À venda a 1 de março. VW celebra 45 anos de Golf GTI com edição especial

3 years, 1 month atrás - 1 Março 2021, turbo
À venda a 1 de março. VW celebra 45 anos de Golf GTI com edição especial
Antecipado pela britânica Auto Express, a edição comemorativa dos 45 anos do Volkswagen Golf GTI – VW Golf GTI Clubsport 45 – acaba de ser oficialmente confirmada, já com data de lançamento nalguns mercados europeus. Mas também com um preço que começa, no mercado alemão, nos 47 790€.

Sobre o modelo propriamente dito, que, como foi avançado alguns dias atrás, será uma edição especial de aniversário, que visa assinalar os 45 anos sobre o lançamento da primeira geração do Golf GTI, no verão de 1976, a Volkswagen confirma que terá por base a versão mais potente do modelo, o GTI Clubsport.

Aliás e ainda segundo a marca alemã, esta edição especial terá como designação, precisamente, ‘Clubsport 45‘, à qual acrescenta, depois, uma estética muito especial. Concretizada, nomeadamente, com a inclusão de pormenores específico tais como as ópticas Matrix LED com um friso vermelho no interior, um tejadilho e spoiler traseiro em preto, ou ainda de um exclusivo pack Race – sinónimo de ponteiras de escape desportivas, mas também e mais importante, da retirada do limitador de velocidade a 250 km/h.

A par destas soluções, a aplicação de um lettering na zona inferior das portas traseiras, onde pode observar-se o número ’45’, e que pode ser observado, também, na tampa da bagageira, além de umas não menos impactantes jantes Scottsdale em liga leve de 19″, com acabamento em preto brilhante e um friso Tornado em vermelho.

Passando ao interior, a confirmação da presença de bancos dianteiros desportivos premium com o lettering GTI, ao mesmo tempo que o volante, desportivo, passa a ostentar o número ’45’ no braço inferior.

No compartimento do motor, o mesmo bloco do Golf GTI Clubsport, ou seja, um quatro cilindros 2.0 litros Turbo com 300 cv e 400 Nm de binário, conjugado com uma transmissão automática de dupla embraiagem e sete velocidade, a enviar toda a potência apenas para as rodas da frente.  O que, acrescente-se, não impede este desportivo de, graças também às relações mais curtas da caixa, face àquilo que é conhecido do GTI standard, acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 6,0 segundos.

Referir, ainda, que, tal como o GTI Clubsport “normal”, também este Volkswagen Golf GTI Clubsport 45 conta com diferencial eletromecânico à frente, ao invés do sistema eletrónico XDS presente no GTI, sendo que, também a suspensão adaptativa, viu o seu desempenho melhorado de forma a incluir, não apenas um novo modo de funcionamento ‘Nürburgring’, como também permitir ao condutor afinar o equipamento a seu gosto, mediante um total de 15 níveis disponíveis, que vão de ‘Comfort’ a ‘Sport’.

À venda a partir de 1 de Março
A terminar, a Volkswagen revela, ainda, que o VW Golf GTI Clubsport 45 vai estar à venda a partir de dia 1 de março, embora apenas em alguns mercados europeus pré-seleccionados.

Quanto ao preço, para já, conhecido apenas para o mercado alemão, começa nos 47 790 Euros.

Apoiamos a Ucrânia