Quer alugar um carro? As 10 coisas que precisa saber

5 years, 7 months atrás - 17 Setembro 2018, Auto Monitor
Quer alugar um carro? As 10 coisas que precisa saber
O automóvel de aluguer pode ser uma solução, mas antes de proceder a uma reserva o cliente deverá ter em conta vários fatores que o ajudarão a poupar dinheiro e a evitar surpresas.

Efetuar várias reservas, ou subscrever um seguro de todos os riscos, são alguns dos truques que se devem conhecer no momento de alugar um veículo. É também importante comparar preços para um mesmo veículo em diferentes empresas de aluguer.

1. Antecipação

Portugal e Espanha são dos países da Europa com maior tráfego de turistas, pelo que, para alugar um automóvel para viajar pela península, é aconselhável realizar a reserva com, pelo menos, um mês de antecedência.

A medida que se aproximam datas importantes, como as férias de verão, o Natal ou a Semana Santa, a procura por aluguer de veículos aumenta e os preços sobem. Tenha em conta que o preço também varia em função do modelo escolhido ou da localização.

Contudo, caso necessite de um automóvel  o mais rápido possível, existem aplicações como a DriiveMe, que oferece alugueres de veículos por tão somente um euro. É muito fácil: escolhe entre os trajetos disponíveis no seu site na Internet e na App, e aluga o veículo por apenas um euro (mais custos de reabastecimento e portagens).

2. Efetuar várias reservas

Efetuar diferentes reservas com antecedência ajuda a decidir com tranquilidade o destino que se deseja visitar e a conseguir o melhor preço. Por outro lado, se não tem certas as datas em que irá viajar, o melhor é efetuar reservas com diferentes datas.

Contudo, garanta desde logo que a reserva oferece a opção de cancelamento gratuito.

3. Se tiver menos de 25 anos, não seja o condutor principal

A maioria das empresas de aluguer exige que se pague um custo adicional caso o condutor não tenha mais de 25 anos. Embora seja costume exigir um mínimo de dois anos de carta, para algumas empresas ter menos de 25 anos implica um custo adicional. Para evitar este encargo, é melhor que quem vá conduzir o automóvel supere essa idade e tenha carta de condução, de preferência, há mais de quatro anos.

4. Contrate um seguro de todos os ricos sem franquia

No momento de reservar um veículo, a maioria das empresas retém uma importância bastante elevada nos cartões de crédito, para se protegerem perante eventuais defeitos, batidas ou multas. Este depósito ou caução depende de muitos fatores, e, por vezes, pode igualar o valor da franquia. Caso contrate um seguro de todos os ricos sem franquia, garantirá que será retida uma verba menor na sua conta.

5. Cuidado com a política sobre o combustível

No momento de escolher a política sobre o combustível do veículo existem várias opções. A mais utilizada é a recolher o automóvel com o depósito cheio e devolvê-lo da mesma forma. Com esta opção não terá que pagar adiantadamente o depósito de combustível, nem nenhuma outra taxa, e ainda poderá escolher abastecimento mais económico.

Apoiamos a Ucrânia