A gama da BYD acaba de crescer com o Sealion 7. Trata-se de um SUV com formato mais próximo de um coupé e é o sétimo modelo 100% elétrico lançado pela marca chinesa no mercado europeu. Vai chegar a Portugal até ao final do ano e já temos preços.
Trata-se do modelo elétrico de última geração da BYD, assente sobre a e-Platform 3.0 EVO, a plataforma mais avançada do construtor chinês. Esta plataforma faz uso da tecnologia Cell-to-Body, que prescinde dos módulos e estrutura da bateria, integrando as células diretamente na estrutura do veículo.
Com um comprimento de 4,83 m e uma distância entre eixos de 2,93 m, o BYD Sealion 7 posiciona-se no segmento D — onde estão também os Tesla Model Y ou o conterrâneo XPeng G6 — e oferece um amplo espaço a bordo para cinco pessoas.
Para bagagens, estão disponíveis 520 litros de capacidade na bagageira e cerca de 58 litros no frunk, um porta-bagagens dianteiro destinado a guardar cabos, por exemplo.
No habitáculo, há ainda um elevado número de espaços de arrumação, com diversos tamanhos, não faltando uma base de carregamento por indução para telemóveis compatíveis.
Além do espaço disponível, um dos maiores destaques do BYD Sealion 7 é o enorme ecrã central com uma dimensão de 15,6”. Pode ser utilizado na vertical ou na horizontal e é capaz de projetar uma imagem tridimensional do carro para ajudar nas manobras.
Resta referir que o BYD Sealion 7 já conta com a presença dos mais recentes sistemas de segurança e de assistência ao condutor, tais como o Cruise Control Adaptativo e Assistência em engarrafamentos (Traffic Jam Assist).
Versões e prestações
O Sealion 7 recorre à conhecida bateria Blade, com química LFP, que encontramos nos restantes modelos da marca chinesa. Vai estar disponível com duas capacidades.
A opção de entrada tem uma capacidade de 82,5 kWh, que permite uma autonomia máxima de 482 km. A alternativa, com mais capacidade, chega aos 91,3 kWh e dilata a autonomia máxima para os 502 km, mas só está disponível com o nível de equipamento de topo (Excellence).
A versão base — nível Comfort — inclui um único motor elétrico no eixo posterior. Tem 230 kW de potência máxima (313 cv) e 380 Nm de binário, conseguindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,7s.
Com os níveis Design e Excellence, é adicionado um segundo motor elétrico de 160 kW (218 cv) no eixo dianteiro, garantindo quatro rodas motrizes. A potência máxima combinada fica assim nos 390 kW (530 cv) e o binário em 690 Nm, reduzindo o tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h para 4,5s.
Quando for necessário carregar a bateria, todas as versões do novo BYD Sealion 7 suportam carregamentos em corrente alternada (AC) até 11 kW, mas também em corrente contínua (DC), até um máximo de 230 kW. Neste caso, uma carga entre os 10% e os 80% pode demorar apenas 24 minutos.
Gama e preços
As primeiras unidades do BYD Sealion 7 devem começar a chegar ao mercado nacional até ao final do ano, com três patamares de equipamento e preços:
Notícias Relacionadas