Kia Picanto GT Cup com excelentes corridas em Braga

19 Setembro 2018 - velocidades

Kia Picanto GT Cup com excelentes corridas em Braga

Circuito Vasco Sameiro colocou à prova pilotos do Troféu monomarca que veio apimentar o automobilismo nacional;

Concorrentes da categoria Júnior travaram duelos incríveis contra os adversários mais experientes da categoria Pro;
Lista de inscritos composta por 24 pilotos e 16 carros entusiasma organizadores e valida aposta feita pelos parceiros do projeto.
Foi um exemplo claro da emoção que caracteriza o automobilismo. Mas também das vantagens de um Troféu monomarca, assente numa fórmula de custos controlada e num exercício de paridade técnica que coloca em evidência o talento dos pilotos.

A qualificação realizada no sábado para a primeira corrida de domingo já tinha aberto o apetite do que poderia estar à espreita. E a verdade é que o programa que decorreu no domingo não desiludiu!

A correr em 'casa', o bracarense Hugo Araújo voltava a repetir a 'pole' obtida no dia anterior, novamente com forte oposição de Mariano Pires e Hugo Marcos, desta feita acompanhados pelos estreantes Orlando Batina e Marco Saraiva — dois nomes que trouxeram 'picante' a esta quarta jornada da competição.

No final, os treinos cronometrados para a segunda corrida voltaram a demonstrar a proximidade entre os concorrentes mais experientes da categoria Pro e os pilotos mais irreverentes da categoria Júnior. E embora a temperatura da pista estivesse mais fria, o ambiente manteve-se bem 'quente' – toada que viria a marcar o fim-de-semana desportivo.

IRREVERÊNCIA MARCOU CORRIDA 1

Saindo do 1º lugar da grelha, Hugo Araújo chegou à Curva 1 determinado em manter a posição. Procurou distanciar-se dos seus mais diretos adversários, mas ao fim de cinco voltas começou a sentir a pressão permanente do Júnior Mariano Pires. "O Mariano Pires estava muito rápido e tive dúvidas sobre se conseguiria manter-me na frente da corrida. Tentei ocupar o máximo de espaço possível na pista para evitar a ultrapassagem e, na parte final da corrida, num momento em que ele estava colado à minha traseira, aproveitei a confusão originada por uma situação de bandeiras amarelas para ganhar mais alguns décimos de segundo que acabaram por ser determinantes para o triunfo. Quero dar os parabéns ao Mariano, que estava mais rápido do que eu e tornou as coisas muito difíceis à geral", referiu o piloto apoiado pelo concessionário Cardan.

Melhor classificado da categoria Júnior e 2º da geral, Mariano Pires deu novamente provas da sua rapidez e maturidade ao volante, apesar dos 17 anos de idade: "Arranquei de 4º e subi uma posição logo no arranque, mas depois perdi algum tempo com o Rui Silva e o Hugo Marcos. Quando finalmente passei para segundo, aproveitando a confusão entre ambos, tentei ir buscar o Hugo Araújo, mas face à distância que nos separava achei que já não seria possível. Mantive a calma e vi que a cada passagem da reta da meta ia recuperando alguns décimos de segundo, o que me deu mais confiança, e acabámos as últimas três voltas da corrida colados, dando origem a uma luta muito interessante. No fim, optei por não arriscar a ultrapassagem para não colocar em causa o meu objetivo, que era vencer a Categoria Júnior", sublinhou o piloto de Ponte de Lima.

Um estreante no Troféu e no Circuito de Braga, Marco Saraiva acabou por ser um dos destaques do fim-de-semana. Saindo do 13º lugar, o seu número da sorte, o piloto realizou uma recuperação notável que lhe permitiu festejar a 2ª posição da categoria Pro e o 3º posto da geral. "Depois de colher confiança com o carro na qualificação, parti com sensações positivas para esta corrida e com a noção de que não ganha a prova na primeira curva, mas que é importante estar lá. Tentei manter-me próximo do grupo da frente e aproveitar as oportunidades. Diverti-me imenso e quero dar os parabéns à organização, desejando as maiores felicidades para este projeto da Kia Portugal. Espero voltar!", prometeu.

Também em grande plano, depois de cair para o último lugar após a investida falhada de Rui Silva, Hugo Marcos recuperou até ao 4º posto da geral e 3º da categoria Pro. Pontos importantes retirados a 'ferros' numa luta a três, travada com Lourenço Raposo de Magalhães e Rui Silva.

O primeiro fez parte de um grupo de quatro concorrentes (Guilherme dal Maso, Lourenço Raposo de Magalhães, João Santos e Francisco Esperto Jr.) que acabaram por ser forçados a partir do pitlane, depois de falharem a hora de saída para a pré-grelha. Já Rui Silva (2º da categoria Júnior) foi penalizado com um 'drive-through' devido ao comportamento intempestivo logo no início da corrida.

