É oficial. A Leapmotor International, a nova marca automóvel que resulta da joint venture liderada pela Stellantis com a chinesa Leapmotor (51%-49%), é uma realidade.
Recordamos que em outubro de 2023, a Stellantis adquiriu 20% da Leapmotor com o intuito não só de ter uma presença mais sólida no mercado chinês, como também o de garantir os direitos exclusivos para exportação, venda e fabrico dos modelos Leapmotor fora da China.
Ontem, na conferência de imprensa realizada na China — que assistimos online —, foram revelados os planos de expansão da Leapmotor International, tendo contado com as presenças de Carlos Tavares, diretor executivo da Stellantis, e Zhu Jiangming, fundador, presidente e diretor executivo da Leapmotor.
“A criação da Leapmotor International representa um grande avanço para ajudar a resolver a questão urgente do aquecimento global com elétricos de última geração, que vão competir com as marcas chinesas presentes nos principais mercados de todo o mundo.”
Carlos Tavares, Ceo Da Stellantis
Portugal entre os primeiros
A expansão global anunciada terá início na Europa a partir do próximo mês de setembro, mas promete chegar rapidamente a outras regiões do mundo no último trimestre do ano: Índia, Ásia-Pacífico (excluindo China), Médio Oriente, África e América do Sul.
Detalhando o plano de expansão para a Europa, em setembro veremos a Leapmotor International chegar inicialmente a nove países, onde se inclui Portugal. Espanha, França, Itália, Alemanha, Roménia, Bélgica, Grécia e os Países Baixos (a sede da nova empresa é em Amesterdão) são os restantes.
O lançamento da Leapmotor International na Europa irá apoiar-se na extensa rede de distribuição da Stellantis, contando, desde logo, com 200 pontos de venda. Número que aumentará para 500 até 2026.
Os primeiros Leapmotor a chegar
Com o tópico quente dos elétricos baratos chineses em cima da mesa — que já deu azo a uma investigação da União Europeia —, este negócio permite à Stellantis expandir rapidamente a oferta de elétricos com preço competitivo (e não ao «preço da chuva») nos principais mercados globais e não só na China.
Essa estratégia não podia ser mais clara se repararmos nos dois primeiros modelos a chegar ao mercado europeu, o T03 e o C10, que não podiam ser mais diferentes.
Se o T03, um citadino, deverá preencher a necessidade de elétricos baratos, o bem maior C10 tem outras ambições. Zhu Jiangming, o «patrão» da marca, indicou que entre os principais concorrentes do C10 estão o Tesla Model Y e o Volkswagen ID.4. Precisamente os que mais vendem no seu segmento.
O C10 é um concentrado da tecnologia desenvolvida pela Leapmotor, assente sobre a arquitetura tecnológica do construtor LEAP3.0, com tecnologia cell-to-chassis (CTC). Ainda não foram divulgadas as especificações finais da versão europeia do C10, mas a Leapmotor promete uma autonomia de 420 km (WLTP) e uma classificação Euro NCAP de cinco estrelas.
O T03 junta-se ao Fiat 500 na oferta de citadinos elétricos da Stellantis. Ao contrário do italiano, o citadino chinês tem cinco portas e a Leapmotor diz que, apesar das dimensões exteriores serem compactas, as cotas internas estão ao nível do segmento acima. É anunciada uma autonomia de 265 km em ciclo WLTP.
Ofensiva de modelos
O C10 e o T03 são apenas os primeiros de muitos. Durante o evento, Zhu Jiangming, o diretor executivo da Leapmotor, anunciou mais modelos quatro até 2027.
Em 2025 está previsto ser lançado mais um SUV, enquanto em 2026 está programado o lançamento de dois hatchbacks (automóveis com carroçarias de dois volumes). Por fim, em 2027, será lançado mais um SUV.
Como podemos ver no gráfico acima, os novos modelos vão preencher o espaço entre o T03 e o C10, ou seja, vão posicionar-se no segmento B (utilitários) e no segmento C (pequenos familiares).
A Leapmotor não faz apenas 100% elétricos a bateria. Atualmente comercializa versões de alguns dos seus modelos com extensor de autonomia a combustão, opção que é para continuar a apostar. Fica por saber se essa opção chegará à Europa.
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