Governo vai apoiar Autoeuropa para produzir o elétrico mais barato da VW

3 months, 1 week atrás - 21 Agosto 2025, razaoautomovel
Governo vai apoiar Autoeuropa para produzir o elétrico mais barato da VW
O ID.1, o elétrico mais barato da Volkswagen, será produzido em Palmela, na fábrica da Autoeuropa. O que está em causa.

Foi hoje assinada, na Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, a Declaração Conjunta de Intenções entre o Grupo Volkswagen e o governo português, em antecipação à produção do elétrico mais barato da Volkswagen em 2027, por agora conhecido como ID.1.

O acordo prevê um apoio estatal de 30 milhões de euros — o valor máximo permitido de auxílio de Estado, segundo o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

“Este investimento representa muito mais do que um investimento industrial. Ao longo de mais de três décadas a Autoeuropa tem sido mais do que um pilar da economia nacional”, afirmou o ministro. Thomas Hegel Gunther, presidente da Autoeuropa, classificou a ocasião como “verdadeiramente especial”.

A cerimónia contou ainda com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, que sublinhou a importância histórica da fábrica de Palmela. O chefe de Estado lembrou que o investimento começou com Cavaco Silva e que foi apoiado por sucessivos governos.

“Por uma vez houve uma estratégia nacional prosseguida ao longo de décadas.”

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa

Há mais novidades na Autoeuropa

Para além da assinatura da declaração, a cerimónia serviu também para inaugurar a nova Prensa XL, resultado de um investimento de 52,8 milhões de euros — saiba mais detalhes.

Foi igualmente assinalado o início da construção da nova nave de pintura, um projeto que deverá estar concluído até dezembro de 2027. O investimento nesta unidade, que incluirá também um novo forno elétrico, ascende a 270 milhões de euros.

Além disto tudo, a produção da segunda geração do Volkswagen T-Roc está iminente. O lançamento está previsto para o final deste ano, mas a revelação está a cerca de uma semana de distância. Um modelo que reforça o papel central da fábrica portuguesa na estratégia europeia do grupo alemão.

Apoiamos a Ucrânia