Carros europeus produzidos na China. Sabe quais são?

10 months atrás - 20 Setembro 2023, turbo
Carros europeus produzidos na China. Sabe quais são?
A polémica está instalada relativamente às exportações de automóveis chineses para a Europa. Mas também existem carros europeus produzidos na China e vendidos no Velho Continente. Fique a conhecer alguns exemplos.

O aumento das exportações de automóveis elétricos chineses para a Europa estão a causar alarme no Velho Continente, designadamente junto dos principais fabricantes que tradicionalmente têm dominado o mercado.

A Comissão Europeia iniciou mesmo uma investigação para impor tarifas para proteger os seus construtores das importações de veículos elétricos chineses que alegadamente beneficiam de subsídios de Estado.

Um dos motivos que estão na origem da ofensiva chinesa de veículos elétricos está relacionada com a diminuição na procura interna e a excessiva sobrecapacidade. 

A China, recorde-se, produz veículos elétricos mais baratos porque o Governo daquele país tem vindo a conceder incentivos e subsídios há mais de uma década que permitiram que não só se tornasse no maior mercado mundial de veículos, mas também detém o controlo da cadeia de abastecimento global, incluindo matérias-primas.

Será de referir que o Governo chinês já veio criticar a decisão da União Europeia de lançar uma investigação aos apoios estatais que aquele país concede aos seus construtores automóveis, deixando mesmo um alerta para o impacto negativo que a medida poderá ter nas relações económicas e consensuais. 

Medida controversa
A medida também não é consensual entre as marcas europeias. Os fabricantes franceses aplaudem, enquanto os alemães defendem um aprofundamento dos laços com os construtores chineses, argumentando que a imposição de mais tarifas e barreiras comerciais não é o caminho a seguir. E esta posição tem uma explicação muito simples: produzem veículos na China que são exportados para a Europa. 

Existem vários motivos para que isso aconteça. Alguns modelos, que têm uma elevada procura no mercado chinês e reduzida no europeu, são fabricados naquele país para responder às necessidades prioritárias daquele mercado, sendo o excesso enviado para o Velho Continente.

Entre os modelos de marcas europeias fabricados na China e exportados para o Velho Continente referência para o BMW iX3, Citroën C5X,, Dacia Spring, DS 9, Polestar 2, Polestar 4, Volvo EX30, Volvo XC 60, Volvo S90. No futuro, a lista será reforçada com o Audi A6 Avant e-tron, Cupra Tavascan.

Apoiamos a Ucrânia