série no TCe 160 e opcional no TCe 140.

Toyota ProAce City Verso
A oferta da Toyota assenta no modelo ProAce City Verso, proposto em dois comprimentos de carroçaria e em versões de cinco ou sete lugares. Espaço interior é um dos seus principais argumentos, quer em altura, quer em largura e mesmo na versão de sete lugares que conta com bancos individuais, distribuídos em três filas, numa configuração 2+3+2.    

Os assentos da última fila estão montados sobre calhas e possibilitam uma regulação longitudinal de 13 cm, permitindo privilegiar a habitabilidade ou a capacidade da bagageira. 

Com os sete bancos em posição normal, a capacidade normal da bagageira é de 322 litros, podendo ser ampliada até aos 850 litros na configuração de cinco lugares e mesmo aos 1050 litros com o rebatimento dos bancos da segunda e terceira filas. 

No mercado nacional, o ProAce City Verso é disponibilizado nos níveis de equipamento Comfort e Exclusive. A dotação de série inclui porta dupla lateral, ar condicionado, sensor de luminosidade, ecrã multimedia de oito polegadas, integração com smartphone. 

Em termos mecânicos, a Toyota aposta no bloco a gasolina de 1,2 litros com 110 ou 130 cv ou no propulsor diesel de 1,5 litros com 100 cv.

Volkswagen Caddy MPV
Para aqueles que necessitam de mais espaço do que o disponibilizado pelo novo Golf, a Volkswagen Veículos Comerciais propõe uma solução que utiliza a mesma plataforma MQB e os mesmos conteúdos tecnológicos. Trata-se do Caddy MPV, que é disponibilizado em dois comprimentos de carroçaria, Normal e Maxi.

De série, o Caddy MPV vem com cinco bancos, estando disponível, em opção, uma terceira fila de assentos, que o permite transformar numa viatura de sete lugares. Os bancos da última fila podem ser removidos individualmente para oferecer a maior flexibilidade. Estas versões de passageiros oferecem um volume útil de carga até 2556 litros. Mesmo com os cinco bancos em posição normal continua a disponibilizar um volume de 1213 litros.

O Volkswagen Caddy MPV é proposto em três níveis de equipamento: Caddy, Life e Style. A dotação de série inclui volante multifunções, duas portas de correr laterais, sistema de rádio com ecrã de 6,5 polegadas, ar condicionado e sistema de deteção de fadiga.

Em termos de motores, o Caddy MPV recebe o conhecido motor 2.0 TDI nos níveis de potência de 102 cv e 122 cv, estando prevista ainda uma motorização a gasolina de 1,5 litros com 114 cv. Estes motores podem ser associados a uma caixa manual de seis velocidades ou de dupla embraiagem (DSG) de sete relações. A combinação de vários sistemas de assistência como o “Travel Assist” permite a disponibilização de um sistema de condução autónoma de Nível 2.

Volkswagen Touran
Já na sua segunda geração, o Volkswagen Touran é uma das referências no segmento dos monovolumes médios. Desenvolvido a partir da plataforma MQB do construtor alemão, este modelo apresenta um comprimento exterior de 4,52 metros e permite transportar até sete ocupantes, distribuídos por três filas de bancos.

Para facilitar o acesso ao habitáculo, as portas abrem quase 90 graus. A bagageira, por seu lado, oferece um volume útil de 753 litros que pode ser ampliado até aos 1980 litros, já que é possível rebater todos os encostos…com a exceção natural do condutor.  

No mercado nacional, o Touran é proposto nos níveis de equipamento Confortline, Highline e R-Line. A dotação de série inclui ar condicionado automático com três zonas de atuação e filtro anti-alergénicos, sistema de deteção de fadiga, pacote “Lights & Vision” (sensores de luminosidade e chuva, e retrovisor interior anti-encadeamento), rádio “Ready 2 Discover”, com rádio e preparação para sistema de navegação. Espaços para arrumação também não faltam no interior do Touran, graças à existência de 47 compartimentos.

No capítulo mecânico, a oferta é constituída pelo motor a gasolina de 1,5 litros com 150 cv, enquanto a opção diesel recai no conhecido bloco de 2,0 litros, que está disponível nos níveis de potência de 122 cv e 150 cv.   

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