Peugeot 5008: O SUV de sete lugares líder do mercado chega a Portugal em setembro

1 month, 3 weeks atrás - 5 Setembro 2024, autonews
Peugeot 5008
Peugeot 5008
O novo PEUGEOT E-5008 estabelece uma nova referência ao tornar-se o único SUV totalmente elétrico a oferecer uma habitabilidade excecional para sete passageiros e uma autonomia elétrica até 660 quilómetros.

Beneficiando da plataforma STLA Medium, o E-5008 responde às necessidades dos clientes que procuram um SUV de grandes dimensões com um design assertivo, um interior acolhedor e uma performance elétrica eficiente. 

A PEUGEOT oferece também uma total tranquilidade aos seus clientes, proporcionando ao PEUGEOT E-5008 uma garantia de 8 anos/160.000 km através do seu programa ALLURE CARE.

Empenhada em tornar-se uma marca 100% elétrica, a PEUGEOT continua a expandir a sua gama para responder a todas as exigências dos clientes.  O novo E-5008 é o único modelo do seu segmento a oferecer uma mobilidade 100% elétrica para sete passageiros, beneficiando de um interior excecionalmente generoso e acolhedor. 

Os novos PEUGEOT 5008 & E-5008 mostram a flexibilidade da plataforma STLA Medium da Stellantis e são os primeiros modelos a beneficiar de uma configuração estendida desta plataforma. A distância entre eixos de 2,90 metros é particularmente generosa, tornando-os muito espaçosos, com um comprimento total de 4,79 metros.

A inovadora plataforma STLA Medium foi concebida para oferecer o melhor desempenho da sua categoria no que respeita aos critérios mais importantes para os clientes: autonomia (até 660 km), tempo de carregamento (20% a 80% em 30 minutos), prazer de condução, desempenho, eficiência e serviços conectados (planificador de viagem, carregamento inteligente, função "vehicle-to-load", atualizações "over-the-air").

O novo PEUGEOT E-5008 é produzido exclusivamente na fábrica de Sochaux e beneficia do programa ALLURE CARE com uma garantia de até 8 anos / 160.000 km, a mais longa de todas as marcas europeias.

Os novos PEUGEOT 5008 e E-5008 serão comercializados no outono de 2024. A gama oferece duas versões - Allure e GT - com três packs de opções para uma escolha fácil, três motorizações elétricas (210 cv, 230 cv de autonomia longa e 320 cv Dual Motor com dois motores elétricos e tração às 4 rodas), bem como duas mecânicas eletrificadas, uma Hybrid 48V (136 cv) e uma Plug-in Hybrid(195 cv).

Um design poderoso e de requinte

Os novos PEUGEOT 5008 e E-5008 apresentam uma silhueta aerodinâmica e um interior requintado, assegurando ao mesmo tempo uma excelente eficiência. Os novos 5008 e E-5008 distinguem-se pelo seu forte carácter SUV, que inspira robustez e segurança, aliado a uma silhueta muito dinâmica.

A linha de cintura relativamente alta e os ‘ombros’ muito pronunciados do modelo conferem-lhe uma forte presença em estrada, tal como as suas dimensões generosas (comprimento: 4,79 m, largura: 1,89 m, altura: 1,69 m).

O design dos novos 5008 e E-5008 sugere movimento. A inclinação do óculo traseiro é realçada por elementos de design laterais sofisticados, assim como a parte dianteira, que apresenta a nova assinatura luminosa e a inovadora grelha frontal que se funde com a cor da carroçaria.

A gama 5008 GT está equipada de série com a nova tecnologia Pixel LED da PEUGEOT, adaptando automaticamente os faróis às condições de circulação, mantendo uma iluminação ideal sem incomodar os outros utilizadores da estrada.

Dando continuidade ao trabalho inovador iniciado no PEUGEOT 408 e no novo 3008, o novo PEUGEOT 5008 apresenta jantes que contribuem para o seu estilo moderno e para o seu desempenho aerodinâmico.

Com o seu design técnico geométrico, as jantes de 19" e 20" têm no centro o novo emblema PEUGEOT.

No interior, o espetacular ecrã flutuante PEUGEOT Panoramic i-Cockpit® de 21" coloca os passageiros num ambiente tão hi-tech quanto user-friendly.

Nada é mais sofisticado do que a simplicidade. O novo 5008 adota esta filosofia, com laterais muito suaves, elegantes e verticais, realçando o requinte ao ocultar os vedantes das janelas laterais nas portas.

O número de inserções decorativas na carroçaria foi reduzido e as peças cromadas foram banidas em favor de apontamentos de tinta em elementos específicos: Cinzento Meteor no spoiler dianteiro e no para-choques traseiro, Preto Orbital nas coberturas dos espelhos retrovisores e na parte inferior da linha de cintura. 

