Vai nascer uma nova zona para a náutica de recreio no Porto de Pesca de Olhão

17 Setembro 2018 - sulinformacao

Vai nascer uma nova zona para a náutica de recreio no Porto de Pesca de Olhão

A Câmara de Olhão pondera, agora, manter a pequena pesca no local onde hoje está, junto ao Cais do T

A Câmara de Olhão quer trazer a área do Porto de Pesca que confina com a rua 16 de Junho «para dentro da cidade», criando no local uma zona de fruição pública e novos espaços de amarração para barcos de recreio.A execução deste projeto já foi adjudicada e insere-se nos planos de requalificação da zona ribeirinha de Olhão, desde a entrada poente da cidade até à rotunda junto à antiga fábrica da Bela Olhão.

Numa altura em que está por semanas o começo das obras de requalificação da avenida 5 de Outubro – a dos Mercados Municipais e onde se concentram muitos restaurantes – e dos dois jardins que a ladeiam, o executivo camarário olhanense já pensa nas zonas que confinam com esta artéria.

É neste âmbito que surge o projeto de requalificação da rua 16 de Junho. «A área de intervenção deste projeto vai desde o final da 5 de Outubro [Grupo Naval de Olhão] até à rotunda [na zona da antiga fábrica da Bela Olhão]. A ideia é trazer para dentro da cidade um espaço que, hoje em dia, é restrito à atividade portuária e transformá-la numa zona ribeirinha de fruição pública, dando-lhe, inclusivamente, um uso diferenciado, com a criação de mais pontos de amarração para barcos de recreio e promovendo um uso misto desta infraestrutura portuária», explicou ao Sul Informação o presidente da Câmara de Olhão António Pina.

A ideia da autarquia é criar uma nova zona dedicada à náutica de recreio, evitando, desta forma, alterar totalmente a lógica vigente na frente de ria que confina com o jardim Patrão Joaquim Lopes.

Até porque, na visão de António Pina, a área do Porto de Pesca a requalificar tem capacidade para acolher «embarcações de maior porte», possibilidade que está em cima da mesa.

Hoje, toda a zona entre o Cais do T e o mercado da fruta é destinada a pequenos barcos de pesca. Mas já há muito que a sua retirada deste local está a ser ponderada, para dar espaço à náutica de recreio.

Em 2015, António Pina preconizava, numa entrevista ao Sul Informação, uma revolução na frente de ria da cidade, que o presidente da autarquia olhanense queria transformar numa zona premium, dedicada ao turismo. Na altura, a ideia era mudar a pequena pesca para dentro do porto.

Agora, António Pina admite que há espaço para que alguns pescadores permaneçam neste local.«Não nos resulta claro que tenhamos de tirar toda a pequena pesca desta zona, até para manter a tipicidade da frente ribeirinha. Poderemos manter a pequena pesca artesanal onde está e criar pontos de amarração para recreio do outro lado [no Porto de Pesca].

António Pina disponibilizou-se, mesmo, a dotar a zona dedicada à pesca artesanal «de melhores condições, em articulação com a Docapesca», que tutela a zona. «Já transmitimos essa vontade à senhora ministra quando ela cá esteve e estamos disponíveis para colaborar com a Docapesca, que por vezes tem dificuldades financeiras», referiu.

A requalificação da frente ribeirinha de Olhão também acontecerá a Poente da 5 de Outubro, onde a Câmara de Olhão pensa criar praias urbanas, um parque e um local para observação de aves, aproveitando as antigas salinas ali existentes, hoje integradas na Estação de Tratamento de Águas Residuais, que tem os dias contados e será desativada muito em breve.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 308Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonta DelgadaPonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha