Leixões carrega navio gigante com 540 veículos da Stellantis

1 week, 3 days atrás - 24 Novembro 2025, turbo
Leixões carrega navio gigante com 540 veículos da Stellantis
O Porto de Leixões realizou uma operação inédita ao embarcar 540 veículos da Stellantis no navio MV Auto Energy, numa manobra pioneira a montante da Ponte Móvel, que demonstra a capacidade do porto para operações complexas e de elevado valor logístico.

A operação, totalmente assegurada por entidades portuguesas, marcou o envio de 551 viaturas produzidas em Mangualde e assinalou o início de um fluxo regular de 1.600 veículos por mês através do porto, reforçando-o como novo eixo estratégico da logística nacional da marca.

A manobra contou com o MV Auto Energy, navio de 182 metros de comprimento, 30 de boca, 40 metros de altura e capacidade para 4.000 automóveis. As suas dimensões exigiram um planeamento altamente rigoroso, com análises de batimetria, simulações de manobra e ajustamentos operacionais que garantiram elevados padrões de segurança.

Coordenação exemplar entre equipas portuárias
A operação foi viabilizada por uma coordenação exemplar entre as equipas da APDL — incluindo Coordenação de Operações, Pilotagem, Rebocadores e serviços técnicos — cujas intervenções permitiram executar com sucesso uma manobra considerada pioneira no contexto de Leixões.

Este avanço reforça a estratégia do porto de diversificar a sua oferta logística e de captar operações de elevado valor acrescentado. Ao integrar a Stellantis — um dos maiores grupos automóveis mundiais e responsável pela mais antiga fábrica automóvel em atividade contínua em Portugal — Leixões consolida-se como parceiro de referência para a indústria exportadora nacional.

A parceria, que envolve a APDL, o TCGL com as valências do Grupo ETE, a Navex e vários outros operadores, abre novas oportunidades de crescimento e de atração de cargas. Além disso, contribui para o desenvolvimento de soluções logísticas integradas para o setor automóvel e outros segmentos exigentes.

Para a Stellantis Mangualde, esta mudança representa um reforço da competitividade: parte significativa da produção das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot — modelos como Berlingo, Doblò, Combo, Partner e Rifter — passa agora a ser expedida por Leixões, reduzindo tempos logísticos e diversificando rotas de exportação.

A fábrica, um dos pilares industriais do país, assegura assim que a exportação continua a ser feita através de operadores nacionais, com impacto positivo na economia local e no cluster automóvel português. A Stellantis, através da Divisão Pro One, mantém 26,6% da produção automóvel nacional e lidera o mercado português de Veículos Comerciais Ligeiros — incluindo os 100% elétricos — reforçando o seu papel na transição energética e na modernização do setor.

Apoiamos a Ucrânia