Novo Lancia Ypsilon

1 month atrás - 18 Março 2024, autonews
Novo Lancia Ypsilon
Estreia com a edição limitada Lancia Ypsilon Edizione Limitatata Cassina

Com a apresentação do novo Lancia Ypsilon, tem início a nova era da Lancia. O modelo faz a sua estreia como novo Lancia Ypsilon Edizione Limitatata Cassina, uma versão 100% elétrica, limitada e que representa a expressão máxima do design, do conforto e do bem-estar a bordo.  O habitáculo transforma-se numa autêntica "sala de estar Lancia", lembrando as acolhedoras casas de design italiano, caracterizada por um tom azul homogéneo que envolve os bancos com textura "Cannelloni", o painel de instrumentos e as inserções dos painéis das portas e do painel de instrumentos. O novo "tavolino" multifuncional Cassina, utilizado pela primeira vez no interior de um automóvel, oferece a possibilidade de carregar o smartphone. 

O novo Lancia Ypsilon é o melhor da sua classe no segmento Hatchback B Premium, graças às especificações mais completas da sua categoria: um grande ecrã de 10,25", o melhor sistema de ajuda ao estacionamento de série e o melhor sistema de iluminação exterior, em termos de tecnologia e alcance. É também o único modelo do segmento equipado de série com Condução Autónoma de Nível 2.

O novo Lancia Ypsilon é o primeiro automóvel de produção Stellantis dotado do sistema de infotainment S.A.L.A., uma interface virtual inteligente para uma experiência de condução confortável, em linha com a tecnologia sem esforço da Lancia.

O modelo tem a melhor autonomia da sua classe no segmento B Hatchback Premium, até 403* km em ciclo combinado WLTP, e demora menos de 10 minutos a recarregar o suficiente para percorrer 100 quilómetros.

O novo Lancia Ypsilon Edizione Limitatata Cassina consolida a ligação entre duas marcas de referência nos seus respetivos sectores: automóvel e design de interiores. Representa as etapas seguintes de um percurso iniciado com os interiores do concept car Lancia Pu+Ra HPE: as duas marcas estão ligadas por valores comuns, como a vocação para com a investigação e a inovação, o respeito pelo passado e pela tradição, bem como a atenção às questões ambientais.

Combinando tradição e inovação, em linha com a linguagem de design puro e radical da Marca, o novo Lancia Ypsilon Edizione Limitatata Cassina é o primeiro automóvel inspirado no mundo do mobiliário italiano. É o epítome do design, do conforto e do bem-estar a bordo.

O modelo reflete a máxima atenção a cada detalhe estilístico, desde a seleção dos materiais até à escolha das cores: o azul é utilizado como a tonalidade icónica da tradição Lancia, surgindo tanto no interior como no exterior do modelo.

Um suave veludo azul em fio 100% reciclado envolve os bancos com um padrão "cannelloni" e pespontos duplos, com esta mesma cor a surgir nos detalhes dos painéis das portas e do tablier, criando um espaço interior elegante e coordenado.

O azul Lancia também está presente na carroçaria única, elegante e contemporânea do modelo, fundindo-se com o preto das jantes de liga leve e com o seu revestimento escuro, resultando num impacto visual requintado e uniforme, sem cromados.

Outro dos grandes elementos marcantes do novo Lancia Ypsilon Edizione Limitatata Cassina é o "tavolino" multifuncional Cassina, um novo elemento de design concebido em plástico de base biológica, que enfatiza a experiência de fabrico da Marca. É o primeiro "tavolino" visto no interior de um automóvel, utilizado pela Lancia para criar um espaço acolhedor e hospitaleiro, em linha com os seus valores históricos. O habitáculo torna-se, assim, numa autêntica "sala de estar", para garantir o conforto típico das casas italianas: um espaço harmonioso e elegante.

O espírito, conforto e reinterpretação da tradição italianas estão entre os valores que guiaram as duas marcas neste percurso de colaboração, onde reinterpretar a tradição significa redesenhar a tradição Lancia recorrendo a materiais inovadores reciclados e recicláveis, como nos principais componentes da recriação de uma "sala de estar".  Um exemplo é a nova utilização de um material histórico e icónico como o "Panno" Lancia, agora com uma nova identidade através de um material contemporâneo: o veludo, utilizado nos assentos e respetivos encostos, com um padrão "cannelloni". A restante estrutura é feita de PVC reciclado. Os bancos elétricos, com massagem e aquecidos fazem deles verdadeiros cadeirões para maximizar o bem-estar no automóvel, algo também assegurado pelo grande conforto acústico.

Alimentado por um motor 100% elétrico, o modelo oferece uma autonomia de até 403* km no ciclo combinado WLTP, com carregamento rápido para aumentar o nível da bateria do automóvel de 20 para 80% em apenas 24 minutos, ou o suficiente para 100 quilómetros em 10 minutos. O novo Lancia Ypsilon é apoiado pelo Free2move Charge, um ecossistema completo e integrado a 360° que visa proporcionar um carregamento em permanência do automóvel e a gestão da energia, para satisfazer todas as necessidades dos clientes em casa ou na estrada.

O novo Lancia Ypsilon reinterpreta, com um toque moderno, a histórica grelha frontal, agora revisitada com três raios de luz. Destaca, ainda, o lettering Lancia de todos os futuros modelos, os icónicos farolins traseiros redondos em LED, inspirados no lendário Lancia Stratos, o inovador sistema de infotainment S.A.L.A. (Sound Air Light Augmentation), pilar da tecnologia sem esforço da Lancia, juntamente com a condução autónoma de Nível 2, para viajar para fora das cidades de uma forma mais segura e com uma experiência simplificada a bordo.

O novo Lancia Ypsilon é um automóvel citadino inteligente. O sistema de assistência ao estacionamento facilita a condução e as manobras em cidade, graças às câmaras e aos sensores dianteiros e traseiros que facilitam o estacionamento. 

Os dois ecrãs de 10,25" (cluster de instrumentação e rádio digital) apresentam, claramente, as informações ao condutor e podem ser personalizados em termos de disposição e cores. As especificações técnicas são completadas pelo sistema de entrada e arranque sem chave e, para aqueles que não conseguem afastar-se do seu dispositivo pessoal, um carregador de telemóvel sem fios e Bluetooth Android Auto/Apple CarPlay.

O novo Lancia Ypsilon representa a primeira etapa do renascimento da Marca, cuja estratégia de eletrificação, clara e ambiciosa, está em linha com o plano estratégico "Dare Forward" da Stellantis.

Nova linguagem de design para a carroçaria

O novo Lancia Ypsilon é o primeiro automóvel de produção a aplicar o Lancia Pu+Ra Design (denominação resulta da combinação de "puro" e "radical"), a inigualável linguagem de design Lancia destinada a perdurar no tempo. Enfatizando a combinação de tradição e inovação, o modelo traz a Marca para a nova era, utilizando um elementos atípicos para a indústria automóvel: os volumes são criados através da sobreposição de camadas sucessivas, adicionando e intersectando formas básicas e icónicas. A carroçaria apresenta as formas suaves, elegantes, puras e sensuais do Aurelia e do Flaminia, combinadas com as mais modernas expressões de radicalismo inspiradas na história desportiva da marca, encarnada pelos famosos Stratos e Delta, e na linguagem da arquitetura, do mobiliário e da moda.

A referência à alma mais brutal da Marca surge, claramente, na traseira do modelo, apresentando o maior sistema de iluminação do segmento em termos de tecnologia e extensão. O novo Lancia Ypsilon inclui os icónicos faróis redondos full-LED, recordando o inesquecível Lancia Stratos, um modelo lendário no mundo dos ralis. Os dois faróis contêm agora um novo elemento de design, a letra “Y”, síntese simbólica extrema disposta horizontalmente dentro das circunferências, enquadrando o novo lettering Lancia. O “Y” é realizado com um acabamento em aço inoxidável escovado, marcado pelo tipo de letra original inspirado numa das indústrias italianas mais importantes e mais ligadas à história da marca, a moda*.

Uma ligação ideal entre pureza e radicalismo, também enfatizada pelo lettering “Ypsilon” presente na traseira, caracteres "manuscritos" inspirados em modelos Lancia icónicos e históricos que simbolizavam a pureza, como o Fulvia, o Flavia e o Flaminia.

O novo lettering também está presente na frente em preto brilhante, inspirado no Lancia Beta Montecarlo. A inscrição “Lancia” destaca-se por cima de uma reinterpretação moderna da histórica grelha, o "cálice", levada para o futuro pelos três raios futuristas de luz LED que a tornam icónica, memorável e reconhecível à distância, tanto de dia como de noite. Esta dupla assinatura do "chalice lettering" deverá aparecer na frente dos três novos modelos da marca: um "cálice de luz" que abraça, virtualmente, o nome da Marca, sublinhando, claramente, a nova identidade da Lancia ao entrar na era elétrica.

Outra característica é o requinte do novo logótipo, um elemento “Progressive Classic” que marca a entrada da Marca na mobilidade elétrica, retrabalhando todos os elementos distintivos da marca histórica - o volante, a bandeira, o escudo, a lança e a inscrição - numa reinterpretação com um toque moderno para as impulsionar para o futuro. 

Tecnologia sem esforço para um automóvel citadino de topo de gama

O novo Lancia Ypsilon é um veículo citadino inteligente que se destaca no ambiente urbano pela sua facilidade de condução, maneabilidade e uma série de características topo-de-gama. De facto, o novo Lancia Ypsilon encarna a visão da marca em termos de tecnologia e infotainment. A tecnologia Lancia é de fácil utilização, sem esforço e intuitiva, para facilitar a experiência do cliente no automóvel, dando-lhe as boas-vindas e fazendo-o "sentir-se em casa", onde quer que se encontre.

O pilar deste conceito é o S.A.L.A., uma interface virtual e inteligente que inclui os parâmetros essenciais para criar uma experiência de condução confortável, no perfeito estilo Lancia. Em italiano e português, “SALA” significa "sala de estar", mas neste caso significa Sound Air Light Augmentation, um sistema de infotainment que reúne as funções de áudio, climatização e iluminação. O condutor e os passageiros podem assim ajustar o ambiente interior com o simples toque de um botão.

O sistema áudio do automóvel foi especialmente criado por um designer de som da Lancia. O sistema de ar condicionado está equipado com um filtro de alta eficiência que pode remover até 99% das partículas nocivas, para um habitáculo mais saudável e confortável. A iluminação pode ser totalmente personalizada através de um simples toque no ecrã, para criar uma atmosfera exclusiva em combinação com a função de iluminação ambiente.

O sistema S.A.L.A. significa que a "sala de estar" do novo Lancia Ypsilon pode adaptar-se ao estado de espírito do momento, alterando imediatamente a música, o ar e a luz no interior do habitáculo.

A experiência a bordo do novo Lancia Ypsilon torna-se ainda mais relaxante graças à sua vasta dotação de equipamento. Destacam-se o sistema de entrada e arranque sem chave e o sistema de assistência ao estacionamento, o melhor equipamento de série do segmento, composto por câmaras com visão a 180° e sensores dianteiros e traseiros para facilitar as manobras, e um ecrã duplo, o maior da categoria, com uma diagonal total de 20,5", e um cluster de instrumentos/rádio digital de 10,25", personalizável tanto em termos de layout como de cores.

A plataforma S.A.L.A. também conta com Bluetooth Apple CarPlay e Android Auto de série, um carregador de telemóvel sem fios e três entradas USB-C, para aqueles que não conseguem afastar-se do seu dispositivo pessoal. O sistema de infotainment é complementado pelo S.A.L.A. HUB, o assistente virtual que melhora a ligação entre o automóvel e o condutor, enfatizando a natureza de alta tecnologia do automóvel. 

Po último, para completar a experiência de condução, o novo Lancia Ypsilon é o único modelo do segmento com Condução Autónoma de Nível 2 de série, para viajar fora da cidade com maior segurança e simplificar a experiência de condução, para que os clientes Lancia possam desfrutar plenamente do ambiente do automóvel. A Condução Autónoma de Nível 2 ajusta automaticamente a velocidade de cruzeiro e a trajetória, utilizando o Cruise Control Adaptativo e o Sistema de Centragem na Faixa de Rodagem. A Condução Autónoma de Nível 2, que pode ser ativada entre os 30 e os 150 km/h, inclui o Assistente de Engarrafamento com a função Stop&Go, que permite reiniciar automaticamente o veículo quando preso no trânsito, para uma condução mais confortável.

Novo Lancia Ypsilon: o primeiro modelo da nova era da Marca

Na sua versão totalmente elétrica, o novo Lancia Ypsilon é o primeiro automóvel 100% elétrico da marca. O modelo representa a entrada na era da mobilidade elétrica, incorporando a sua visão em termos de autonomia, tempo de carregamento e eficiência para um desempenho líder de mercado.

Com uma unidade de potência de 156 cv/115 kW e uma bateria de 51 kWh, o que o torna o melhor da sua classe no segmento B Hatchback Premium, o novo Ypsilon apresenta uma autonomia de até 403* km em ciclo combinado WLTP, com carregamento rápido em 24 minutos (de 20% a 80%) ou suficiente para percorrer 100 quilómetros em 10 minutos. O consumo situa-se entre os 14,3 e 14,6 kWh/100 km.

A estratégia de eletrificação clara e ambiciosa da Lancia inclui o lançamento de três novos modelos, um de dois em dois anos. O novo Lancia Ypsilon é lançado na versão BEV, alimentada por um grupo motopropulsor totalmente elétrico. Em conformidade com o plano estratégico "Dare Forward" da Stellantis, a partir de 2026, a Lancia lançará apenas modelos 100% elétricos.

Carregamento fácil, a qualquer hora e em qualquer lugar, cortesia da Free2move Charge

O novo Lancia Ypsilon é apoiado pelo Free2move Charge, um ecossistema completo e integrado a 360° para carregamento e gestão de energia personalizados, acessível a todos os clientes Lancia.

As soluções competitivas da Lancia simplificam o processo de carregamento em casa e na estrada, para uma melhor experiência a bordo de um veículo elétrico.

O Free2move Charge Home oferece aos clientes particulares apoio para a instalação, financiamento e garantia de sistemas de carregamento doméstico, bem como de outros equipamentos e serviços relacionados com a energia.

O Free2move Charge Go garante o acesso em qualquer lugar, a qualquer hora, à mais ampla e melhor mantida rede de pontos de carregamento públicos.

Esta estrutura modular permite que a promessa do Free2move Charge de e-ABC - “easy to Always Be Charged” ("é fácil Estar Sempre Carregado"), ganhe forma. Manter-se sempre totalmente carregado é fácil graças a um sistema integrado de hardware, software e serviços de carregamento que satisfazem todas as necessidades dos clientes de veículos elétricos, em qualquer lugar e a qualquer hora.

O sistema está também estruturado para compreender as necessidades dos utilizadores e otimizar a gestão global da energia, resultando num custo total de utilização mais baixo e maximizando os benefícios ambientais.

Novo Lancia Ypsilon: estilo e inovação para um novo público

O novo Lancia Ypsilon, a primeira proposta do Grupo Stellantis integrada no Segmento B Hatchback Premium, demonstra a concentração no conforto do cliente no habitáculo ainda mais espaçoso: o modelo é mais comprido, mais largo e está equipado com jantes de liga leve de 17", maiores do que as do Ypsilon anterior. Todas estas especificações conferem ao modelo uma conotação elegante e futurista.

O seu perfil está, também, orientado para o estilo e a inovação tecnológica, para a atenção às questões ambientais e para a sensibilidade às últimas tendências. O automóvel torna-se, assim, uma expressão dos próprios clientes, uma projeção elegante do estilo de vida urbano e ativo que adotam.

Apoiamos a Ucrânia