Os SUV ou crossover tornaram-se nos modelos mais populares na Europa junto dos consumidores, obrigando os construtores a apostar nesta tipologia.
Como as vendas de outros tipos de carroçaria tem vindo a diminuir, caso dos monovolumes tradicionais, algumas marcas decidiram acabar com a sua produção, substituindo-os por outras alternativas, algumas delas baseadas em veículos comerciais. Este é um caminho seguido por exemplo pelo grupo Stellantis. Outro modelo emblemático que desapareceu como monovolume para renascer como SUV foi o Renault Espace.
No mercado nacional não faltam as propostas para este segmento, em termos de dimensões, posicionamento e, naturalmente, preço. Neste trabalho damos a conhecer os cinco modelos mais baratos que se encontram em comercialização, com base na informação recolhida nos configuradores das marcas. Alertamos, no entanto, que a opção por uma viatura mais acessível pode implicar cedências, designadamente ao nível da segurança activa e passiva.
Os cinco modelos são apresentados por uma ordem decrescente em termos de preço de venda ao público, partindo da versão de entrada. Como curiosidade, o Dacia Duster deixou de ser o modelo mais acessível do segmento.
Toyota Aygo X Play 1.0G - 16 690€
Concebido e produzido na Europa, o Toyota Aygo X é um crossover para o segmento A, com um comprimento exterior de 3,7 metros, que se destina a satisfazer uma clientela que pretende um automóvel urbano compacto, repleto de tecnologia, mas (relativamente) acessível e com baixos custos de utilização.
Construído a partir da plataforma GA-B da Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA) - a mesma do Yaris e do Yaris Cross - este modelo distingue-se pelo estilo irreverente.
A linha do tejadilho em cunha transmite um maior dinamismo e proporciona uma imagem mais radical, inspirada num SUV. As óticas dianteiras LED possuem a forma de uma asa, enquanto a grelha de grandes dimensões, os faróis de nevoeiro e a proteção inferior foram desenhadas com base no tema do trapézio duplo que faz parte da identidade do
O Aygo X está equipado com um bloco a gasolina de três cilindros e 998 cc do Aygo original, não tendo turbocompressor nem qualquer assistência elétrica. Associado a uma caixa manual de cinco velocidades, este motor tricilíndrico desenvolve uma potência de 72 cv.
No capítulo da segurança, o Aygo X obteve quatro estrelas nos testes Euro NCAP com 78% na proteção de ocupantes adultos, 78% na proteção de crianças e 72% na proteção de peões.
Citroën C3 Aircross You 1.2 PureTech 100 cv - 18 990€
A Citroën lançou recentemente a mais recente geração do C3 Aircross, que abraça a tipologia SUV com um capot alto e horizontal, guarda-lamas e vias alargadas, ombros sólidos que beneficiam de uma proteção que recorta as rodas de grandes dimensões, com um diâmetro de 690 mm.
O novo SUV-B da Citroën adota a nova linguagem de estilo da marca, de que o concept Oli foi o manifesto e o C3 a primeira realização. O seu design integra, assim, a nova assinatura de identidade da marca e formas bem afirmadas. A frente fortemente verticalizada exibe o novo logótipo Citroën e adota a assinatura luminosa característica composta por 3 segmentos luminosos.
A combinação de um comprimento exterior de 4,39 metros e uma longa distância entre-eixos permite oferecer mais espaço para as pernas dos passageiros traseiros, além de uma bagageira com uma capacidade de 460 litros.
A versão de entrada assenta no nível de equipamento You , que inclui Smartphone Station, ar condicionado manual, Citroën Head-Up Display, suspensões Citroën Advanced Comfort, sensores de estacionamento traseiros, faróis automáticos. No capítulo mecânico, o C3 Aircross mais acessível está associado ao motor a gasolina de três cilindros 1.2 PureTech e s uma caixa manual de seis velocidades. Este modelo ainda não teve classificação de segurança Euro NCAP.
Dacia Duster Essential Eco-G GPL - 19 150€
Lançado originalmente em 2010, o Dacia Duster impôs-se no mercado junto de todos aqueles que procuram um SUV confortável, robusto, de linhas agradáveis e, sobretudo, com um preço acessível. Neste capítulo, a terceira geração deste modelo, introduzida em 2023, é proposta, na versão de entrada, Essential, por um preço a partir de 19 150 euros.
