Tesla cresce em Portugal e afunda-se na Europa

2 weeks, 2 days atrás - 7 Abril 2025, turbo
Tesla cresce em Portugal e afunda-se na Europa
Portugal foi um dos três países europeus onde a Tesla cresceu em março, contrariando a tendência de queda que afeta a marca em quase todo mundo.

A Tesla apresentou os seus resultados relativos ao primeiro trimestre do ano e os números não são positivos. As vendas da marca norte-americana registaram o seu pior desempenho em três anos.

A antiga marca líder entre os automóveis elétricos registou quedas de vendas em vários mercados europeus e na China. Portugal, Espanha e Itália contrariam esta tendência.

A generalidade dos observadores considera que os maus resultados devem-se ao facto de a empresa não ter renovado a sua gama de veículos ao mesmo ritmo que a concorrência, assim como à intervenção política de Musk.

Vamos aos números

Entre janeiro e março deste ano, a marca de Palo Alto registou uma queda de 13% nas vendas, de 336 681 veículos contra as 386 810 unidades registadas há um ano.

O fraco desempenho é sobretudo evidente na Europa. No mercado francês, por exemplo, a Tesla viu as suas matrículas diminuírem 41,1% no primeiro trimestre do ano.

Nos restantes países europeus, o cenário não foi diferente: queda de 55,3% na Suécia, 12,5% na Noruega, 55,3% na Dinamarca e 49,7% nos Países Baixos.

No caso específico das vendas de março, a empresa matriculou 3157 unidades em França, 911 na Suécia e 2211 na Noruega. Em relação ao mesmo mês do ano passado, representa uma queda de 36,8%, 63,9% e 1%, respetivamente.

Portugal e Espanha, no entanto, contrariaram esta tendência, com os registos da Tesla a conhecerem uma subida de 2,1% e 34,3%, respetivamente, no mês de março. Ainda assim, no acumulado do trimestre as vendas recuaram 25,7% e 11,8%.

De forma igual, os registos da marca em Itália aumentaram substancialmente em março, para 51,3%, mas caíram 6,8% no primeiro trimestre.

O que se segue?

Os investidores da Tesla acreditam que o novo Model Y e os incentivos possam ajudar a contrariar esta situação, seja no aumento das vendas ou na luta contra a concorrência oriunda da BYD, ou e das europeias Volkswagen e BMW.

A empresa norte-americana já anunciou planos para o lançamento de um modelo mais acessível ainda este ano, mas ainda não divulgou detalhes.

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