
Quando pensamos na BYD, a tendência é associá-la de imediato a SUV totalmente elétricos. No entanto, o construtor chinês tem agora uma nova aposta para o mercado europeu.
Chama-se Seal 6 DM-i Touring e marca a entrada da BYD no segmento das carrinhas na Europa, um formato que, apesar do domínio dos SUV, ainda é muito popular em mercados-chave, como o alemão. E, ao contrário da maioria dos modelos da marca, não é elétrica e só está disponível como híbrida plug-in.
Já chegou a Portugal, com preços a começar nos 45 490 euros e veio acompanhada de uma berlina, Seal 6 DM-i, de linhas mais elegantes, que tem um preço de entrada um pouco inferior, de 43 990 euros
Com 4850 mm de comprimento, 1865 mm de largura, 1505 mm de altura e uma distância entre eixos de 2790 mm, a BYD Seal 6 DM-i Touring chega ao mercado com a «mira» apontada a duas das propostas mais reconhecidas do mercado: a Volkswagen Passat e a Skoda Superb.
Ainda assim, medir forças em dimensões não será suficiente. Há toda uma história que a marca chinesa ainda não «escreveu» pelo que, para se afirmar, terá de destacar-se com outros argumentos.
Espaço para tudo
O BYD Seal 6 DM-i Touring apresenta-se com linhas suaves e com uma assinatura luminosa distinta. Os faróis dianteiros e traseiros desenham um duplo “L”, com as óticas traseiras ligadas por uma faixa em LED.
No interior, o grande destaque vai para o espaço disponível, que beneficia, sobretudo, quem viaja nos lugares traseiros. A capacidade da bagageira também está longe de desiludir, com a marca a anunciar 500 litros — apenas 10 litros a menos que a «rainha» do espaço Skoda Superb na sua variante híbrida plug-in. As Superb só a combustão são «cavernosas», anunciando 690 litros.
Destacam-se ainda o par de ecrãs: o mais pequeno (8,8″) é destinado ao painel de instrumentos, ao passo que o maior (15,6″), no centro do habitáculo, se destina ao sistema de infoentretenimento. Este último, peca por integrar todas as funções do veículo, incluindo o sistema de climatização.
Apenas uma motorização e uma versão
Disponível apenas na versão mais equipada Comfort, a carrinha chinesa oferece uma lista de equipamento bastante completa, destacando-se os faróis automáticos em LED, bancos elétricos em pele vegan aquecidos e ventilados, câmaras 360º e teto de abrir panorâmico.
A nível mecânico, a Seal 6 DM-i Touring só está disponível com um sistema híbrido plug-in, que combina os préstimos de um motor a gasolina de 1,5 litros com dois motores elétricos, para uma potência total de 156 kW (212 cv).
Este sistema funciona de forma semelhante ao e:HEV da Honda. Isto significa que, na maioria do tempo, é o motor elétrico assegura a tração do veículo, enquanto o motor térmico atua como gerador para alimentar a bateria de 19 kWh. Quanto carregada, anuncia uma autonomia elétrica de até 105 km (WLTP) e consumos tão baixos quanto 1,7 l/100 km.
Quando a carga desta se esgota, contamos ainda com um depósito de combustível de 65 litros, permitindo alcançar uma autonomia total de 1350 km.
Embora se trate de uma híbrida plug-in, a Seal 6 destaca-se por suportar até 26 kW em corrente contínua (DC), o que permite carregar dos 30% aos 80% em apenas 23 minutos.
Ao volante
Apesar do contacto breve, a carrinha impressionou pela suavidade em estrada, uma qualidade que também pudemos aferir quando ensaiámos o mais pequeno dos BYD: o Dolphin Surf. Mesmo com jantes de 18”, não transmite desconforto em pisos irregulares. A qualidade dos materiais e da montagem também convence, sem registar ruídos parasitas.
No que toca à experiência de condução em si, o sistema híbrido mostrou-se eficaz, privilegiando sempre a utilização elétrica, mesmo quando a bateria está praticamente descarregada. Quanto aos consumos, teremos que aguardar por um teste mais prolongado para aferir a eficiência do sistema.
A partir de quanto?
Como mencionado acima, o BYD Seal 6 DM-i Touring já está disponível em Portugal desde 45 490 euros, mas para empresas e empresários em nome individual (ENI), o preço arranca nos 32 990 euros (+IVA).
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