O Duster é construído sobre a plataforma CMF-B, que permite oferecer mais espaço para passageiros e bagagem do que a geração anterior, mas apresenta as mesmas dimensões compactas, com um comprimento máximo de 4,34 metros, largura de 1,81 metros, altura de 1,66 metros e distância entre-eixos de 2,66 metros.
A versão Essential está equipada com um motor turbo bifuel de três cilindros em linha de 999 cc, denominado Eco-G (Gasolina / GPL), que desenvolve uma potência de 91 cv às 4800 rpm e um binário máximo de 160 Nm às 2000 rpm. A tração às rodas dianteiras é assegurada por uma caixa manual de seis velocidades. Em termos de prestações, o SUV da Dacia acelera dos 0 aos 100 km/h em 11,7 segundos e pode alcançar uma velocidade máxima de 178 km/h.
O equipamento de série da versão de entrada do Duster faz jus ao seu nome, incluindo o Media Control, barras de tejadilho fixas, seis airbags, sistema de estacionamento traseiro e aos dispositivos de assistência obrigatórios ao abrigo do regulamento europeu de segurança de veículos, GSR2.
No que se refere à segurança, os resultados obtidos pelo Dacia Duster ficam aquém dos principais concorrentes: três estrelas, 70% na proteção de ocupantes adultos, 84% na proteção de crianças e 60% na proteção de peões. A marca terá de fazer melhor neste capítulo.
Kia Stonic 1.2 CVVT Dynamic - 18 875€
O modelo mais compacto da gama de SUV e crossovers da Kia é o Stonic, que se carateriza por apresentar um comprimento de 4,14 metros, uma largura de 1,76 metros e uma altura de 1,52 metros.
A versão de entrada é a 1.2 CVVT ISG Dynamic que está disponível a partir de 18.275 euros. Por baixo do capot encontra-se um motor a gasolina de 1248 cc que debita uma potência de 84 cv às 6000 rpm e um binário de 118 Nm às 4200 rpm. As prestações estão longe de impressionar com uma aceleração dos 0 aos 100 kmn/h a fazer-se em 13 segundos e a velocidade máxima a atingir os 165 km/h. A potência é transmitida às rodas dianteiras por uma caixa manual de cinco relações.
O equipamento de série deste nível de equipamento inclui alarme, encostos de cabeça ativos, faróis de nevoeiro dianteiros, programas eletrónico de estabilidade e de distribuição de travagem, auxiliar de arranque em subida, ar condicionado manual, Bluetooth mãos livres com reconhecimento de voz, câmara e sensores de estacionamento traseiros com guias dinâmicos, cluster digital, cruise control com limitador de velocidade, rádio com ecrã tátil de 8", sensor de luz, sistema ISG (Idle Stop & Go), entre outros.
No capítulo da segurança, o Kia Stonic com pacote Standard, obteve três estrelas nos testes Euro NCAP com 85% na proteção de ocupantes adultos, 84% na proteção de crianças e 62% na proteção de peões. Com Safety Pack, recebeu cinco estrelas, 93% na proteção de ocupantes adultos, 84% na proteção de crianças e 71% na proteção de peões.
Suzuki Ignis 1.2 Mild Hybrid GLE 19 387€
Único no seu segmento pelo seu conceito e design, assim como por oferecer tecnologia híbrida em todas as suas versões e tração integral AllGrip nas versões 4×4, o Suzuki Ignis apresenta um comprimento exterior de apenas 3,7 metros, uma largura de 1,69 metros e uma altura de 1,61 metros.
Todas as versões estão disponíveis com o sistema híbrido ligeiro SVHS (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki) em associação com o motor a gasolina de quatro cilindros de 1,2 litros, que desenvolve uma potência de 83 cv às 6000 rpm e um binário de 107 Nm às 2800 rpm.
A tração é assegurada pelas rodas dianteiras, sendo a potência transmitida às mesmas por uma caixa manual de cinco velocidades. Em termos de prestações, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 12,7 segundos e uma velocidade máxima de 165 km/h.
O equipamento de série da versão GLE compreende barras de tejadilho, faróis LED, computador de bordo, bancos dianteiros aquecidos, travagem de emergência, alerta de mudança de faixa, assistência na travagem, programa eletrónico de estabilidade, ABS com EBD.
No que se refere à segurança, o Suzuki Ignis com pacote Standard, obteve três estrelas nos testes Euro NCAP com 79% na proteção de ocupantes adultos, 79% na proteção de crianças e 67% na proteção de peões. Com Safety Pack, recebeu cinco estrelas, 87% na proteção de ocupantes adultos, 79% na proteção de crianças e 77% na proteção de peões.
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