Homem morre num despiste em Mondim de Basto

1 month, 3 weeks atrás - 8 Outubro 2025, Jornal de Notícias
Acidente em Mondim de Basto, 07.10.2025
Acidente em Mondim de Basto, 07.10.2025
Um homem com cerca de 50 anos morreu num despiste de carro, em Mondim de Basto, durante a manhã desta terça-feira.

O automóvel despistou-se numa ravina com cerca de 40 metros, nas imediações da Estrada Municipal 561, que liga a Estrada Nacional 304 à localidade de Pardelhas, em Mondim de Basto.

À chegada das primeiras equipas de socorro, os Bombeiros Voluntários Mondim de Basto encontraram a viatura capotada cerca de 40 metros abaixo da via, segundo revelou ao JN o comandante da corporação, Carlos Magalhães.

A vítima, um homem de aproximadamente 50 anos, não se encontrava no interior do automóvel, tendo sido localizada mais abaixo, num trilho a cerca de 500 metros do local do despiste, presumindo-se que tenha tentado procurar auxílio após o acidente.

O homem foi encontrado em paragem cardiorrespiratória e, apesar das manobras de reanimação, o óbito foi declarado no local pela médica da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM do Hospital de Vila Real.

No teatro de operações estiveram dez operacionais e três veículos dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto, acompanhados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, GNR de Mondim de Basto, NICAV da GNR e a VMER de Vila Real.

O cadáver foi posteriormente transportado para o Gabinete Médico-Legal e Forense de Vila Real, a fim de ser autopsiado.

O alerta para o acidente foi dado às 10.37 horas, através do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Colisão frontal provoca três feridos em São João de Ovar

Três pessoas sofreram ferimentos ligeiros em consequência de uma colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros, na tarde desta segunda-feira, no concelho de Ovar.

O acidente ocorreu na rua Largo 1.º de Dezembro, na freguesia de São João da Ovar.

Os feridos, dois homens e uma mulher, foram assistidos no local pelos bombeiros de Ovar e transportados para o Hospital S. Sebastião, na Feira.

A PSP de Ovar esteve no local e tomou conta da ocorrência.

Colisão entre carro e motociclo provoca um ferido ligeiro em Escariz

Uma colisão rodoviária entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo provocou um ferido ligeiro, esta segunda-feira, na Estrada Nacional 326, no lugar do Cruzeiro, em Escariz, concelho de Arouca.

O alerta para o acidente foi dado pelas autoridades ao início da tarde. No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Fajões, com dois veículos e sete operacionais, bem como a GNR de Cesar, com dois militares a assegurar o registo da ocorrência e a gestão do trânsito.

A vítima, um homem de 55 anos, sofreu ferimentos ligeiros e foi transportada para a Unidade Local de Saúde de Santa Maria da Feira.

As causas do acidente estão a ser investigadas pela GNR.

Crianças feridas num acidente em Valença

Uma colisão entre dois carros provocou, neste domingo, cinco feridos, entre os quais duas crianças de cinco e sete anos, na Estrada Nacional 101, em Ganfei, Valença.

Segundo fonte da corporação de bombeiros voluntários local, o alerta para a ocorrência foi recebido às 18.44 horas e, após avaliação das vítimas, quatro, duas do sexo feminino com 23 e sete anos, e duas do sexo masculino de 40 e cinco anos, foram transportadas para o hospital de Viana do Castelo.

O trânsito no local encontra-se condicionado na via entre Valença e Monção. Prestaram socorro 15 operacionais com seis viaturas dos Bombeiros de Valença e Monção, SIV de Valença e GNR.

Colisão frontal mata família de imigrantes em dia de aniversário

Uma família de imigrantes brasileiros, que reside em Condeixa-a-Velha, ficou destroçada neste domingo de manhã num acidente no IC2, na zona de Venda a Nova, no concelho de Soure. O condutor do automóvel que circulava em sentido contrário perdeu o controlo da viatura, entrou em contramão e embateu, frontalmente, com um carro onde seguiam as três vítimas mortais: duas mulheres de 38 e de 44 anos e um homem de 54 anos.

O alerta para a colisão frontal no IC2, junto ao cruzamento para Porto Coelheiro e numa zona sem separador central, chegou cerca das 7.35 horas ao quartel dos bombeiros voluntários de Soure e de Condeixa-a-Nova, tendo sido mobilizados 36 operacionais e 15 viaturas das duas corporações, do INEM e da GNR local. Ao jornal Notícias de Coimbra, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova, Tiago Picão, confirmou que se tratou de um "choque frontal com uma das viaturas a fazer o trajeto em contramão". O embate foi bastante violento.

À chegada, os meios de socorro encontraram quatro feridos graves. Três estavam inconscientes dentro de um Renaul Clio destruído. Na outra viatura, seguia apenas o condutor. Apesar dos esforços dos operacionais e da equipa médica do INEM, duas mulheres, de nacionalidade brasileira, morreram no local. O familiar das vítimas, um homem de 54 anos, ainda foi transportado ao hospital universitário de Coimbra, mas acabou por não resistir à gravidade dos ferimentos.

"Querida por todos"

A morte de Juracy Viana e do marido Natalício Fernandes já foi lamentada pela Santa Casa da Misericórdia de Condeixa-a-Nova. Na rede social Facebook, a Santa Casa manifesta profunda consternação pela "perda inesperada da colaboradora Juracy Viana e do seu marido", endereçando "os mais sentidos pêsames" a toda a família e amigos. A instituição recorda uma "colaboradora dedicada e querida por todos" e garante que será "eternamente recordada".

O jornal Notícias de Coimbra relata que Juracy Viana celebrava, este domingo, o seu aniversário e, no momento do violento acidente, rumava a uma igreja em Pombal. A terceira vítima era familiar do casal e chamava-se Viviane.

Apoiamos a Ucrânia