KGM chega a Portugal. Modelo mais barato abaixo dos 26 mil euros

3 months atrás - 29 Julho 2024, razaoautomovel
KGM Musso
KGM Musso
A KGM está prestes a chegar a Portugal e logo com cinco modelos de uma vez só. Fique a conhecê-los, assim como os seus preços.

É oficial, há uma nova marca a chegar a Portugal e não vem da China. A KGM, marca sul-coreana, vai começar a ser comercializada já em agosto deste ano, pelas mãos da Astara.

A nova marca chega a Portugal com uma gama de cinco modelos, quatro deles SUV: Tivoli (B-SUV), Korando (C-SUV), Torres (C/D-SUV) e Rexton (D-SUV). Para além destes, a marca vai comercializar ainda a pick-up Musso.

Recorde que na origem da KGM, está a marca sul coreana Ssangyong, que chegou a ser comercializada em Portugal no passado. No início de 2023 entrou em insolvência e foi absorvida pelo KG Group.

Torres é o «ponta de lança»
Começando pela «estrela da companhia», o KGM Torres representa também a entrada da marca no mundo da eletrificação. Além de uma versão a gasolina, haverá uma 100% elétrica, chamada de Torres EVX.

O KGM Torres EVX é animado por um motor elétrico com 152 kW (207 cv) e 339 Nm de binário. Este é alimentado por uma bateria de 73,4 kWh, que permite uma autonomia máxima de 460 km em ciclo combinado (ciclo WLTP).

A bateria do EVX pode ser carregada através de corrente alternada (11 kW), demorando cerca de 7h45min para ir dos 0 aos 100% de carga. Ou, numa alternativa rápida, em corrente contínua DC (120 kW), permite carregar a bateria até aos 80% em apenas 37 minutos.

O Torres EVX vem com uma garantia de sete anos ou 150 mil quilómetros, mas a da bateria de tração, é de 10 anos ou um milhão de quilómetros.

Por sua vez, a versão só a gasolina consiste num motor com 1,5 l sobrealimentada (turbo), com 163 cv e 280 Nm de binário, acoplado a uma caixa manual ou automática (acresce 2500 euros), ambas de seis velocidades.

Enquanto a versão elétrica se encontra disponível com dois níveis de equipamento (K3 e K5), a versão a gasolina do Torres apenas está disponível com um nível de equipamento (K4).

SUV para todos os gostos
Abaixo do Torres temos o KGM Tivoli, que serve de degrau de acesso à gama da marca e, um segmento acima, o KGM Korando. Ambos surgem disponíveis apenas com uma motorização a gasolina — 1,5 l, turbo —, e um nível de equipamento (K3). Há, no entanto, diferentes patamares de potência e duas opções de transmissão.

Quando associado à caixa manual de seis relações, o 1.5 turbo no Tivoli debita 135 cv, enquanto no Korando a potência sobe para os 149 cv.

Quando associado à caixa automática, também com seis relações, o 1.5 turbo apresenta-se com 163 cv de potência, em ambos os modelos.

O KGM Rexton apresenta-se como o topo de gama da marca. Permite uma lotação máxima de até sete pessoas e chega a Portugal apenas com nível de equipamento mais alto (K5).

O SUV de grandes dimensões está disponível com um motor turbo Diesel, com 2,2 l, que entrega 202 cv de potência e 441 Nm de binário. Surge associado a apenas. uma caixa automática de oito relações.

Oferta generosa de equipamento
De série os quatro SUV vêm equipados — independentemente das versões — com ecrã multimédia e painel de instrumentos digital com 12,3”, ar condicionado automático bizona, jantes de 18”, cruise control, Apple CarPlay e Android Auto, sistema de navegação, e sistemas de assistência à condução já cumpridores das mais recentes normas europeias, entre outros.

O nível de equipamento K5 acrescenta ainda carregador sem fios para smartphone, jantes de 20”, teto de abrir, portão traseiro elétrico e câmara com visão 360º.

Para lazer ou para trabalho
Por último, mas não menos importante, temos a pick-up KGM Musso. Em Portugal vai estar apenas disponível com carroçaria de cabine dupla, em versões de lazer e trabalho.

Esta pick-up partilha o mesmo motor Diesel que o Rexton — 2,2 l e 202 cv —, mas aqui surge associado a uma caixa manual com seis rotações ou uma caixa automática com o mesmo número.

As versões de trabalho da Musso suportam até 1085 kg, sendo que comum a todas é o sistema Part-time 4WD, que conta com um diferencial autoblocante para ultrapassar situações de terreno mais exigentes.

Este modelo está disponível no nível de equipamento K3 para a versão de trabalho, e K5, destinado à versão de lazer. Mesmo no nível K3, temos dois ecrãs de 12,3″ (painel de instrumentos e infoentretenimento), jantes de liga leve de 17”, sensores de estacionamento traseiro, entre outros.

Já o nível de equipamento K5 conta com ar condicionado automático bizona, bancos aquecidos (dianteiros) e volante em pele e jantes de 18”.

Quanto custa?
O início de comercialização da KGM em Portugal é já no próximo dia 1 de agosto. 

Apoiamos a Ucrânia