Agora, com o Golf R ’20 Years’, a marca prepara-se para lançar a variante mais potente de sempre, com 333 CV.No verão de 2002, a Volkswagen lançou aquele que se tornou num modelo emblemático entre os desportivos, o Golf R323, com o seu motor VR6 de 3.2 litros e uma potência de 241 CV, assumindo-se então como o Golf mais potente alguma vez produzido pela marca alemã. Com tração integral e filosofia desportiva mais vincada, o Golf R323 foi um sucesso que surpreendeu até mesmo a Volkswagen, com vendas três vezes superiores às esperadas. O seu legado tem sido mantido ao longo destas duas décadas, com mais de 260 mil unidades ‘R’ vendidas mundialmente até hoje.
O 20º aniversário celebra-se em 2022, estando a sua chegada ao mercado prevista, adequadamente, em junho, fechando assim o ‘círculo’ destes 20 anos. Focando-se no aumento da potência e das suas capacidades, o novo Golf R ’20 Years’ conta com 333 CV de potência a partir do mesmo motor 2.0 TSI, ou seja, mais 13 CV do que o atual Golf R à venda, sendo assim o Golf de produção em série mais potente de sempre.
Inspirando-se nas pistas de competição (ainda que a Volkswagen tenha parado o seu departamento de competição há cerca de um ano), o Golf R ’20 Years’ apresenta diversas melhorias estéticas e técnicas para se diferenciar, incluindo uma vertente sonora mais vincada assim que o motor é ligado, com uma funcionalidade denominada ‘Emotion Start’ a permitir uma subida de rotações inicial até às 2500 rpm. Este modelo conta ainda com sistema de escape desportivo em titânio fabricado pela Akrapovic.
No caso de passagens de caixa manuais através das patilhas no volante nos modos ‘S’ e ‘S+’, a caixa DSG providencia uma resposta óbvia de cada vez que o condutor sobe de mudança pela patilha do lado direito. A resposta do motor foi também melhorada, sobretudo pela intervenção na gestão do turbocompressor.
Ao pré-carregar o turbo, este mantém-se a um regime constante durante a condução em carga parcial, permitindo assim uma entrega mais rápida da potência durante a aceleração seguinte. A válvula do acelerador mantida aberta nas fases de desaceleração também melhora a dinâmica e o rendimento em estrada – no momento de intervalo entre dois momentos de aceleração, a resposta do motor é também mais eficaz no caso do Golf R ’20 Years’.O interior destaca-se pela opção em Carbono Genuíno, com o tablier e os painéis das portas com elementos decorativos em carbono de série, sendo uma novidade absoluta em qualquer Volkswagen. Além disso, conta ainda com diversos elementos específicos, como os logótipos ‘R’ em azul, o volante desportivo também com insígnia ‘R’ ou na capa da chave. O modelo dispõe ainda de bancos desportivos dianteiros com revestimentos em ‘napa’-carbono de série com climatização e regulação elétrica.
Também de série é o pacote de equipamento R-Performance, incluindo o sistema de vetorização de binário em conjunção com o sistema de gestão de dinâmica do veículo e dois modos adicionais de condução, o ‘Special’ e o ‘Drift’. Também introduz alguns elementos específicos visualmente, como o spoiler traseiro no tejadilho. O Golf R ‘20 Years’ sai de fábrica com as jantes ‘Estoril’ de 19 polegadas.
O modo ‘Special’, note-se, foi desenvolvido no circuito de Nürburgring-Nordschleife para ir ao encontro das expectativas de quem leva o seu carro para pista. Todos os parâmetros são adaptados neste modo, incluindo o sistema de tração integral 4Motion para oferecer maior velocidade de passagem em curva mantendo a tração e estabilidade. Já o modo ‘Drift’ para estradas fechadas funciona em parceria com o controlo de estabilidade ‘Sport’ e entrega favorecida da potência ao eixo traseiro por via da tecnologia de vetorização de binário.
Como todas as versões do Golf, este modelo especial será fabricado (em números limitados) na fábrica de Wolfsburgo, na Alemanha, prevendo-se a sua comercialização em diversos mercados europeus.
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