Túnel do Grilo com trânsito condicionado a partir de segunda-feira

1 week, 4 days atrás - 7 Julho 2024, razaoautomovel
Túnel do Grilo com trânsito condicionado a partir de segunda-feira
Será já a partir da próxima semana que o Túnel do Grilo terá condicionamentos de trânsito, devido a obras de reabilitação e modernização.

O Túnel do Grilo faz parte de uma das principais artérias de acesso a Lisboa, com mais de 115 mil veículos a passarem pelo mesmo todos os dias. No entanto, a partir da próxima segunda-feira, o trânsito do túnel vai estar condicionado e num prazo que não será inferior a nove meses.

Tal como referido pelas Infraestruturas de Portugal (IP), o motivo está relacionado com as obras de reabilitação e modernização que vão ser efetuadas, uma vez que o Túnel do Grilo já conta com mais 20 anos de serviço.

Entre elas está a melhoria do sistema de drenagem, a colocação de um novo pavimento e a substituição dos sistemas de iluminação, ventilação e rede de combate a incêndios.

Além disso, serão ainda adicionados sistemas de deteção de matérias perigosas, de controlo de velocidades (radares), videomonitorização e também soluções de contagem e classificação de veículos.

“Para fazermos esta intervenção iremos ter forçosamente de condicionar (o trânsito). Atualmente, por galeria, temos quatro faixas de rodagem. A partir de 8 de julho, às 22h00, depois de iniciados os condicionamentos, vão existir apenas três faixas disponíveis e durante toda a fase de execução.”- Pedro Gonçalves, Gestor Da Empreitada Pelas Infraestruturas De Portugal

Segundo a mesma fonte, pontualmente, entre as 22h00 e as 6h00, poderão existir momentos ao longo dos próximos meses em que se procederá ao corte de vias suplementares, reduzindo para duas ou mesmo para uma via a faixa de rodagem. Por vezes, poderá ser mesmo necessário efetuar um corte total de trânsito em cada uma das galerias, mas sempre durante a noite por “um período máximo de 15 minutos”.

Pedro Gonçalves acrescentou ainda que “todas essas alterações à circulação serão comunicadas com a devida antecedência e com o apoio e devida articulação com as forças policiais”.

As obras no Túnel do Grilo estão orçadas em 14 milhões de euros e têm um prazo de execução de 275 dias.

Apoiamos a Ucrânia