Modelo mais importante da gama da Kia em Portugal, representando cerca de 30% das vendas da marca, o Stonic conheceu uma profunda remodelação, quer no exterior, quer no interior. O SUV-B da marca sul-coreana cresceu 2,5 centímetros face ao seu antecessor, apresentando agora um comprimento total de 4,17 metros.
O novo Stonic também é facilmente reconhecível exteriormente ao adotar a filosofia de design “Opposites United” da Kia, designadamente a secção frontal com farolins LED “Star Map” verticais, assim como a grelha dianteira redesenhada, os pára-choques proeminentes. A traseira, por sua vez, é mais angulosa e adota farolins em formato de C. A Kia reivindica que a carroçaria da nova geração do Stonic partilha com a anterior apenas as portas laterais.
O interior foi igualmente revisto, destacando-se o volante multifunções, herdado do EV4 e EV6, o novo punho do seletor da transmissão e os dois ecrãs panorâmicos, com 11,1” e 12,2”, destinados ao quadro de instrumentos e ao sistema de informação e comunicação, respetivamente.
Drive e Tech
Para manter a carreira de sucesso no competitivo segmento SUV-B, o novo Stonic recebeu um equipamento de série bastante significativo. A versão de entrada Drive oferece conectividade Apple Car Play e Android Auto, jantes de liga leve de 16”, câmara traseira, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de luz, cruise control, portas de carregamento USB-C, luzes diurnas e de presença traseiras em LED e barras de tejadilho.
A versão de topo Tech acresce jantes de liga leve de 17”, iluminação full-LED, vidros traseiros escurecidos, banco do passageiro com ajuste em altura, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, ar condicionado automático, sensores de chuva e faróis de máximos automáticos. Neste nível de equipamento associado à caixa automática estão ainda disponíveis de série o travão de estacionamento elétrico e o seletor de modos de condução.
No capítulo mecânico, a única opção disponível é a motorização a gasolina 1.0 T-GDI, com turbocompressor e injeção direta, que desenvolve uma potência máxima entre as 4000 e as 6000 rpm, e um binário máximo de 172 Nm entre as 1500 e as 3500 rpm. O propulsor pode ser associado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma automatizada de dupla embraiagem de sete relações.
Assistência à condução
Para apoiar a condução, o Kia Stonic recebe um conjunto de avançados sistemas de assistência (ADAS), que recorre a uma rede de câmaras para monitorizar constantemente o ambiente circundante para ajudar a detetar potenciais perigos, aos mesmo tempo que inclui funcionalidades como o alerta de atenção do condutor (DAW), assistente de colisão frontal (FCA), assistente ao seguimento na via (LFA), assistente de manutenção na faixa de rodagem (LKA), assistente inteligente de limite de velocidade (ISLA), entre outras.
À semelhança de outros modelos da Kia, o Stonic beneficia de uma garantia de fábrica de sete anos ou 150 mil quilómetros.
Em termos de preços, a versão de entrada Drive está disponível, com campanha de lançamento, por 21 490 euros. A versão Tech, com caixa manual, é proposta por 23 490 euros, e com transmissão de dupla embraiagem por 25 490 euros.
Notícias Relacionadas