Assim, de acordo com o Dinheiro Vivo, quem comprar carro em 2023 vai ver o ISV agravar entre 16,82 euros e 256,44 euros. Já no caso do IUC, os proprietários de automóvel vão ver o imposto subir entre 3,63 euros e 7,20 euros, de acordo com uma simulação da EY para o Dinheiro Vivo, assumindo que a única alteração é a atualização destes impostos à taxa da inflação.
Por exemplo, o dono de um automóvel a gasolina de 1 618 de cilindrada com emissões de dióxido de carbono (CO2) de 144 pagará em 2023 mais de 156 euros de IUC e quase 2 900 euros em ISV. Se o automóvel for a gasóleo e a cilindrada for de 1 999 com emissões de CO2 de 140, o IUC será de 187,08 euros e o ISV superior a 6 400 euros.
Já nos motociclos, apesar de a atualização serem os mesmos 4%, em termos práticos, o método de cálculo permanece o mesmo. A legislação também não sofreu mudanças, pelo que continuam os mesmos escalões, e as isenções até 350 cc e para veículos anteriores a 1992. Nas tabelas abaixo é possível ver a diferença entre os valores a pagar atualmente (2022), e os do próximo ano 2023.