ISV importados: Constitucional chumba recurso do Fisco

20 Fevereiro 2020 - Auto Monitor

ISV importados: Constitucional chumba recurso do Fisco

O Tribunal Constitucional (TC) chumbou o recurso do Fisco no âmbito de uma decisão de determina a devolução de uma parte do Imposto sobre Veículos (ISV) aos contribuintes no caso dos carros usados importados.

Segundo avança o Jornal de Negócios, o TC considerou que "não está em causa a violação de nenhuma norma constitucional, mas convidou a AT a reformular o seu pedido".

No entanto, a AT acabou por não apresentar nenhuma argumentação e o "recurso foi considerado deserto". É a segunda derrota do Fisco depois de também ter perdido o processo no Tribunal Arbitral.

O TC chumbou o recurso pela forma como o Fisco faz o cálculo do ISV a aplicar aos automóveis usados importados – imposto tem duas componentes, uma de cilindrada e outra a chamada componente ambiental.

O que acontece é que pela lei portuguesa a redução em função da idade só tem reflexos na componente de cilindrada, ficando de fora na parte da componente ambiental. O que acaba por se refletir no preço final, que dispara muito para cima do efetivo valor do mercado e desincentiva fortemente a importação.

Os importadores reclamaram, e um deles acabou por ir para tribunal, ganhando na arbitragem pela primeira vez um processo sobre esta questão. Depois disso, outros três processos tiveram igual desfecho, também no tribunal arbitral.

Recorde-se que em janeiro de 2019, a Comissão Europeia abriu um procedimento de infração a Portugal e que já este mês de fevereiro, anunciou que, perante a opção do Governo português de não alterar a lei, vai levar o caso ao Tribunal de Justiça.

 

Notícias Por Etiquetas

A1A2Acidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveaston martinauctionaudiAudi A6Audi e-tronAudi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 8 seriesBMW M3BMW m5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBugattiCabriocar rentCarlos GhosnCarro elétricoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCupradaciaDacia Dusterdieseldiesel scandaldrag raceelectricemissionsEspanhaEstacionamentoestradasEuropaeuropeevFaroFCAFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord FocusFranceFrankfurt Motor ShowGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGuimarãeshondahybridHyundaiitaliaItalyJaguarjeepJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniland roverLand Rover DefenderLeiriaLisboaLisbonLouléMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmazdaMazda CX-5Mazda MiatamercedesmetrominiMini CooperMitsubishiMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiopelOpel CorsaPalmelaPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpolicePonte de LimaPorschePorsche 911portagensPortoPortugalPSAPSPradaresRange RoverrecallrenaultRenault Dusterrent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartspainspy shotssubarusupercarssuvsuzukitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor Showtoyotatoyota supratrucktuninguberukUnited StatesUSAvendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-Roc
Venda o Seu Carro