Na cerimónia de entrega de 14 Renault ZOE e de 6 Renault Kangoo Z.E. a entidades públicas, empresas privadas e famílias voluntárias, o francês Eric Feunteun, Diretor do Programa de Veículos Elétricos e New Business do Grupo Renault, sublinhou: "Estamos muito satisfeitos com esta associação com a EEM e com o Governo Regional da Madeira para o desenvolvimento deste inédito ecossistema elétrico inteligente. Um projeto que demonstra que, para além dos transportes, a revolução elétrica vai mudar o nosso quotidiano. O nosso objetivo é o de construirmos um modelo reproduzível noutras ilhas, cidades ou bairros... sempre com o mesmo espírito e a mesma vocação; implementar, em larga escala, soluções de mobilidade elétrica ao alcance de todos".
Com várias etapas de permeio, o projeto "Porto Santo Sustentável - Smart Fossil Free Island" prevê que, um dia, o parque circulante de Porto Santo seja constituído por cerca de um milhar de automóveis elétricos. Nessas circunstâncias, a ilha pode conquistar o estatuto de território sem combustíveis fósseis e emissões quase nulas de dióxido de carbono, com tudo o que isso implica de positivo em termos de sustentabilidade ambiental, social e económica. Ou seja, mais qualidade de vida e uma mais eficaz gestão dos recursos naturais existentes. Mas, nessa altura, também está previsto que cerca de 80% da produção de energia não dependa dos combustíveis fósseis.
Carregamentos inteligentes
As primeiras duas dezenas de viaturas zero emissões alocadas ao projeto vão servir as diferentes necessidades do quotidiano dos seus utilizadores. Para cada uma das unidades está associado um posto de carregamento instalado pela EEM.
Numa fase posterior, estes automóveis vão ser capazes de fazer carregamentos inteligentes. Ou seja, só vão carregar à máxima potência quando a disponibilidade de eletricidade for superior às necessidades, como por exemplo, nos picos de produção das fontes renováveis.
Mas carregamentos inteligentes também serão sinónimo de carregamentos reversíveis (Vehicle-to-grid). Nestas condições, os automóveis serão capazes de injetar eletricidade na rede aquando dos picos de consumo ou "simplesmente" funcionar como unidades de armazenamento temporário de energia.
Numa 3.ª fase, as baterias, em segunda vida, originárias da gama elétrica da Renault, irão armazenar a energia, por definição intermitente, produzida pelas centrais solares e eólicas da ilha do Porto Santo. Esta energia armazenada será restituída à rede quando tal for necessário. O Grupo Renault demonstra assim, pela primeira vez, que é possível reutilizar as baterias, em segunda vida, em benefício de um ecossistema local.
O compromisso do Governo Regional da Madeira
Também presente na cerimónia de entrega das primeiras viaturas, que decorreu em Porto Santo, Pedro Calado, Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira, destacou que "este projeto inovador e estratégico para a Região Autónoma da Madeira, visa a criação de uma solução de mobilidade sustentável a partir do desenvolvimento de um ecossistema elétrico na ilha do Porto Santo. O programa ambicioso que tem vindo a ser desenvolvido pelo Governo Regional da Madeira, através da Empresa de Eletricidade da Madeira, S.A. (EEM) e em parceria com a empresa Renault, S.A., tem por objetivo tornar a Ilha do Porto Santo num território europeu sem combustíveis fósseis e emissões quase nulas de dióxido de carbono, visando garantir, a médio e longo prazos, a sua sustentabilidade ambiental, social e económica e, em simultâneo, criar um fator diferenciador para a ilha".
Semanas depois das assinaturas dos protocolos, está assim dado no terreno o primeiro passo para que Porto Santo adquira o estatuto de primeira "Ilha Inteligente" do planeta. Um programa que, no futuro, a EEM e o Grupo Renault admitem implementar também na ilha da Madeira.
Mobilidade sustentável
Um projeto que ilustra o compromisso do grupo Renault no estabelecimento de parcerias públicas e privadas que visem a criação de soluções de mobilidade sustentável ao alcance de todos, em linha com a estratégia do grupo, que pretende ser um ator incontornável no desenvolvimento de ecossistemas elétricos e um fornecedor de soluções inteligentes de mobilidade para as cidades do futuro.
Para a conceção deste ecossistema, o Grupo Renault utilizará os seus automóveis elétricos, mas também recorrerá a soluções tecnológicas testadas e comprovadas.
Enquanto grupo pioneiro e líder da mobilidade elétrica na Europa, o Grupo Renault vai para além do seu papel de construtor automóvel, tornando-se num ator de todo o ecossistema elétrico e energético, com a ajuda dos seus parceiros. No quadro do projeto de Porto Santo, o Grupo Renault está associado a outros relevantes atores do setor da energia: Bouygues Energies et Services, The Mobility House e ABB.