
O Governo está a ultimar uma nova fase de incentivos para a compra de veículos 100% elétricos, que deverá trazer um reforço financeiro muito significativo.
A informação, avançada originalmente pelo Negócios, confirma que o Executivo quer reativar o programa de “cheques” do Fundo Ambiental, depois de a primeira vaga ter esgotado em apenas alguns dias — abriram a 31 de março e esgotaram poucos dias depois. A única exceção foram as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e empresas.
Segundo o Negócios, a tutela já definiu a dotação global para esta nova ronda de 20 milhões de euros — um valor cerca de 50% superior ao da fase anterior —, faltando apenas estabelecer a data de abertura oficial das candidaturas.
Mais «cheques» mas valor por carro mantém-se
O montante permitirá aumentar o número de apoios disponíveis, mantendo o valor unitário atribuído a cada categoria: automóveis 100% elétricos, motas, bicicletas, trotinetas e também carregadores individuais. No caso dos automóveis esse valor é de 4000 euros para pessoas singulares e 5000 euros para Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
O novo programa deverá recuperar a dinâmica de procura, mas também volta a colocar pressão sobre o Fundo Ambiental, que ainda tem centenas de apoios atribuídos a aguardar pagamento.
Estes elétricos já estão disponíveis
Para já, falta apenas saber quando será publicado o novo aviso. Quem estiver a ponderar comprar um elétrico tem razões para ficar atento: os incentivos vão regressar.
Notícias Relacionadas