Em Abril de 2021, a medida é alargada a automóveis anteriores a 2005, sendo que os residentes beneficiarão de condições especiais: poderão circular na Baixa desde que cumpram a norma Euro 4, ou seja, tenham matrícula posterior a 2000.
O relatório, lembra a mesma publicação, sustenta a criação da nova Zona de Emissões Reduzidas Avenida Baixa Chiado (ZER ABC). Apresentado no final da semana passada, este projecto envolve a transformação de várias ruas destas zonas em vias pedonais e o encerramento ao trânsito de parte da Avenida da Liberdade, entre outras alterações.
Recorde-se que, actualmente, os veículos anteriores a 2000 já estão proibidos de circular numa parte da Baixa e Avenida da Liberdade. A fiscalização está a cargo da Polícia Municipal e o número de coimas não tem sido elevado, embora se tenha registado um número de contra-ordenações três a quatro vezes superior em 2019, segundo avança fonte da autarquia ao Público.
Com a implementação da ZER, está prevista a instalação de sistemas electrónicos de controlo, que deverá resultar num aumento da fiscalização.
Notícias Relacionadas