Tem carro anterior a 2005? Então fica banido da Baixa de Lisboa em 2021

4 years, 2 months atrás - 6 Fevereiro 2020, Auto Monitor
Tem carro anterior a 2005? Então fica banido da Baixa de Lisboa em 2021
No próximo ano, carros com matrícula anterior a 2005 não poderão circular pela Baixa de Lisboa. De acordo com um relatório elaborado pela Câmara Municipal, citado pelo jornal Público, a proibição começa por abranger apenas viaturas anteriores a 2000, já este Verão.

Em Abril de 2021, a medida é alargada a automóveis anteriores a 2005, sendo que os residentes beneficiarão de condições especiais: poderão circular na Baixa desde que cumpram a norma Euro 4, ou seja, tenham matrícula posterior a 2000.

O relatório, lembra a mesma publicação, sustenta a criação da nova Zona de Emissões Reduzidas Avenida Baixa Chiado (ZER ABC). Apresentado no final da semana passada, este projecto envolve a transformação de várias ruas destas zonas em vias pedonais e o encerramento ao trânsito de parte da Avenida da Liberdade, entre outras alterações.

Recorde-se que, actualmente, os veículos anteriores a 2000 já estão proibidos de circular numa parte da Baixa e Avenida da Liberdade. A fiscalização está a cargo da Polícia Municipal e o número de coimas não tem sido elevado, embora se tenha registado um número de contra-ordenações três a quatro vezes superior em 2019, segundo avança fonte da autarquia ao Público.

Com a implementação da ZER, está prevista a instalação de sistemas electrónicos de controlo, que deverá resultar num aumento da fiscalização.

Apoiamos a Ucrânia