
Depois de vários anos com um ritmo de crescimento limitado, a rede de Superchargers da Tesla vai finalmente expandir-se de forma significativa em Portugal. A marca norte-americana já anunciou que irá aumentar o número de postos disponíveis nas localizações atuais e atualizar os carregadores já existentes.
Além disso, a Tesla também prevê a instalação de Superchargers em novas zonas de Portugal e, sobretudo, disponibilizar o carregamento a modelos de outras marcas. Como já acontece em diversos países europeus.
Nas localizações já existentes em Portugal, o número de carregadores vai aumentar. Além disso, os atuais serão substituídos pelos novos Tesla Supercharger V4, com mais potência de carregamento.
Estas são as novas localizações previstas:
Além destes locais, a Tesla está também a preparar a instalação de Superchargers em Cascais, Guimarães, Leça da Palmeira, Leiria, Portimão e na zona central de Lisboa, mas o número de postos previsto ainda não foi revelado. Para otimizar ainda mais a experiência do utilizador, a Tesla tem disponível uma página na qual será possível escolher novas localizações.
Porquê só agora?
Durante anos, o crescimento da rede de carregamento da Tesla em Portugal foi travado por limitações legais, como a obrigatoriedade de integração na plataforma Mobi.E. Este sistema centralizado impunha um modelo único pouco flexível, dificultando a expansão de operadores com sistemas próprios, como a Tesla.
Com o anúncio do novo Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica, em março do ano passado — e com a aprovação de um conjunto de diplomas pelo Conselho de Ministros no passado dia 31 de julho — esse entrave foi eliminado.
A legislação simplificou o licenciamento, removeu a obrigação de contrato prévio com fornecedores de energia e permitiu o carregamento com pagamento direto no momento, aproximando a experiência da dos postos de combustíveis tradicionais.
Outra mudança relevante é a obrigatoriedade de incluir métodos de pagamento eletrónicos (como QR codes ou cartões bancários) em postos com mais de 50 kW, bem como a apresentação clara do preço por kWh antes do carregamento. Estas medidas visam aumentar a transparência e facilitar a escolha por parte dos utilizadores.
Usados da Tesla
Estas alterações decorrem da aplicação do Regulamento Europeu AFIR (Alternative Fuels Infrastructure Regulation) n.º 2023/1804, que harmoniza diversas regras nos Estados-membros da UE.
Notícias Relacionadas