Kia. Os quatro ases da gama PV5

1 week, 2 days atrás - 2 Abril 2025, turbo
Kia. Os quatro ases da gama PV5
A Kia regressa ao mercado dos comerciais com a gama elétrica PV5, de dimensões médias, e já revelou os primeiros quatro derivativos. A gama terá dois comprimentos de carroçaria, uma distância entre-eixos e duas alturas de tecto, permitindo disponibilizar furgões com volumes de carga até 5,1 m3. Chegada para outubro

Após a revelação do primeiro conceito no Consumer Electronic Show de Las Vegas de 2024 e dos primeiros protótipos no IAA Transportation, que decorreu em setembro do ano passado em Hannover, a Kia apresentou a versão final da gama PV5, que começa a ser produzida a partir de julho numa nova fábrica construída para o efeito na Coreia do Sul.

O PV5 é o primeiro membro da nova gama de veículos comerciais ligeiros elétricos PBV (Platform Beyond Vehicle), que deverá chegar ao nosso país em outubro deste ano, com um preço a partir de 35 mil euros.

A introdução do PV5 este ano, a que se seguirão o PV7 em 2027 e o PV9 em 2029, representa o regresso da Kia ao segmento dos comerciais na Europa. Até final do ano, a marca contará com uma rede especializada de vendas e assistência constituída por 600 pontos espalhados pelo Velho Continente, que, a curto prazo, deverá aumentar para os 800.

“O mercado europeu de veículos comerciais é muito forte, mas estivemos sempre à espera de uma oportunidade para entrar”, afirmou aos jornalistas o CEO da Kia, Ho Sung Song, durante a conferência de imprensa realizada na apresentação mundial em Tarragona (Espanha).

“Hoje assiste-se a uma evolução do mercado que procura um design mais apelativo e a oportunidade surgiu com a transição para a eletrificação. Baseado no novo modelo de produção flexível podemos fazer 11 modelos a partir de uma mesma plataforma. É um novo paradigma e constitui uma revolução no sistema,” sublinha o responsável da Kia. O objetivo de produção para a gama PBV é bastante ambicioso: 250 mil unidades em 2030.

Arquitetura E-GMP.S

A base do PV5 é uma evolução da arquitetura E-GMP (Eléctric-Global Modular Platform) utilizada por alguns veículos elétricos da Kia, como o EV3, que foi adaptada para ser aplicada em veículos comerciais, recebendo a designação E-GMP.S (Electric-Global Modular Platform for Service). Trata-se de uma plataforma dedicada que permite combinações flexíveis de vários tipos de carroçarias.

A linha motriz do PV5 inclui um motor elétrico que desenvolve uma potência de 120 kW (163 cv) e um binário de 250 Nm, e que pode ser associado a três opções de bateria: 43,3 kWh - disponível apenas no Cargo -, 51,5 kWh e 71,2 kWh. Esta última tem uma autonomia anunciada de até 400 quilómetros, podendo recuperar entre 10% a 80% da capacidade em cerca de 30 minutos. Relativamente às outras duas alternativas, a marca não divulgou quaisquer dados.

O PV5 incorpora a tecnologia de sistema de bateria “cell-to-pack”, que elimina a necessidade de módulos ao integrar diretamente as células no pack da bateria, o que se traduz numa melhoria da densidade energética.

O estilo exterior do derivativo Passenger mantém-se fiel à filosofia “Opposites United” da Kia, sendo caraterizado por um perfil geométrico sofisticado que sublinha o seu visual moderno e contemporâneo, oferecendo uma elevada visibilidade graças à ampla superfície vidrada, garantida por uma linha de cintura baixa. A área dos vidros é emoldurada por contornos em preto que contrastam com a cor da carroçaria.

A iluminação de assinatura e os detalhes em preto nos faróis principais elevam o apelo do PV5, enquanto a clara linha de separação no perfil realça a silhueta geométrica e contribui para uma estética mais robusta.

Na secção traseira, o PV5 Passenger realça o carácter moderno da gama PBV e acentua a sua funcionalidade. A linha recortada do pilar D estende-se até à traseira, reforçando a sensação de volumetria.

O PV5 possui uma porta traseira única e de abertura para cima, junto a um para-choques robusto, cujo design alinha com os cantos de proteção existentes na secção dianteira. A cor da carroçaria prolonga-se da lateral para a traseira, criando uma continuidade visual horizontal e unificada.

O derivativo PV5 Cargo mantém-se fiel ao conceito de design do PV5 Passenger, mas distingue-se deste ao apresentar um perfil mais quadrado para otimizar o espaço para acomodar mercadorias. As portas traseiras, por seu lado, são de batente, assegurando uma maior comodidade no acesso ao compartimento de carga.

O design da traseira complementa as linhas laterais elegantes, conferindo ao PV5 Cargo um aspeto sólido e moderno. Esta abordagem aumenta a capacidade de carga e cria uma sensação de maior espaço e abertura.

Para a gama PBV, os engenheiros da Kia desenvolveram um sistema flexível de carroçaria, que possibilita a montagem de componentes modulares, permitindo à marca disponibilizar modelos base, assim como várias versões como WAV (veículo acessível para cadeira de rodas) e transformações como Crew, caixa basculante lateral, contentor fechado, contentor frigorífico, Prime (versão de topo do Passenger) e autocaravana ligeira.

O Kia PV5 será proposto em dois comprimentos exteriores - 4,70 metros e 4,90 metros -, e uma distância entre-eixos, de 3,00 metros. Isto significa que se posiciona no superior dos furgões pequenos e no inferior dos médios.

A versão de chassis longo e tecto elevado oferece uma altura até 1,82 metros e um  volume útil de carga de até 5,1 m3. A altura de carga é de 41,9 centímetros. A capacidade de carga ainda não foi revelada, mas o furgão pode acomodar com facilidade uma europalete.

Os designers da Kia também procuram uma abordagem inovadora para o compartimento de carga do PV5 Cargo. A zona de carga possui um sistema de calhas no piso e no tecto para permitir a instalação de suportes para cabides ou assentos, os quais podem ser colocados ou retirados com facilidade. Esses acessórios vão ser disponibilizados como parte de um ecossistema PBV mais alargado, que também irá abranger soluções de software, incluindo de gestão de frotas.

Habitáculo minimalista

O interior do PV5 recorre a um conceito de caixa aberta que proporciona um espaço versátil e oferece uma gama inovadora de soluções inteligentes de arrumação. Este design maximiza a eficiência ao aproveitar o espaço com configurações minimalistas.

Todas as variantes possuem uma área de condução otimizada para as necessidades do utilizador. O design geométrico da cabina assegura uma utilização eficiente do espaço, enquanto a linha de cintura ultrabaixa proporciona uma ampla visibilidade. 

O habitáculo recebe dois ecrãs digitais, com 7” e 12,9” para a instrumentação e o infoentretimento, respetivamente, sendo que no último corre o sistema operativo Android Automotive da Google. Isso significa que vem com uma loja de “apps”, a partir da qual podem ser instaladas aplicações específicas para empresas. O acesso ao veículo é facilitado pela tecnologia Digital Key 2.0.

Anti-ID.Buzz

A gama PV5 conta igualmente com versões de passageiros que foram desenvolvidas para  disputar o segmento com o Volkswagen ID.Buzz. Além de um design apelativo, que não deixará ninguém indiferente, conta igualmente com um interior espaçoso e confortável, um portão basculante e várias opções de assentos. A plataforma “open source” foi concebida para facilitar a instalação de vários acessórios, melhorando a conveniência para o passageiro.

O PV5 Passenger recebe uma configuração de três filas de bancos que podem ser otimizados para receber bagagens ou material de campismo. Na configuração 2+3+0, a primeira e segunda filas são usadas para acomodar passageiros e a última para bagagens. No arranjo 1+2-+3, o espaço ao lado do condutor é usado como área de bagagem. 

As vendas do Kia PV5 vão arrancar na Coreia do Sul e na Europa no segundo semestre de 2025, estando previsto o alargamento a outros mercados em 2026. Os modelos de conversão deverão começar a ser fabricados sequencialmente entre 2025 e 2026.

Apoiamos a Ucrânia