O novo 5008 está disponível em seis cores: Azul Obsession, Azul Ingaro, Branco Okénite, Preto Perla Nera, Cinzento Artense e Cinzento Titane.  Na versão GT, a pintura em dois tons, com um tejadilho preto brilhante, é de série.

O requinte superior do interior do novo 5008 beneficia todos os passageiros. Por exemplo, os elegantes acabamentos em alumínio verdadeiro e a iluminação ambiente LED personalizável, disponível em oito cores, estendem-se pelo painel de instrumentos e pelas portas dianteiras e traseiras. Em conjunto, criam um ambiente tecnológico acolhedor e de alta qualidade.

Para conduzir e vivenciar

Quando se trata de emoção, o novo 5008 não deixa ninguém para trás. O condutor está no centro do espetacular Panoramic i-Cockpit® e os passageiros beneficiam de um espaço interior e de conforto excecionais.

As equipas PEUGEOT decidiram reunir dois dos três elementos fundamentais do i-Cockpit®: o head-up display e o grande ecrã tátil central. Estes estão agora integrados num ecrã panorâmico curvo com um único painel de 21'' de alta-definição que se estende do lado esquerdo do tablier até à consola central. 

Este ecrã panorâmico flutua verdadeiramente sobre o tablier. A iluminação ambiente LED sob o ecrã acentua o efeito "flutuante". Posicionado para uma ergonomia ideal, este ecrã panorâmico de 21'' está ligeiramente inclinado para o condutor, mantendo-se perfeitamente acessível ao passageiro. Este grande painel digital de qualidade excecional combina duas funções-chave do PEUGEOT i-Cockpit®:

- À esquerda, por cima do volante compacto, o ecrã reúne todas as informações de condução: velocidade, indicador de potência, ajudas à condução, fluxo de energia, etc.

- À direita, no centro do tablier, o ecrã tátil é acessível ao condutor e ao passageiro. Controla o aquecimento e o ar condicionado, a navegação, os sistemas multimédia e de conectividade, etc.

Na versão Allure dos novos 5008, o novo PEUGEOT i-Cockpit® é proposto de série com dois ecrãs digitais de 10'' num único suporte com o mesmo efeito flutuante do ecrã de 21''.

Componente fundamental do PEUGEOT i-Cockpit® desde o seu lançamento, o volante compacto foi amplamente reformulado para oferecer ainda mais sensações e maior conforto de condução. Mantém, naturalmente, o seu carácter compacto com um design modernizado. A almofada central redesenhada é mais pequena e "isolada" dos raios do volante para dar um efeito de levitação que faz lembrar o ecrã panorâmico no painel de instrumentos. 

Os comandos no volante compacto são novos. Detetam automaticamente os dedos do condutor para uma ergonomia ótima, mas só são ativados quando o condutor os pressiona para evitar uma ativação por engano.

A inteligência artificial, ChatGPT, também estará disponível no 5008, para permitir a interação entre os ocupantes e o veículo.  

Para apoiar os utilizadores e responder a quaisquer questões que possam ter, o sistema inclui documentação de bordo digital e uma ligação por código QR para tutoriais. As atualizações do sistema são efetuadas "over-the-air".

Agilidade surpreendente e uma condução confortável

Os novos 5008 e E-5008 são muito fáceis de conduzir. Graças à regulação dinâmica do chassis, na grande tradição da PEUGEOT, é confortável e eficaz nas estradas principais e especialmente ágil em cidade, com um diâmetro de viragem de 11,2 m. Para facilitar as manobras, o 5008 está equipado de série com uma câmara traseira que oferece ao condutor dois ângulos: visão traseira ou visão aérea. Esta câmara está equipada com um bocal de limpeza para uma imagem perfeita em todas as condições.

Em opção, o novo 5008 pode ser equipado com o sistema PEUGEOT VisioPark 360°, o qual oferece uma visão de 360° do ambiente graças a quatro câmaras e a doze sensores espalhados pelo veículo. Isto permite evitar qualquer obstáculo próximo do veículo.

Com o sistema Drive Assist Plus 2.0, o PEUGEOT 5008 assiste o condutor utilizando todos os sensores do veículo (câmaras, radar, etc.) e as informações do sistema de navegação conectada.

Estes sistemas de assistência foram concebidos para aliviar a tensão da condução em estradas com várias faixas de rodagem, como as autoestradas.

- Cruise control adaptativo com função Stop & Go e ajuda à manutenção da posição na faixa de rodagem: gere a direção e a velocidade do novo 5008 para o manter na faixa de rodagem e a uma velocidade predefinida pelo condutor.

- Mudança de faixa semiautomática: ajuda o condutor a mudar de faixa, com toda a segurança. Basta ativar o sinal de mudança de direção, premir o botão "OK" no volante e o sistema conduzi-lo-á para a nova faixa desejada.

- Recomendação antecipada de velocidade: deteta qualquer alteração no limite de velocidade através da leitura dos sinais de trânsito e da recolha de informações do sistema de navegação conectada, sugerindo ao condutor que ajuste a definição do cruise control  adaptativo em conformidade. Se for detetada chuva, o dispositivo sugere imediatamente a redução da velocidade de acordo com os limites de velocidade, por exemplo, de 130 km/h para 110 km/h na autoestrada.

Estes sistemas de condução semiautónoma requerem a validação do condutor. Os sensores asseguram que o condutor mantém sempre as mãos no volante.

•               Habitabilidade excecional para sete passageiros

Graças à sua generosa distância entre eixos, os novos 5008 e E-5008 oferecem um espaço notável para as pernas dos passageiros da segunda fila e a terceira fila estabelece uma nova referência no segmento C-SUV em termos de habitabilidade.

A segunda fila está equipada com lugares confortáveis que combinam um banco deslizante 60/40 com encostos 40/20/40, proporcionando a combinação perfeita de modularidade e conforto.   

Os encostos dos bancos da segunda fila reclinam-se independentemente em cinco posições para maior conforto dos passageiros em viagens longas. Foi dada especial atenção aos acabamentos, com revestimentos de alta qualidade em todos os bancos da segunda fila.

O acesso aos bancos da terceira fila é inigualável graças ao sistema Easy Access. Este sistema permite que os bancos da segunda fila sejam totalmente reclinados e deslizados para a frente em simultâneo. Esta nova cinemática melhora consideravelmente a acessibilidade à terceira fila de bancos. A manobra é simples graças a um comando situado na parte superior do encosto do banco. Combinado com a ampla abertura proporcionada pelas grandes portas traseiras, este sistema facilita a entrada de passageiros de todas as dimensões para os lugares da terceira fila.

O 5008 e o E-5008 podem acomodar até sete passageiros. A terceira fila oferece verdadeiros assentos com dois encostos independentes equipados com apoios de cabeça reguláveis. Estes bancos oferecem um conforto autêntico: espessura e suavidade das almofadas, encostos mais altos e altura livre para a cabeça otimizada para adultos. 

A cobertura da bagageira, que se ajusta à segunda ou terceira filas consoante a necessidade, beneficia de um espaço de arrumação dedicado sob o piso. Por fim, para facilitar a colocação de objetos, os 5008 estão equipados com uma porta traseira elétrica, de série na versão GT.

Para além das dimensões generosas do habitáculo dos novos 5008, os passageiros poderão desfrutar de um ambiente particularmente caloroso e acolhedor. As decorações combinam iluminação ambiente, alumínio verdadeiro e tecido decorado até à segunda fila. Harmoniosas, proporcionam uma sensação única de requinte e de bem-estar.

O grande teto panorâmico em vidro proporciona uma grande luminosidade. A sua secção dianteira pode ser aberta, o que é raro num veículo elétrico. O habitáculo é tão luminoso quanto possível até à terceira fila, que também beneficia de generosas áreas envidraçadas. 

Para garantir um ambiente saudável no interior, os novos PEUGEOT 5008 surgem equipados com o AQS (Air Quality System), que monitoriza constantemente a qualidade do ar que entra no habitáculo e, se necessário, ativa automaticamente a recirculação do ar. No modelo GT, esta tranquilidade é complementada pelo sistema de tratamento do ar Clean Cabin, o qual filtra os gases e as partículas poluentes. A qualidade do ar é apresentada no lado direito do ecrã panorâmico.

Performance elétrica de referência

O novo E-5008 apresenta uma gama de propulsores elétricos e eletrificados que constitui a referência do segmento em termos de performance, não só em termos de autonomia, mas também pela escolha que oferece aos clientes.

Concebido desde o início como um modelo elétrico, o novo E-5008 dispõe de uma gama de motores com zero emissões (oferecem uma autonomia elétrica de 500 a 660 km em ciclo WLTP, a aguardar homologação) incluindo uma motorização Dual Motor de tração às 4 rodas e uma versão de Longa Autonomia. 

Esta gama de motores síncronos de ímanes permanentes oferece mais potência e melhor eficiência.  As versões com tração às duas rodas disponibilizam 157 kW de potência e 345 Nm ou 170 kW e 345 Nm. A versão de dois motores com tração às quatro rodas oferece uma potência total de 237 kW (157 kW à frente e 80 kW atrás). O motor dianteiro debita um binário de 343 Nm e o motor traseiro disponibiliza 166 Nm.

A bateria de alta tensão de iões de lítio de 400V de composição química NMC (níquel, manganês e cobalto) está localizada sob o piso e alimenta o motor elétrico de tração.

