Valença: Fronteira fechada aos consumidores e Fortaleza deserta

17 Março 2020 - Jornal de Notícias

Valença: Fronteira fechada aos consumidores e Fortaleza deserta

A Guardia Civil espanhola como que antecipou, esta segunda-feira, o encerramento da fronteira de Valença-Tui, ao impedir os portugueses e espanhóis que a quisessem atravessar para fazer compras ou abastecer combustível.

Todas as viaturas que não aparentassem transportar mercadorias estavam, esta segunda-feira à tarde a ser barradas por guardas, alguns deles munidos com metralhadoras. Os condutores eram informados do impedimento de atravessar, a não ser por motivos profissionais e que a partir da meia-noite (23 horas em Portugal continental) a restrição será total.

"Tenho casa em Valença e em Espanha. Estou a trabalhar numa empresa espanhola e vou a casa a Portugal buscar algumas coisas e regresso", disse um condutor espanhol ao militar que o mandou parar. E que o informou: "A partir de amanhã [terça-feira], tem de apresentar um documento comprovativo da empresa onde trabalha. A fronteira encerra a partir das onze da noite, ainda não sabemos em que condições, mas encerra". A circulação na ponte cingia-se a uma faixa de rodagem.

Também esta terça-feira, a fortaleza de Valença, onde o comércio vive de clientes espanhóis, estava deserta e com a maioria das lojas encerradas. "As pessoas juntaram-se e decidiram entre elas não abrir. Não recebemos nenhuma ordem, foi uma opção. Os comerciantes acham que como a maioria dos clientes são espanhóis, não vendem", contou ao JN Joelma Rocha, funcionária de uma loja de roupa, calçado e acessórios e praticamente a única de portas abertas na zona histórica.

Segundo Joelma, ali as lojas começaram a fechar todas a partir de sábado à tarde. Esta segunda-feira, na sua, a clientela escasseou. "Andou por aqui um grupo de franceses. Noventa e nove por cento do cliente aqui é espanhol. Esta situação vai prejudicar muito o comércio, mas tem de ser. Está o Mundo todo preocupado e fechar as fronteiras é uma maneira de manter a ordem no país".

Valdemar Nobre, de 65 anos, um dos poucos moradores que ainda habitam a Fortaleza, onde o comércio é porta sim, porta sim, comentou: "Se eu mandasse não fechava a fronteira. Não sei qual é o problema de estar aberta, mas os nossos governantes é que sabem". "O impacto no nosso comércio vai ser muito mau. Eles vivem aqui do espanhol e já ontem não andava aqui ninguém", afirmou, espantando-se: "Nasci e vivi sempre aqui e nunca tinha visto a Fortaleza assim deserta durante o dia. Só no tempo do Salazar, quando as lojas não podiam abrir ao domingo".

As ruas da zona histórica, por onde é habitual passarem milhares de pessoas, sobretudo ao fim de semana e períodos festivos, e também as principais vias da área urbana, fora da Fortaleza, foram esta segunda-feira desinfetadas pela autarquia.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi R8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarcelosBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 1 SeriesBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 308Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonta DelgadaPonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha