O preço dos carros novos continua a aumentar. O custo das matérias primas e as normas de emissões e segurança cada vez mais exigentes estão a empurrar os preços e a deixar os consumidores à «beira de um ataque de nervos».
A cereja no topo do bolo? Portugal tem uma fiscalidade pouco amiga do consumidor e do ambiente. Motivos que concorrem para um parque automóvel cada vez mais envelhecido. Temos mais de 1,5 milhões de carros na estrada com idade superior a 20 anos.
Apesar deste cenário, há modelos que conseguem contrariar esta tendência em pleno 2024. Este artigo é inteiramente dedicado aos modelos que podem comprar por menos de 20 mil euros. Mas aqui, vamos concentrar-nos apenas nos SUV mais baratos, a carroçaria mais desejada pelos portugueses.
Novo Dacia Duster
É o rei incontestável do preço. O novo Dacia Duster — sigam esta ligação para o teste completo — já está disponível em Portugal a partir de 19 150 euros. Ou seja, abaixo da barreira dos 20 mil euros. O que dá margem para brincar um pouco mais com a lista de opcionais.
Porém, os argumentos do Dacia Duster não se esgotam no preço. O espaço disponível para os passageiros nos bancos traseiros é generoso, a capacidade da bagageira também e o nível de equipamento já considera tudo a aquilo que é essencial.
Além disso, por este preço o novo Dacia Duster vem com uma motorização bi-fuel, que pode ser alimentada por gasolina ou GPL (gás petrolífero liquefeito) e assim reduzir substancialmente os custos por quilómetro. Tudo o que precisam de saber sobre o novo Dacia Duster está nesta ligação.
Novo Citroën C3 Aircross
Finalmente o Dacia Duster tem concorrência direta. O novo Citroën C3 Aircross está disponível em Portugal a partir de 18 990 euros. Além disso está disponível numa versão com sete lugares. Vai ser um osso duro de roer.
E tal como o Dacia Duster, esta nova geração do modelo francês aposta forte no preço, no espaço e numa oferta de equipamento que se concentra no essencial: ar condicionado, fecho centralizado, infoentretenimento com ligação para smartphones, itens de segurança obrigatórios e outros tantos equipamentos que já não mencionamos porque damos por adquiridos.
Relativamente ao visual, o novo Citroën C3 Aircross aposta numa imagem distinta do antecessor, mais jovem e aventureira e claramente SUV. Sem dúvida que é um modelo para continuarmos atentos em 2024 e 2025. As nossas primeiras impressões já estão neste artigo, brevemente vamos conduzi-lo.
Kia Stonic
É o mais pequeno neste lote e o mais vocacionado para a cidade. O Kia Stonic está disponível em Portugal a partir de 17 850 euros — todos os preços dos modelos da marca sul-coreana integram uma componente de campanha.
Na base da sua oferta tem um motor a gasolina naturalmente aspirado com 1,2 l, mas a versão mais interessante é a 1.0 T-GDi, também a gasolina. Graças à tecnologia turbo garante a este modelo mais «músculo», principalmente para enfrentar trajetos mais longos ou com mais passageiros.
Como é habitual na Kia, a dotação de equipamento é muito completa e a garantia é extensa: sete anos ou 150 mil quilómetros. É um modelo que já passou pela Razão Automóvel em teste na versão topo de gama:
Outros modelos a considerar
Por não oferecer uma carroçaria SUV, não podemos considerar o Dacia Jogger que também tem preços abaixo dos 20 mil euros. Mas merece uma menção devido às suas dimensões e oferta de espaço no interior. Ou seja, repete todos os argumentos do Duster, menos no estilo.
O Hyundai Bayon também não entra nesta lista dos SUV mais baratos por uma «unha negra», ou se preferirem, por 1350 euros. Um modelo que quando foi lançado em Portugal há três anos custava 20 200 euros, hoje custa um pouco mais: 21 250 euros.
Está marginalmente mais caro, mas continua a ser um modelo com muito boa aceitação no nosso país. Motivos? Dimensões compactas, boa qualidade, preços ajustados e claro… tem as formas SUV da moda.
Caso as alternativas nos veículos novos não sejam do vosso agrado, há sempre a possibilidade de recorrer ao mercado de usados. Em Piscapisca.pt há neste momento 3760 SUV há venda com preços abaixo dos 20 mil euros. Agora é só escolher.
Notícias Relacionadas