Trotinetes elétricas põem Faro sobre rodas na mobilidade partilhada

14 Fevereiro 2019 - sulinformacao

Trotinetes elétricas põem Faro sobre rodas na mobilidade partilhada

No futuro, «carro não pode ser símbolo de estatuto social» e esta nova rede é «sinal que mostra como há outras alternativas»

75 trotinetes elétricas, de uso partilhado, já estão disponíveis para pôr Faro sobre rodas. Os veículos, que entraram em funcionamento esta segunda-feira, 11 de Fevereiro, estão distribuídos pela cidade, em 10 locais estratégicos, como o Arco da Vila, o Terminal Rodoviário ou os dois campi da Universidade do Algarve, na Penha e em Gambelas.

Sejam residentes ou turistas, todos podem usufruir deste novo meio de transporte mais amigo do ambiente. Para tal, basta instalar a aplicação "VOI", disponível aqui para Android e iOS. O custo de desbloqueio é de 1 euro e o valor por minuto é de 15 cêntimos.

Para já, este sistema arrancou apenas com esta plataforma "VOI", mas o Município está em articulação com outras empresas como a "Flash", "TIER Mobility" e "Lime" para que também entrem em funcionamento brevemente.

A aposta neste novo tipo de mobilidade surge no âmbito do Plano de Mobilidade e Transportes, delineado pelo Município. O lançamento das trotinetes elétricas, a que se seguirá uma rede de bicicletas partilhadas, foi a «primeira de muitas ações» que levarão Faro a um «futuro mais sustentável», disse a vereadora Sophie Matias.

Uma das mais importantes medidas passa pelos investimentos que vão ser feitos, ainda este ano, no concelho, na criação de ciclovias, faixas cicláveis e na implementação de zonas em que o limite de velocidade passe a ser 30 quilómetros por hora.

É que, apesar do lançamento deste novo modo de mobilidade partilhada, ainda há «muito para fazer», como referiu Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro. E esse trabalho passará, também, por ações de sensibilização junto da população para passar a usar as trotinetes.

«Hoje é um dia muito importante que representa o regresso do investimento ao setor dos transportes e a aposta na descarbonização», disse o edil.

Faro deu, na opinião do seu presidente da Câmara, um «passo pioneiro, abrindo portas a uma nova realidade».

O dia foi, por isso, «determinante por ser simbólico de uma determinação que temos em ver o nosso sistema de mobilidade evoluir no sentido da sustentabilidade, eficácia, acessibilidade e segurança, tirando partido das oportunidades que decorrem das recentes evoluções em termos de tecnologia, negócio, procura e governança».

O sistema de trotinetes partilhadas já é uma realidade em cidades como Lisboa, onde problemas relacionados com o estacionamento têm estado na ordem do dia. Em Faro, garantiu o autarca, haverá «reuniões com as forças policiais» para que tudo seja «monotorizado».

E, falando da aceitabilidade desta nova opção de mobilidade, Saul Neves de Jesus, vice-reitor da Universidade do Algarve, garantiu que será um sucesso junto dos alunos, «nomeadamente os estrangeiros».

Esta não quer ser a única medida tomada pelo executivo farense nestas questões de mobilidade. É que, além da rede de trotinetes, já no terreno, será lançada outra para bicicletas partilhadas.

O sistema a ser implementado está em estudo, mas terá, de certeza, o Município a assegurar o investimento. Segundo Rogério Bacalhau, o objetivo é lançar «o concurso ainda este ano».

Esta cerimónia serviu ainda para a Câmara de Faro assinar protocolos com a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e Universidade do Algarve.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de Valdevezaston martinauctionaudiAudi A3Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai TucsonitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetrominiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanportagensPortoPortugalProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverrecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukitaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha