Portugal entra na rede de super carregadores da Tesla

31 Janeiro 2018 - turbo

Portugal entra na rede de super carregadores da Tesla

Quem tiver um carro elétrico da Tesla já pode viajar por toda a Europa com paragens de apenas meia hora para recarregar a bateria. Mesmo em Portugal.

Hoje de manhã pegámos num Tesla e seguimos de Lisboa a Montemor-o-Novo, para testar a segunda estação de super carregadores que a marca americana especializada em carros elétricos instalou em Portugal.

Este novo ponto de recarga fica situado no parque de estacionamento do hotel L'AND Vineyards Resort e junta-se ao ponto de recarga de Fátima, este situado no Floresta Fátima Hotel, a funcionar desde o dia 3 deste mês de janeiro. Em ambos os locais existem oito terminais de recarga para outros tantos carros, sendo um deles universal, ou seja, compatível com carros elétricos de outras marcas.

Embora a enorme bateria de 100 kWh do Model X lhe assegurasse autonomia (acima dos 400 km) mais do que suficiente para irmos, por exemplo, até ao Porto, seguimos para Montemor para fazer o teste.

Uma vez lá, em cerca de meia hora o Tesla recuperou cerca de 270 quilómetros de autonomia, o que seria suficiente para o levar ao supercarregador seguinte, por exemplo o de Fátima, ou a Espanha, ou a qualquer um dos 45 pontos de recarga Tesla (chamados "de destino"), já a funcionarem em diversos hotéis de Portugal, desde Braga até às praias do Algarve. Estes são, no entanto, menos potentes e portanto exigem maior tempo de recarga (permitem recuperar cerca de 80 km por cada hora de recarga).

Os super carregadores estão situados perto das vias principais, de forma a proporcionarem acesso rápido a quem faz viagens mais longas.

Os dois pontos de recarga deste tipo agora instalados em Portugal ligam literalmente o país à rede europeia de super carregadores da Tesla, já que passa a ser possível, a quem tiver um Tesla, viajar eternamente pela rede de recarga, saltando de super carregador em super carregador, sem perder mais de meia hora em cada um deles.

Até ao final do ano 2018 a Tesla espera implantar mais cinco destes "Superchargers" em Portugal.

Outro dado importante é que, até ao final deste mês de janeiro de 2018, ou seja, dentro de seis dias, a Tesla garante a quem comprar um Tesla novo que terá carregamento gratuito, para sempre, nos seus pontos de recarga.

Quem comprar um Tesla depois desta data terá, ainda assim, 400 kWh de recarga gratuitos por ano. Uma vez ultrapassada a energia oferecida o utilizador poderá vir a pagar 23 cêntimos por cada quilowatt de energia carregada.

Neste momento ainda não é cobrada a energia de recarga em qualquer posto de carregamento da Tesla. É chegar, ligar o carro, esperar e seguir.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteaston martinauctionaudiAudi A3Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW m5BMW X3BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBugattiCabrioCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupradaciaDacia Dusterdieseldiesel scandaldieselgatedrag raceelectricEMELemissionsEspanhaEstacionamentoestradasEuropaeuropeevFafeFaroFCAFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiitaliaItalyJaguarjeepJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes S-ClassmetrominiMini CooperMini CountrymanMitsubishiMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel CorsaOpel MokkaPalmelaParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche TaycanportagensPortoPortugalProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRange RoverrecallrenaultRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartspainspy shotssubarusupercarssuvsuzukitaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota Hiluxtoyota supratrucktuninguberukUnited StatesUSAvendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-Roc