Os outros componentes de consumo elétricos (luzes, infoentretenimento, etc.) continuam a ser alimentados por uma bateria de 12V, ela própria alimentada pela bateria de alta tensão através do conversor.

A gestão térmica da bateria utiliza a circulação de líquido de refrigeração. Isto permite um carregamento ultrarrápido, uma utilização otimizada da bateria e um tempo de vida mais longo.

A bomba de calor assegura naturalmente uma temperatura confortável para os ocupantes, preservando a energia da bateria.

Confiante na qualidade dos seus produtos, a PEUGEOT oferece aos clientes do novo E-5008 o "PEUGEOT Allure Care", um programa que garante a sua tranquilidade, abrangendo a integralidade do veículo, incluindo a bateria, até 8 anos/160.000 km.

A garantia PEUGEOT Allure Care do novo E-5008 é ativada automaticamente durante dois anos ou 25.000 km após cada manutenção efetuada na rede PEUGEOT.

Os PEUGEOT 5008 e E-5008 beneficiam da nova plataforma STLA Medium da Stellantis, numa configuração estendida em relação aos novos 3008. Concebida para os veículos elétricos do Grupo, estabelece uma nova referência no mercado.

A plataforma STLA Medium "BEV-by-design" fornece uma energia recorde entre as rodas, com até 98 kWh. A sua conceção de alto desempenho, que também permite uma aerodinâmica eficiente (SCx de 0,77), significa que o E-5008 oferece a melhor autonomia do seu segmento (até 660 km**).

A tomada de carregamento situada no guarda-lamas traseiro esquerdo dispõe de ligações Modo 2/3 (AC) e Modo 4 (DC).

Estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo para o carregamento em corrente alternada, que respondem a todas as utilizações e soluções de carregamento dos clientes, com um carregador trifásico de 11 kW de série e, em opção, a disponibilizar mais tarde, um carregador trifásico de 22 kW.

Para o carregamento em corrente contínua, através de carregadores rápidos, a ficha Modo 4 do novo E-5008 aceita potências até 160 kW. Isto permite recuperar 100 km de autonomia em apenas 10 minutos e recarregar de 20% a 80% em 30 minutos. 

Uma gama completa de grupos propulsores eletrificados

Para acompanhar os seus clientes na transição para a eletrificação total, a PEUGEOT propõe igualmente o novo 5008 com motorizações híbridas.

O 5008 Hybrid 136 cv e-DCS6 está equipado com o sistema PEUGEOT HYBRID 48V, o qual consiste num motor a gasolina de 136 cv de nova geração associado a uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades que integra um motor elétrico. Graças a uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário suplementar a baixas rotações e uma redução de até 15% do consumo de combustível (5,8 l/100 km em ciclo misto WLTP**). Em condução urbana, o novo 5008 Hybrid 136 cv e-DCS6 pode funcionar até 50% do tempo em modo 100% elétrico com zero emissões.

O novo 5008 alarga o seu leque de grupos motopropulsores com a introdução de um Plug-In Hybrid 195 cv e-DCS7, que associa um motor elétrico de 92 kW a um motor de combustão interna de 150 cv, para uma potência combinada de 195 cv. 

A sua bateria de grande capacidade permite-lhe atingir uma autonomia de 82 km em modo 100% elétrico. Esta versão está equipada com um depósito de combustível de 60 litros, o que lhe permite bater um recorde de autonomia.

A abordagem à conceção sustentável é ilustrada pela redução do número de inserções decorativas na carroçaria e pela remoção de todas as peças cromadas do exterior dos novos 5008.

Uma gama clara e simples

Os novos 5008 estão disponíveis em duas versões: Allure e GT, ambas com uma lotação de sete lugares.

Os 5008 ALLURE dispõem de uma pintura monocromática e estofos que combinam TEP e tecido com padrões em relevo. Principais equipamentos de série: acesso e arranque mãos-livres, câmara traseira HD, sensores de estacionamento traseiros, projetores e luzes LED, jantes de liga leve de 19'', PEUGEOT i-Cockpit® com dois ecrãs digitais de 10'', sistema de informação conectado PEUGEOT i-Connect®.

Os 5008 GT possuem uma pintura bicolor com um tejadilho preto e estofos em Alcantara. Principais equipamentos de série, para além dos da versão Allure: jantes de liga leve de 20", projetores Pixel LED, sensores de estacionamento dianteiros, porta da bagageira elétrica, bancos dianteiros e volante aquecidos, carregador de smartphone por indução, iluminação ambiente personalizável, PEUGEOT Panoramic i-Cockpit® com ecrã curvo de 21", i-Toggles personalizáveis, sistema de informação conectado PEUGEOT i-Connect® Advanced.

Apoiamos a Ucrânia