Atrás deste grupo, no 7º lugar da geral, Nuno Caetano tentou manter-se à margem da confusão, realizando uma prova sólida, mas não sem um susto provocado pelo jovem Orlando Batina. Terminou à frente do convidado da Kia  Portugal, o jornalista José Ribeiro, que elogiou "o divertimento e sensações ao volante" produzidas pelo Picanto, e de Francisco Esperto Jr., que classificou o fim-de-semana como uma "grande aprendizagem", até pelo infortúnio descrito acima.

Também em evolução constante, o 3º classificado da categoria Júnior, Guilherme dal Maso, revelou estar "muito satisfeito" com o seu desempenho, até porque continua focado em sentir-me o mais à vontade possível com o carro. Atrás dele terminou o estreante João Aguiar-Branco. Vítima da inexperiência, o 'rookie' não evitou a colisão em Francisco Marrão, hipotecando qualquer hipótese do piloto do carro nº 13 obter um bom resultado.

A fechar o pelotão terminaram Orlando Batina, que não evitou uma saída de estrada que lhe rompeu o tubo do intercooler, e Leonor Espinhal, que viu a sua prestação comprometida após a tentativa de ultrapassagem, falhada, por parte de João Santos. O piloto da Corvauto foi mesmo desclassificado desta corrida por conduta anti-desportiva e referiu, depois, que nunca conseguiu encontrar uma afinação que o deixasse "confortável" no traçado bracarense.

Uma nota final para o piloto da SGS Car, Nuno Madeira, que revelou um grande andamento ao longo de todo o fim-de-semana, mas viria a ser desclassificado da prova à conta de um incidente de corrida. A situação repetiu-se na segunda corrida do Kia Picanto GT Cup, mas isso não lhe retirou o sorriso do rosto. "Para quem vem do todo-o-terreno e não conhecia a pista, só posso estar satisfeito com o meu desempenho!", enalteceu.

JÚNIORES PRESSIONAM GUERREIROS DA PRO NA CORRIDA 2

Partindo novamente do 1º lugar da grelha, Hugo Araújo coroou um fim-de-semana de sonho no Vasco Sameiro. Duas poles, duas vitórias e alegria a dobrar perante o seu público, família, amigos e patrocinadores. A pressioná-lo esteve Mariano Pires, que não o largou durante esta quarta jornada do campeonato. Satisfação dupla para ambos, que mostraram grande fair-play em pista e dominaram as categorias em que se encontravam inscritos.

Melhorando uma posição na classificação da prova, Hugo Marcos (2º Pro) voltou a expressar a sua rapidez ao volante. Apesar do carro não estar perfeito devido às incidências da primeira corrida, sai "satisfeito" desta visita a Braga, não só com os pontos amealhados, mas também com a sensação de que fez "o possível".

Logo atrás terminou Henrique van Uden (3º Pro), "contente" com a sua prestação e com os cronos registados, sendo um dos mais rápidos no Vasco Sameiro.

Não muito distantes ficaram Miguel Abrantes, Orlando Batina (2º Júnior) e Duarte Botelho, que deram corpo a uma das lutas mais interessantes desta segunda corrida. A realizar a sua estreia no Kia Picanto GT Cup, o 'rookie' Batina mostrou-se encantado com o Troféu e revelou que irá participar nas restantes provas do campeonato para preparar a próxima temporada.

A participar na segunda prova do ano, Duarte Botelho aproveitou para sentir-se mais à vontade com o carro e garantiu ter-se divertido "imenso" numa corrida "bem animada".

Seguiram-se João Aguiar-Branco, (3º Júnior), outra das surpresas do fim-de-semana. Um novato nestas andanças, elogiou o cariz "formador" do Troféu e a forma como foi ganhando "confiança" ao volante. A comprová-lo está o facto de ter concluído esta segunda corrida no 8º posto da geral.

A fechar o top 10, João Santos e Francisco Esperto travaram uma luta interessante, sobretudo na parte inicial da corrida, com José Supico. Seguiram-se Afonso Vaz (12º) e o diretor-geral da Kia, João Seabra, que acabou por discutir a posição com Manuel Moura Teixeira.

Na cauda da classificação ficou a piloto Univex, Leonor Espinhal, que admitiu sensações "menos positivas" após o susto que apanhou na corrida 1. "A confiança não era a mesma e tentei apenas acumular quilómetros com o carro", afirmou.

Participando pela primeira vez esta época enquanto piloto do Kia Picanto GT Cup, João Seabra não escondeu o seu contentamento com esta experiência:

"Agora já posso dizer que sei o que sentem os pilotos do Kia Picanto GT Cup e o porquê de sorrirem tanto sempre que estão ao volante do carro! Sei que sou suspeito, mas é sem dúvida um pequeno grande carro de corridas que oferece um grande prazer de condução. Quero dar novamente os parabéns a todos os pilotos e agradecer-lhes o facto de se terem juntado a este projeto, contribuindo para corridas emocionantes como há muito não se via!"

