União Europeia quer controlar venda de usados

4 months atrás - 29 Julho 2025, autosport
União Europeia quer controlar venda de usados
Estão em estudo novas regras para a venda de automóveis usados. Medidas visam comprovar que não foi atingido o fim da vida útil do veículo.

A União Europeia poderá vir a implementar novas regras para a venda interna ou até mesmo para a exportação de automóveis usados. O regulamento tem vindo a ser desenvolvido em Bruxelas nos últimos dois anos e de acordo com o proposto, particulares e empresas poderão vir a ter de comprovar que o automóvel a ser vendido não atingiu já o final da sua vida útil.

A troca de proprietário poderá assim vir a exigir uma de duas coisas: um certificado de inspeção periódica válido e atualizado; uma avaliação técnica realizada por um perito independente. A confirmar-se esta obrigatoriedade, a medida representa um custo extra para o vendedor, reduzindo a rentabilidade no caso de o veículo em questão ser muito antigo e o valor de venda ser, assim, já muito baixo.

Desta forma, se o vendedor não disponibilizar um dos comprovativos de verificação técnica, da venda não resultará a matrícula da viatura, a transferência de propriedade ou a sua exportação, inviabilizando todo o processo. A medida, apontam os especialistas, tem como objetivo reduzir a comercialização informal de viaturas com vista à renovação do parque automóvel.

Apoiamos a Ucrânia