O diretor-geral da Kia Portugal quis ainda deixar uma palavra de apreço aos novos Júniores do Troféu:

"Termos tido seis concorrentes da categoria Júnior a discutirem posições com os pilotos da Pro nesta prova é algo que nos deixa muitíssimo orgulhosos e quero, desde já, agradecer a confiança depositada pelo Orlando Batina e o João Aguiar-Branco — os mais recentes rostos do Kia Picanto GT Cup, a quem deixo votos de muito sucesso!".

Já Tiago Raposo Magalhães enalteceu o crescimento contínuo do Troféu, comprovado pela lista de pilotos e carros inscritos, e a proximidade de andamento entre todos:

"Após um fim-de-semana pleno em emoções fortes, saímos desta segunda visita a Braga satisfeitos com diversos fatores. Por um lado, a presença de 16 carros e 24 pilotos — um sinal do inequívoco interesse do Troféu e da aposta realizada. Depois, com o equilíbrio existente entre todos os participantes, comprovando, assim, a igualdade técnica que tínhamos definido desde o início".

Em jeito de conclusão, o responsável da CRM Motorsport salienta ainda a nova vaga de talentos que o Kia Picanto GT Cup tem conseguido atrair para o automobilismo em Portugal:

"Temos assistido a corridas de cortar a respiração em que são formados vários grupos de pilotos, com núcleos de cinco a seis concorrentes capazes de discutir posições no mesmo segundo. Mas também à bravura dos jovens, que se reveem nesta competição, e que, embora ainda tenham aspetos a limar, têm sido capazes de deixar em evidência o seu talento ao volante".

Após esta quarta jornada da competição, as emoções do Kia Picanto GT Cup regressam no fim-de-semana de 27 e 28 de Outubro, no Autódromo Internacional do Algarve — palco do Portimão Racing Weekend, num programa partilhado com o European Le Mans Series.

Classificação Corrida 1

1 – #99 Hugo Araújo, 13 voltas em 21m28.491s (1º Pro)
2 – #33 Mariano Pires, +0,858s (1º Júnior)
3 – #8 Marco Saraiva, +13.892s (2º Pro)
4 – #18 Hugo Marcos, +20.121s (3º Pro)
5 – #27 Lourenço R. Magalhães, +21.071s (4º Pro)
6 – #77 Rui Silva, +21.364s (2º Júnior)
7 – #55 Nuno Caetano, +32.833s (5º Pro)
8 – #7 José Ribeiro, +37.504s (GUEST)
9 – #15 Francisco Esperto Jr., +38.465s (6º Pro)
10 – #31 Guilherme Dal Maso, +41.018s (3º Júnior)
11 – #12 João Aguiar-Branco, +1:27.390s (4º Júnior)
12 – #13 Francisco Marrão, +1 Volta (7º Pro)
13 – #16 Orlando Batina, +2 Voltas (5º Júnior)
14 – #95 Leonor Espinhal, +3 Voltas (6º Júnior)

Volta mais rápida: Mariano Pires, 1m37.717s

Penalizado:

#12 João Aguiar-Branco (+30s)

Desqualificado:

#577 Nuno Madeira
#15 João Santos

Classificação Corrida 2

1 – #99 Hugo Araújo, 20m02.606s (1º Pro)
2 – #33 Mariano Pires, +0.951s (1º Júnior)
3 – #18 Hugo Marcos, +4.036s (2º Pro)
4 – #77 Henrique van Uden, +7.205s (3º Pro)
5 – #8 Miguel Abrantes, +14.276s (4º Pro)
6 – #16 Orlando Batina, +16.265s (2º Júnior)
7 – #31 Duarte Botelho, +17.616s (5º Pro)
8 – #12 João Aguiar-Branco, +20.186s (3º Júnior)
9 – #15 João Santos, +21.673s (6º Pro)
10 – #9 Francisco Esperto, +24.114s (7º Pro)
11 – #27 José Supico, +24.648s (8º Pro)
12 – #55 Afonso Vaz, +28.707s (9º Pro)
13 – #7 João Seabra, +29.744s (GUEST)
14 – #13 Manuel Moura Teixeira, +35.800s (10º Pro)
15 – #95 Leonor Espinhal, +40.665s (4º Júnior)

Volta mais rápida: Mariano Pires, 1m39.286s

Desqualificado:

16 – #577 Nuno Madeira

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de Valdevezaston martinauctionaudiAudi A3Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetrominiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanportagensPortoPortugalProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverrecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukitaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha